Entre as teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem que vigoram no cenário teórico da psicologia contemporânea, há uma que defende que todo conhecimento provém da experiência. Propõe como ideal de objetividade a utilização de uma metodologia experimental e rompe com o objeto tradicional da Psicologia, a alma, o espírito, a consciência, os fenômenos psíquicos. Essa teoria é a:
Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.
I É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.
II Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.
III Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.
Está correto apenas o que se afirma em:
A complexidade de fatores que permeiam a questão da formação continuada é bastante abrangente e está ligada ao desenvolvimento da escola, do ensino, do currículo e da profissão docente. Sobre o tema, leia as afirmativas.
I. O conhecimento profissional consolidado mediante a formação permanente apoia-se tanto na aquisição de conhecimentos teóricos e de competências de processamento da informação, análise e reflexão crítica em, sobre e durante a ação, o diagnóstico, a decisão racional, a avaliação de processos e a reformulação de projetos.
II. Os profissionais necessitam de chances para experimentar a observação, a modelagem, o treinamento, a instrução individual, a prática e o feedback, a fim de que tenham a possibilidade de desenvolver novas habilidades e de torná-las uma parte integrante de suas rotinas de sala de aula.
III. Uma inovação bem-sucedida implica aperfeiçoar habilidades técnicas e metodologias que estimulem conhecimentos e competências já desenvolvidas.
Está correto apenas o que se afirma em:
De acordo com Medel (2008, p.79), "O PPP procura construir a identidade da escola[ ... ]." Nesse sentido, o projeto político pedagógico (PPP) da escola é:
Em prática pedagógica fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, para a introdução de um novo assunto, recomenda-se a utilização de materiais introdutórios que sirvam de "ponte cognitiva" para a nova aprendizagem. De acordo com o autor, ao utilizar essa estratégia, se está trabalhando com:
Uma das premissas da teoria de Rogers para a educação é que o:
Ao se ter um aluno autista na classe regular é preciso alguns conhecimentos básicos sobre a forma de incluir esse aluno nas atividades. Alguns recursos são: I. focar no processo de aprendizagem desse aluno e não nos resultados. II. aplicar atividades que façam sentido. III. estar atento a carga afetiva do aluno para compreender o que tem funcionalidade para ele. IV. destacar o aluno dos demais, evitando a socialização. V. trabalhar com sobrecarga sensorial para acelerar sua autonomia. Quais assertivas estão corretas?
Educação é processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Na perspectiva da prática social, é correto afirmar que educação:
Sobre a importância das novas tecnologias para a aprendizagem ,leia as afirmativas a seguir.
I A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender-viver.
II A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes como à relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas.
III A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados, constituindo um risco à escola haja vista a perda de foco e de atenção produzida nos alunos.
Está correto apenas o que se afirma em:
A didática concretiza planos e credibiliza o trabalho docente, dando suporte para a consumação da cientificidade, deixando de ser algo aleatório, mas autêntico. Nesse sentido, vislumbrando expressar sua competência interpessoal, o professor deve:
No plano de ensino, ao traçar as estratégias de ação e de atividades que correspondam aos objetivos estipulados para a aprendizagem dos conteúdos, se está trabalhando o (a):
O estágio de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, em que a criança é capaz de compreender conservação de números, comprimento, massa, etc.; entender a lógica de classes e relações e desenvolver a reversibilidade do pensamento, chama-se estágio:
O educador, enquanto sujeito da práxis pedagógica, deve:
Nesta teoria, o adulto é considerado um homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. Nela o ensino é centrado no professor, enquanto o aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. As características apresentadas pertencem a que abordagem de ensino?
Para que um plano seja, definitivamente, um verdadeiro instrumento de ação, ao planejar ou orientar um planejamento, é preciso primar pela correspondência desse com a realidade em que será posto em prática. Assim, ao planejar, é essencial contemplar a dimensão da: