Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Entre as teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem que vigoram no cenário teórico da psicologia contemporânea, há uma que defende que todo conhecimento provém da experiência. Propõe como ideal de objetividade a utilização de uma metodologia experimental e rompe com o objeto tradicional da Psicologia, a alma, o espírito, a consciência, os fenômenos psíquicos. Essa teoria é a:

Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.

I É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.

II Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.

III Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.

Está correto apenas o que se afirma em:

A complexidade de fatores que permeiam a questão da formação continuada é bastante abrangente e está ligada ao desenvolvimento da escola, do ensino, do currículo e da profissão docente. Sobre o tema, leia as afirmativas.

I. O conhecimento profissional consolidado mediante a formação permanente apoia-se tanto na aquisição de conhecimentos teóricos e de competências de processamento da informação, análise e reflexão crítica em, sobre e durante a ação, o diagnóstico, a decisão racional, a avaliação de processos e a reformulação de projetos.

II. Os profissionais necessitam de chances para experimentar a observação, a modelagem, o treinamento, a instrução individual, a prática e o feedback, a fim de que tenham a possibilidade de desenvolver novas habilidades e de torná-las uma parte integrante de suas rotinas de sala de aula.

III. Uma inovação bem-sucedida implica aperfeiçoar habilidades técnicas e metodologias que estimulem conhecimentos e competências já desenvolvidas.

Está correto apenas o que se afirma em:

De acordo com Medel (2008, p.79), "O PPP procura construir a identidade da escola[ ... ]." Nesse sentido, o projeto político pedagógico (PPP) da escola é:

Em prática pedagógica fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, para a introdução de um novo assunto, recomenda-se a utilização de materiais introdutórios que sirvam de "ponte cognitiva" para a nova aprendizagem. De acordo com o autor, ao utilizar essa estratégia, se está trabalhando com:

Uma das premissas da teoria de Rogers para a educação é que o:

Ao se ter um aluno autista na classe regular é preciso alguns conhecimentos básicos sobre a forma de incluir esse aluno nas atividades. Alguns recursos são: I. focar no processo de aprendizagem desse aluno e não nos resultados. II. aplicar atividades que façam sentido. III. estar atento a carga afetiva do aluno para compreender o que tem funcionalidade para ele. IV. destacar o aluno dos demais, evitando a socialização. V. trabalhar com sobrecarga sensorial para acelerar sua autonomia. Quais assertivas estão corretas?

Educação é processo e prática social constituída e constituinte das relações sociais mais amplas. Na perspectiva da prática social, é correto afirmar que educação:

Sobre a importância das novas tecnologias para a aprendizagem ,leia as afirmativas a seguir.

I A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender-viver.

II A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes como à relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas.

III A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados, constituindo um risco à escola haja vista a perda de foco e de atenção produzida nos alunos.

Está correto apenas o que se afirma em:

A didática concretiza planos e credibiliza o trabalho docente, dando suporte para a consumação da cientificidade, deixando de ser algo aleatório, mas autêntico. Nesse sentido, vislumbrando expressar sua competência interpessoal, o professor deve:

No plano de ensino, ao traçar as estratégias de ação e de atividades que correspondam aos objetivos estipulados para a aprendizagem dos conteúdos, se está trabalhando o (a):

O estágio de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, em que a criança é capaz de compreender conservação de números, comprimento, massa, etc.; entender a lógica de classes e relações e desenvolver a reversibilidade do pensamento, chama-se estágio:

O educador, enquanto sujeito da práxis pedagógica, deve:

Para que um plano seja, definitivamente, um verdadeiro instrumento de ação, ao planejar ou orientar um planejamento, é preciso primar pela correspondência desse com a realidade em que será posto em prática. Assim, ao planejar, é essencial contemplar a dimensão da:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282