Diferente de Piaget, Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre através da:
Luckesi (2011, p.73), afirma que "A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais[ .. .]" A corrente de pensamento liberal na educação difunde a ideia de:
Como um planejamento histórico e contextualizado de todas as ações da escola, o PP- Projeto Político-Pedagógico - "envolve etapas que se complementam e que são interligadas, realimentando todo o processo." Essas etapas são, respectivamente:
Tomando como princípio a concepção construtivista de aprendizagem e sua relação com os conteúdos, deve-se planejar intervenções educativas que:
De acordo com Medel (2008, p.82), "Além de definir a escola que se quer, é necessária uma apresentação de ações que possibilitem mudar [ ... ] é necessário construir o plano de ação." O plano de ação:
Observe a reflexão de Paulo Freire (1996, p.30-31): "[ ... ] Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido." Nesse contexto, para o autor, ensinar exige:
Dentre as etapas para elaborar um plano de formação continuada na escola, o supervisor escolar precisa, em um primeiro momento:
Com o objetivo de desenvolver um acompanhamento responsável, ético e propositivo do processo educativo na escola, e visando uma educação emancipadora, o Conselho Escolar deve estar atento a alguns aspectos extremamente relevantes desse processo, compreendendo que:
1- O projeto de educação que a escola vai desenvolver, dando sentido às suas ações, deve ser discutido, deliberado e seguido portados.
2- O sentido de pluralidade nas relações sociais da escola, com respeito às diferenças existentes entre os sujeitos sociais, deve ser a marca do processo educativo.
3- A unidade do trabalho escolar deve ser garantida utilizando-se o Projeto Político-Pedagógico da escola como instrumento para impedir a fragmentação das ações.
4- O sentido de qualidade na educação não pode ser uma simples transposição deste conceito do mundo empresarial para a escola, isto é, na educação, esse sentido necessita estar referenciado no social e não no mercado.
5- A aprendizagem é decorrente da construção individual do conhecimento e se basta à transmissão de informações.
Estão corretos apenas os itens:
O artigo 214 da Constituição Federal de 1988 afirma que a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à:
Há uma etapa, precedente ao diagnóstico, no início do processo de construção do projeto político pedagógico (PPP), em que se reflete sobre questões como, por exemplo, a identificação da missão da escola, ou seja, sua finalidade dentro do contexto histórico, social e político a qual está inserida. Esta etapa denomina-se marco:
Segundo a teoria de ensino de Bruner, é importante que o aluno tenha a oportunidade de ver o mesmo assunto mais de uma vez, abordado em níveis de profundidade diferentes e através de várias representações. É o que o autor chama de:
Referente a organização do sistema educacional brasileiro: I. A educação escolar compõe-se da educação básica e educação superior. II. O ensino fundamental compreende o atendimento da criança de 0 a 14 anos. III. Os Estados são responsáveis por oferecer, de forma prioritária, o ensino fundamental. IV. Cabe a União a coleta, análise e disseminação de informações sobre a educação. V. Compete ao município oferecer educação infantil em creches e pré-escolas. Está correto que se afirma em:
De acordo com o movimento histórico da ação do supervisor escolar no contexto brasileiro, esse, passa de uma função de controle e inspeção, para o exercício mais amplo e ativo através de uma ação pedagógica de: