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Folha de respostas:

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A Lei de Diretrizes e Bases, Lei n° 9.394/1996, em seu artigo 4° enfatiza que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

1 Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
2 Educação Infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.
3 acesso público e gratuito aos Ensinos Fundamental e Médio para todos os que não os concluíram na idade própria.
4 oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.
5 oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.
6 vaga na escola pública de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 3 (três) anos de idade.

Estão corretos apenas os itens:

A Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep/MEC) que tem como objetivo:

Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, entre outras, as seguintes diretrizes:

1 difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
2 promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas formais.
3 consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento.
4 orientação para o trabalho.

Estão corretos apenas os itens:

A formação docente é um processo pedagógico, que deve acontecer de forma a levar o professor a agir de maneira competente no processo de ensino. A identidade do professor pode ser possibilitada por alguns fatores relacionados a seguir.

1 significação social da profissão.
2 revisão constante dos significados sociais da profissão.
3 refutação de práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas (resistentes a inovações).
4 significação conferida pelo professor à atividade docente no seu cotidiano (a visão de mundo do professor).

Estão corretos apenas os fatores:

A produção de imagens é um dos mecanismos educativos presentes nas instâncias socioculturais e, sendo assim, as imagens não cumprem apenas a função de informar ou ilustrar, mas também de educar e produzir conhecimento. Portanto, a partir dessa compreensão da pedagogia da imagem, podemos argumentar que ler criticamente implica aprender a apreciar, decodificar e interpretar as imagens, levando à:

Segundo o filósofo austríaco Ernst Fischer, "a arte é tão necessária pelo seu potencial de mudar o mundo ao incitar a ação reflexiva quanto pelo seu potencial! de mudar o homem ao incitar a imaginação emocional". Sendo assim, a arte é essencialmente coletiva. Ainda que possa ser uma expressão individual, essa expressão se torna arte a partir:

Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é um parque arqueológico, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade e é assim reconhecido oficialmente desde 2002. É um conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do Parque. Essas representações gráficas abordavam:

Na evolução do teatro brasileiro, foi com o Teatro de Arena, em 1953, que surgiu realmente uma nova estética teatral, através de um Seminário de Dramaturgia, que lançou inúmeros autores novos como Vianninha, Roberto Freire, Guarnieri, Benedito Rui Barbosa, Chico de Assis, entre outros, e de um Laboratório de Interpretação, que trabalhava as características brasileiras dos personagens na cena e:

As diferentes possibilidades do emprego conotativo das palavras constituem um amplo conjunto de recursos expressivos a que se dá o nome de figuras de linguagem. Neste sentido, assinale a alternativa em que se emprega expressão com sentido diferente do usual, baseado em relação implícita entre dois elementos, atribuindo-lhe nova identidade.

0 Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação. Esses conceitos são denominados:

A formação inicial e continuada de profissionais para a Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiada em:

A capacidade de conceber, operacionalizar, fazer opção no conjunto de valores, de conhecimentos que constituem, para o conjunto de pessoas envolvidas, a dialética entre o horizonte e o "aqui e agora" é a dimensão denominada Planejamento:

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos, a saber:

0 processo de ensino pelo qual a matéria (conteúdos, conhecimentos sobre determinado fato, acontecimento ou fenômeno natural) é estudada no seu relacionamento com fatos sociais a ela conexos é denominado:

Quando se trabalha com a ideia de que os alunos possam ter a oportunidade de reconstruir, de refletir sobre o processo vivido, e de divulgar os aspectos de sua aprendizagem que consideram mais relevantes, um projeto de trabalho em Arte se apresenta, assim, como uma transição da informação e das experiências de aprendizagem ao conhecimento sobre o mundo e sobre cada um. Essa trajetória, depois que se inicia, se estende para além da escola, transformando-se em maneiras de ser e de estar no mundo. Uma trajetória na qual a Arte ocupa um lugar relevante, como:

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