Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:
Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:
As evidências científicas demonstram que características do ambiente estão associadas com a prática de Atividade Física. Analise a(s) característica(s) associada(s) positivamente: I- Densidade de destinos. II- Facilidade de acesso. III- Número de intersecções de ruas. Assim sendo, é/são correta(s):
Considere o desenvolvimento da Atividade: “Verdadeiro ou falso” Descrição: a atividade consiste em fazer com que as crianças respondam às afirmações feitas pelo/a professor/a. Os/as alunos/as poderão utilizar movimentos para dizer se a afirmação é falsa ou verdadeira. Os movimentos poderão ser alternados, modificados de acordo com a criatividade do/a professor/a e das sugestões dos/as alunos/as. Considerando-se HF para Habilidade Física, HP para Habilidade Pessoal e HT para Habilidade Técnica: - Desenvolver o aprendizado com ludicidade. - Realizar a sequência de movimentos de forma coordenada. - Corrigir eventuais erros de compreensão. Estabelece-se, assim, as seguintes habilidades:
Ao que compete às características do sistema ATP-CP, é correto afirmar:
O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estima que foram pescadas 7.000 toneladas de tainha em Santa Catarina no ano passado, na pesca artesanal e industrial. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:
Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:
“O comportamento sedentário é reconhecido como uma questão de saúde pública e está relacionada com efeitos deletérios para a saúde” (RIBEIRO, 2018). Frente ao exposto, é correto afirmar:
Considerando-se Resistência, Diferenciação Cinestésica, Força, Equilíbrio e Orientação espacial. Pontue, respectivamente, 1, para Competências motoras condicionais, e 2, para Competências motoras coordenativas. A sequência correta é encontrada em:
Em relação à amplitude de movimento funcional:
Ao que compete ao desenvolvimento motor, é correto afirmar:
A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:
Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: