Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:
Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:
Analise as alternativas abaixo e assinale a correta a respeito do que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), sobre as finalidades da educação básica:
Analise as alternativas abaixo e identifique o modo como são entendidos os processos de alfabetização e letramento nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012): I- Os processos de alfabetização e letramento não devem ser compreendidos de forma dissociada. II- A criança entra no mundo da escrita simultaneamente pelos dois processos: alfabetização e letramento. III- Alfabetização e letramento não são processos independentes, mas interdependentes e indissociáveis. IV- O letramento diz respeito à aquisição do sistema convencional de escrita. V- Dissociar alfabetização e letramento é necessário para garantir que os dois processos aconteçam com sucesso. Assinale a alternativa correta:
Analise as alternativas abaixo e identifique a opção correta sobre o que é determinado pelas Diretrizes Curricu-lares Nacionais (2013), a respeito do que deve ser assegurado às crianças de 6 (seis) anos ao ingressarem no Ensino Fundamental:
O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estima que foram pescadas 7.000 toneladas de tainha em Santa Catarina no ano passado, na pesca artesanal e industrial. A esse respeito, assinale a alternativa correta:
Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:
Assinale a alternativa que indica uma atribuição comum ao Professor, ao Educador e ao Coordenador Pedagó-gico:
Nas Diretrizes Curriculares do Município de Blumenau (2012), o ensino de Arte proposto está baseado na arte como forma de comunicação e expressão e em três eixos norteadores. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos corretamente:
A respeito da concepção de avaliação da aprendizagem presente nas Diretrizes Curriculares Municipais (2012), analise as opções abaixo e identifique a opção correta:
A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:
Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:
É responsabilidade e atribuição do Professor efetuar registros burocráticos pedagógicos. Nesse caso, cabe-lhe preencher em formulários específicos dados acerca de: I- Conteúdos e atividades ministradas. II- Frequência do aluno. III- Ocorrências diversas. IV- Notas. Está correto o que se afirma em:
A respeito da Educação Especial no Brasil, é correto afirmar: I- A Educação Especial é uma modalidade de ensino transversal a todas as etapas e outras modalidades, como parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. II- Os sistemas de ensino devem matricular todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do de-senvolvimento e altas habilidades/superdotação, cabendo às escolas organizar-se para seu atendimento, garantindo as condições para uma educação de qualidade para todos, devendo considerar suas necessida-des educacionais específicas, pautando-se em princípios éticos, políticos e estéticos. III- As pessoas com deficiência podem ter acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, e ao ensino médio, considerando as possibilidades de acessibilidade e adaptação do espaço físico. IV- As pessoas com deficiência devem receber o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação. Assinale a alternativa correta: