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Uma proposta aprovada pela Comissão Especial da Câmara Federal fez com que instituições como o Inca, Fiocruz, Ministério Público Federal (MPF), Ibama, Anvisa, entre outras, publicassem notas públicas contra o projeto. O alvo das críticas das instituições é:

Foram assustadores os números que refletem a violência no trânsito no segundo final de semana do mês de julho, em Santa Catarina. Em um período de 16 horas,13 pessoas morreram nas rodovias federais e estaduais, não havendo concentração em determinada área do Estado. Um dos acidentes envolveu cinco carros, resul-tando em três mortes e quatro feridos, na rodovia que passa pelo município de Ilhota, Vale do Itajaí. Isso posto, assinale a alternativa que identifica a rodovia, também conhecida como Jorge Lacerda:

A Lei de Diretrizes e Bases / LDBEN, n° 9394/96, define a educação infantil como primeira etapa da educação básica que tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. O reconheci-mento da educação infantil fez com que se pensasse um currículo adequado atendendo a um novo olhar sobre essa etapa da educação. Analise as afirmativas sobre o que o O Currículo na educação infantil deverá conside-rar: I- A problematização de conceitos que emergem dos saberes oriundos das práticas e vivências das crianças. II- Somente os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. III- As interações, as brincadeiras, a linguagem. IV- A integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, es-tética e sociocultural das crianças. V- O planejamento elaborado pela direção, professores, especialistas e comunidade, considerando que a edu-cação infantil é essencialmente um espaço recreativo. Assinale a alternativa correta:

As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) foram elaboradas com conceitos-chave extraídos dos textos produzidos pelas Unidades Educacionais e de Apoio. Esses conceitos serviram de fio condutor para a ressignificação curricular, fundamentando a construção dos textos das concepções epistemológicas. Analise cada conceito-chave relacionando-o adequadamente e indicando a seguir a sequência correta:

A sequência correta é:

O trabalho pedagógico se materializa por meio de ações como o planejamento da escola em geral e do currículo, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDU-CAÇÃO BÁSICA, 2013). De acordo com Franco (2015), as lógicas de ensinar e de aprender não são lineares, nem paralelas, isso é, são lógicas que se embatem que se contradizem e que se fundem em alguns momentos. Para a autora, os processos de concretização das tentativas de ensinar-aprender ocorrem por meio das práticas pedagógicas. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

O Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) estima que foram pescadas 7.000 toneladas de tainha em Santa Catarina no ano passado, na pesca artesanal e industrial. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

Analise os casos abaixo em que os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar e identifique o(s) correto(s): I- Casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. II- Casos de reiteração de faltas injustificadas, esgotados os recursos escolares. III- Qualquer caso de repetência escolar. IV- Evasão escolar, desde que esgotados os recursos escolares. Assinale a alternativa correta que indica os casos que deverão ser comunicados ao Conselho Tutelar:

Como forma de assegurar que as escolas desempenhem sua função: qualidade social na educação pública e se o direito de aprendizagem está sendo garantido como direito individual, a avaliação nas Diretrizes Curricula-res Municipais (2012) considera as dimensões da avaliação, definidas no Art. 46 da Resolução CNE/CEB Nº 04/2010: I- Avaliação da aprendizagem; II- avaliação institucional interna e externa; III- avaliação de redes de educação básica. De acordo com as dimensões apresentadas, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- A avaliação institucional interna é a instância na qual somente o professor é avaliado. No Projeto Político- Pedagógico, são estabelecidos os indicadores que serão avaliados, como as ações a serem articuladas, voltadas para o compromisso constante, como a melhoria da qualidade social da educação. II- A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta pedagógica que possibilita um olhar diferenciado sobre o processo de ensinar e aprender, considerando-se os protagonistas (o educando e o educador). III- As avaliações de rede e as do sistema escolar são realizadas periodicamente e promovidas por órgãos externos à instituição, com o objetivo central de sinalizar a qualidade social da educação oferecida ao pú-blico-alvo. IV- Participam da avaliação institucional todos os atores que compõem a comunidade escolar, e, por conse-guinte, construtores do Projeto Político-Pedagógico. Assinale a alternativa correta:

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), promove avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade. São realizadas periodicamente, e a escola, mediante a classificação obtida, analisa o resultado alcançado e replaneja o Projeto Politico-Pedagógico, com ações voltadas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e da instituição como um todo.

Relacione as colunas e identifique a sequência correta:

A sequência correta é:

Como um instrumento orientador da organização das atividades cotidianas das instituições de Educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam um conjunto de princípios que devem orientar o trabalho nessas instituições, são eles: Princípios éticos, políticos e estéticos. Cada princípio possui formas de operacionalização. Analise associando as colunas:

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima pra baixo:

O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, 2013). Deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e a ordem democrática, bem como considerar as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento de ensino. Conforme as Diretrizes, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

As responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico frente ao Projeto Político-Pedagógico - PPP são definidas no Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007. Em razão disso, cabe ao Orientador Pedagógico:

A Pontuação é assunto de extrema relevância na Língua Portuguesa, pois auxilia na mensagem que o texto deseja passar, evitando ambiguidades, por exemplo. Sobre a pontuação, mais precisamente o uso da vírgula, analise as afirmativas a seguir: I- A vírgula pode ser utilizada para separar explicações que estão no meio da frase. Exemplo: João, o aluno que não fez a prova, esteve na escola hoje. II- A vírgula não pode ser utilizada para separar orações independentes. Exemplo: Eu iria à festa mas fiquei indisposta. III- A vírgula pode ser utilizada para separar o lugar, o tempo ou o modo, que vier no início da frase. Exemplo: De um modo geral, os alunos da quinta série estão com boas notas. Agora, assinale a opção correta:

Os Gêneros do Discurso são elementos fundamentais no processo de produção textual, pois eles são os res-ponsáveis pelas formas que estes assumem, entre outras funções. Podemos afirmar que toda manifestação verbal se organiza de acordo com algum gênero. Sobre os Gêneros do discurso, analise as afirmativas a seguir: I- A proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar. II- Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas linguísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa. III- Os gêneros são formas de enunciados, produzidas historicamente, que se estão disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras…), romance, anún-cio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, entre outros. IV- Saber identificar/selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer as suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Sendo assim, quanto mais se sabe sobre um gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz. Agora, assinale a alternativa correta:

Assinale a alternativa que indica o propósito da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência:

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