Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 22 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q732846

Analise abaixo as responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico relacionadas aos documentos que tramitam no estabelecimento de ensino e identifique a(s) ação(ões) correta(s): I- Assegurar a autenticidade. II- Guardar e preservar. III- Assegurar sigilo. IV- Compartilhar com a comunidade escolar. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732834

Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Carregando...
Q732839

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.

II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.

III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.

IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.

V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.

Carregando...
Q732593

À luz da Lei N. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise os princípios abaixo e marque V, para os devem nortear o ensino ministrado, e F, para os que não devem: ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. ( ) Consideração com a diversidade étnico-racial. ( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Carregando...
Q732841

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico. São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

I- Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

II- Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

III- Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

IV- Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de inter-venção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.

V- Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732840

A Formação continuada deverá estar articulada com o projeto maior que contemple o professor como profissional e a escola como espaço de formação. Partindo do pressuposto de que a formação continuada tem por objeto o desenvolvimento do professor, é necessário e fundamental considerar as reais necessidades do professor. Segundo NÓVOA (2002), "A produção de práticas educativas eficazes só surge de uma reflexão da experiência pessoal partilhada entre os colegas”. Em relação à formação continuada, analise as afirmativas abaixo e ident-fique a(s) correta(s): I- As formações são espaços de reciclagem e auxiliam somente no aumento da carga horária e ascensão na carreira do magistério. II- A formação continuada é um trabalho de interpretação da realidade escolar em todos os seus âmbitos. A escola é o contexto de trabalho do professor e nesse local ele expressa seus saberes e suas necessidades. III- As formações são especificas ocorrendo no início de cada ano letivo e partindo da necessidade da direção da escola em conjunto com a comunidade escolar. IV- A formação continuada nada mais é do que um aprimoramento, que resulta na melhoria do desempenho na atuação direta com o aluno em sala de aula. V- A formação continuada é somente necessária para se ter acesso a novas técnicas, conteúdos e formas diferenciadas de trabalho. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732833

A educação especial, de acordo com a LDBEN, n° 9394/96, em seu artigo 58, é uma modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Para garantir a inclusão, de acordo com as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012), várias ações são necessárias, entre elas: atendimento educacional especializado, articulação ao atendimento das necessidades educacionais, orientações às escolas, formações e parcerias intersetoriais. Em relação à educação especial, relacione as co-lunas indicando a seguir a sequência correta:

A sequência correta é:

Carregando...
Q732845

Vasconcellos (2002) entende que o projeto político-pedagógico, construído participativamente, é um grande instrumento para a escola superar o isolamento, a histórica prática individualista e, portanto, a fragmentação do trabalho no seu interior. Libâneo (2003) compreende a participação como o principal meio de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento de todos os integrantes da escola no processo de tomada de decisões. Para ambos, a participação proporciona conhecimento dos objetivos e das metas da escola, sua estrutura organizacional e suas relações com a comunidade, possibilitando um clima de trabalho favorável e a maior aproximação entre todos. Analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que:

Carregando...
Q732838

Em Blumenau, a taxa de evasão escolar da rede municipal de ensino vem reduzindo sistematicamente nos últimos anos e, atualmente, está em 0,54%. Para diminuir ainda mais a evasão, a Secretaria de Educação irá atuar com ações direcionadas às escolas com mais casos de abandono, como formação continuada e monito-ramento.

Fonte:https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-educacao/semed/evasaao-escolar-ae-tema-de-conferaancia-promovida-pela-educaacaao2. . Acesso em 20 de junho de 2018.

Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

I- Uma das ações da SEMED de Blumenau é a utilização do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) que visa garantir a permanência na escola de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, para que concluam todas as etapas da Educação Básica. II- O APOIA trabalha em rede. Cada parte responsável (Escola, Conselho Tutelar e Ministério Público) assume o compromisso de trazer o aluno de volta à sala de aula.

III- Os objetivos do APOIA são: promover o regresso de crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos à escola, para que concluam a educação básica; atuar preventivamente para garantir a permanência dos alunos na escola; melhorar a qualidade de ensino, aperfeiçoando políticas públicas voltadas à educação.

IV- Em Blumenau, somente a rede estadual de ensino utiliza o Programa de Combate à evasão escolar (APOIA).

V- Blumenau possui o maior índice de evasão escolar no estado de Santa Catarina.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732844

O trabalho pedagógico se materializa por meio de ações como o planejamento da escola em geral e do currículo, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDU-CAÇÃO BÁSICA, 2013). De acordo com Franco (2015), as lógicas de ensinar e de aprender não são lineares, nem paralelas, isso é, são lógicas que se embatem que se contradizem e que se fundem em alguns momentos. Para a autora, os processos de concretização das tentativas de ensinar-aprender ocorrem por meio das práticas pedagógicas. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

Carregando...
Q732837

As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica de Blumenau (2012) foram elaboradas com conceitos-chave extraídos dos textos produzidos pelas Unidades Educacionais e de Apoio. Esses conceitos serviram de fio condutor para a ressignificação curricular, fundamentando a construção dos textos das concepções epistemológicas. Analise cada conceito-chave relacionando-o adequadamente e indicando a seguir a sequência correta:

A sequência correta é:

Carregando...
Q732832

A Lei de Diretrizes e Bases / LDBEN, n° 9394/96, define a educação infantil como primeira etapa da educação básica que tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade. O reconheci-mento da educação infantil fez com que se pensasse um currículo adequado atendendo a um novo olhar sobre essa etapa da educação. Analise as afirmativas sobre o que o O Currículo na educação infantil deverá conside-rar: I- A problematização de conceitos que emergem dos saberes oriundos das práticas e vivências das crianças. II- Somente os conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. III- As interações, as brincadeiras, a linguagem. IV- A integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, es-tética e sociocultural das crianças. V- O planejamento elaborado pela direção, professores, especialistas e comunidade, considerando que a edu-cação infantil é essencialmente um espaço recreativo. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732829

Como forma de assegurar que as escolas desempenhem sua função: qualidade social na educação pública e se o direito de aprendizagem está sendo garantido como direito individual, a avaliação nas Diretrizes Curricula-res Municipais (2012) considera as dimensões da avaliação, definidas no Art. 46 da Resolução CNE/CEB Nº 04/2010: I- Avaliação da aprendizagem; II- avaliação institucional interna e externa; III- avaliação de redes de educação básica. De acordo com as dimensões apresentadas, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): I- A avaliação institucional interna é a instância na qual somente o professor é avaliado. No Projeto Político- Pedagógico, são estabelecidos os indicadores que serão avaliados, como as ações a serem articuladas, voltadas para o compromisso constante, como a melhoria da qualidade social da educação. II- A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta pedagógica que possibilita um olhar diferenciado sobre o processo de ensinar e aprender, considerando-se os protagonistas (o educando e o educador). III- As avaliações de rede e as do sistema escolar são realizadas periodicamente e promovidas por órgãos externos à instituição, com o objetivo central de sinalizar a qualidade social da educação oferecida ao pú-blico-alvo. IV- Participam da avaliação institucional todos os atores que compõem a comunidade escolar, e, por conse-guinte, construtores do Projeto Político-Pedagógico. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q732836

Como um instrumento orientador da organização das atividades cotidianas das instituições de Educação infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam um conjunto de princípios que devem orientar o trabalho nessas instituições, são eles: Princípios éticos, políticos e estéticos. Cada princípio possui formas de operacionalização. Analise associando as colunas:

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação, de cima pra baixo:

Carregando...
Q732843

O currículo é o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção e a socialização de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais dos estudantes (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, 2013). Deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e a ordem democrática, bem como considerar as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento de ensino. Conforme as Diretrizes, a organização do tempo curricular deve ser construída em função das peculiaridades de seu meio e das características próprias dos seus estudantes. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) B
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282