Assinale a alternativa que NÃO pode completar as lacunas pontilhadas das linhas 34 e 39, respectivamente, sob pena de acarretar erro gramatical e incoerência.
Assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas em relação às considerações feitas sobre termos da seguinte frase do texto.
“Temos de ser gratos aos pioneiros por não usarem nada de plástico", pensei pouco tempo atrás, no trem que me levava até Plymouth, na costa sul da Inglaterra. (l. 10 e 11)
( ) Temos/pensei – verbos cujos sujeitos são ocultos.
( ) gratos – predicativo do sujeito.
( ) aos pioneiros – complemento nominal.
( ) nada de plástico – complemento verbal.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa em que o seguinte fragmento do texto, que tem verbos na voz passiva, apresenta a correta versão na voz ativa.
A maior parte do lixo [...] é descartada em terra e nas margens dos rios, sobretudo na Ásia. Só depois tais resíduos são carregados, pelo vento e pela água, até o oceano.
Em julho do corrente ano, no México, ocorreu o encontro entre os chefes de estados dos dois principais blocos econômicos da América Latina. Esses blocos são:
Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:
Os princípios orçamentários são linhas norteadoras que visam estabelecer regras básicas com o intuito de fornecer transparência, racionalidade e eficiência aos processos de elaboração, execução, avaliação e controle do orçamento público (MOTA, 2009). Tais princípios devem ser vistos como preceitos fundamentais que orientam a correta, justa e efetiva ação dos gestores públicos em termos de arrecadação e alocação dos recursos orçamentários. O princípio da universalidade orienta que:
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 07, 16, 17 e 26.
Assinale a alternativa INCORRETA acerca do que se afirma sobre duas ocorrências do vocábulo COMO (l. 13 e 23).
Assinale a alternativa que apresenta os sinônimos mais adequados para afetadas (l. 32), crepitantes (l. 38) e iminente (l. 40), respectivamente, segundo o contexto em que esses vocábulos aparecem.
Uma unidade de atendimento clínico especializado atendeu 512 pessoas no período de 10 horas. Sabendo que 36 pessoas não receberam atendimento de especialista em oftalmologia e não receberam atendimento de especialista em cardiologia, mas 212 pessoas receberam atendimento somente de especialista em cardiologia e 82 pessoas receberam atendimento de especialista em cardiologia e oftalmologia, conclui-se que o número de pessoas que recebeu somente atendimento de especialista em oftalmologia é:
Em seu primeiro ano de mandato, em 2017, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomou uma série de iniciativas polêmicas, dentre elas, retirou-se do Acordo de Paris, que estabelece:
A imagem abaixo é o registro do encontro histórico, ocorrido em abril passado, entre os líderes da:
No estudo do gerenciamento de projetos, destaca-se um tema de grande relevância, conhecido como análise de grupo de processos de projetos, que se constituem em atividades e tarefas inter-relacionadas e executadas em busca de resultados definidos. Dentre esses processos, inclui-se o grupo planejamento que, entre outros assuntos, engloba:
A Lei de Acesso a Informação – LAI (nº 12.527/2011) trata-se de uma importante iniciativa do Governo que tem o objetivo de aprimorar a transparência da Gestão Pública no Brasil. Essa Lei dispõe que é dever do Estado garantir o acesso à informação, mediante procedimentos objetivos e ágeis e em linguagem de fácil compreensão. Qual a alternativa INCORRETA?
Considere o que se afirma sobre as seguintes ideias presentes no texto:
I. A autora introduz o assunto a partir de uma situação hipotética a fim de ilustrar a capacidade de o plástico conservar-se na natureza – no caso, no mar.
II. A despeito de o plástico ser um produto relativamente recente, seus malefícios ao meio ambiente, sobretudo ao ambiente marinho, já são enormes, principalmente por causa de seu descarte incorreto.
III. Há quem compare os danos causados pelo acúmulo de plástico nos oceanos às consequências resultantes das mudanças climáticas, mas a autora não concorda com isso.
IV. É possível que o próprio homem já esteja ingerindo, sob a forma de alimento, o plástico descartado que virou lixo no mar. Quais encontram respaldo no texto?