Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q174225

A Constituição Federal de 1988 define no Título VII Capítulo III a política agrícola e fundiária e da reforma agrária para o país. Sobre os artigos desse capítulo são feitas as afirmativas abaixo:

I. Compete à União desapropriar, por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel que não esteja cumprindo sua função social, incluindo a pequena e média propriedade, assim definida em lei, mesmo que seu proprietário não possua outra propriedade.

II. As operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária são sujeitas aos impostos federais, estaduais e municipais.

III. A função social é cumprida quando a propriedade rural atende, entre outros aspectos, segundo critérios e graus de exigências estabelecidos em lei, a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis e a preservação do meio ambiente.

IV. A destinação de terras públicas e devolutas não precisa ser compatibilizada com a política agrícola, mas sim com o plano de reforma agrária.

Sobre as afirmativas acima, pode-se dizer que somente:

Carregando...
Q174244

Na avaliação de investimentos, o quociente entre o valor presente dos fluxos de caixa e o investimento inicial é definido como:

Carregando...
Q174251

No Balanço Patrimonial da Contabilidade Pública, previsto no art. 105 da Lei 4.320/64, o item que compreende as dívidas fundadas que dependam de autorização legislativa para amortização denomina-se:

Carregando...
Q174256

Nos procedimentos de licitação, existe um princípio que afirma que todos os licitantes devem ser tratados igualmente, em termos de direitos e obrigações, devendo a Administração, em suas decisões, pautar-se por critérios objetivos. Este é o princípio da:

Carregando...
Q174218

Considera-se que Reforma Agrária é o conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento da produtividade. Com base na Lei 4.504, de 30/11/64, que dispõe sobre o Estatuto da Terra, regula os direitos e obrigações concernentes aos bens imóveis rurais, para os fins de execução da Reforma Agrária, são feitas as definições abaixo:



I. Imóvel Rural: prédio rústico, de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destina à exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada.



II. Propriedade Familiar: imóvel rural que, indiretamente explorado por uma família, lhes absorva toda a força de trabalho, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico, sem área máxima fixada para cada região e tipo de exploração, e nunca trabalho com a ajuda de terceiros.



III. Minifúndio: imóvel rural de área e possibilidades superiores às da propriedade familiar.



IV. Parceleiro: aquele que venha a adquirir lotes ou parcelas em área destinada à Reforma Agrária ou à colonização pública ou privada.



Das definições acima, estão corretas apenas:

Carregando...
Q174240

Quando o montante do Investimento Operacional em Giro for negativo, pode-se inferir que ele representa uma:

Carregando...
Q174245

Na moderna gestão logística, é fundamental estabelecer critérios e padrões de desempenho para que se possam monitorar os processos e buscar a melhoria da qualidade. Quando o gestor estabelece indicadores de performance relativos às metas para a data de entrega de pedidos de cliente, ele está utilizando a estrutura de:

Carregando...
Q174252

No fluxo de materiais ao longo da cadeia de suprimentos, a tendência de ocorrer um efeito de multiplicação da demanda, à medida que os pedidos vão sendo passados dos varejistas para os atacadistas e destes para os fabricantes, é conhecida como efeito:

Carregando...
Q174239

Na gestão financeira de curto prazo, o montante obtido a partir da diferença entre o ativo errático e o passivo errático é denominado:

Carregando...
Q174241

Na gestão financeira de curto prazo, o montante da Necessidade de Capital de Giro (NCG) é obtido a partir da seguinte expressão:

Carregando...
Q174246

Em uma Cadeia de Suprimentos, algumas empresas situadas mais próximas do consumidor final costumam adotar a filosofia Just in Time (JIT). Pode-se dizer que o JIT, em termos de Cadeia de Suprimentos, constitui um sistema:

Carregando...
Q174242

A parcela do risco de uma carteira que é possível eliminar- se por intermédio da diversificação é denominada risco:

Carregando...
Q174247

A critério do ordenador de despesas e sob sua inteira responsabilidade, quando um servidor necessitar de recursos para realizar despesas em viagens a serviço, é possível empregar:

Carregando...
Q174254

A falência, a insolvência civil, a dissolução da sociedade ou falecimento do contratado e, ainda, a alteração social que prejudique a execução de um contrato administrativo permitem que a Administração Pública pratique a:

Carregando...
Q174224

Diversas são as questões sociais rurais presentes na sociedade brasileira. Uma dessas questões está relacionada às comunidades quilombolas. De acordo com o Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal de 1988:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889