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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime. 

Assim, o assessor de imprensa deve

A escolha estratégica e tática das ferramentas de comunicação em um planejamento de marketing é de suma importância. Imagine agora que é necessário apresentar um novo produto lançado por uma empresa. Desse modo, o marketing definiu as ferramentas responsáveis pela promoção e as dividiu em três grupos: principais, complementares e inovadoras. Dentre os grupos, definiu respectivamente: marketing direto, folhetos, marketing viral.

A partir dos objetivos a serem atingidos, os critérios para escolha estratégica e tática das ferramentas citadas acima devem observar:

Determinada fonte de informação concedeu entrevista de rotina cujo resultado final contribuiu para subsidiar uma reportagem.  O jornalista decupou a referida fala e depois selecionou duas sonoras, sendo a primeira mais relevante do que a segunda. De qualquer forma, o redator julgou que não se justificava iniciar a matéria com qualquer uma das falas. A estruturação da matéria pode ser representada por elementos alfanuméricos em que: 

L1 = lead; 
L2 = sublead; 
E1 = primeiro entretítulo ou cabeça de sonora; 
E2 = segundo entretítulo ou cabeça de sonora; 
D1 = primeira documentação; 
D2 = segunda documentação. 

Tendo como base a situação acima descrita, os elementos no formato de pirâmide invertida são dispostos de acordo com a 
expressão alfanumérica:

Um estagiário foi contratado para ser o responsável técnico pela execução da primeira etapa de realização do clipping eletrônico de uma organização. A tarefa consistirá em efetuar o acompanhamento diário de temas que envolvam direta e indiretamente a organização. Desse modo, o estagiário vai navegar na Internet para verificar o que foi publicado em sites informativos. A partir daí, espera-se dele um trabalho de seleção 
do material que vai compor o clipping eletrônico com uso de aplicativo que permita recorte de formato livre, captura de telas de página inteira, captura retangular e salvamento. O estagiário está utilizando sistema operacional Windows 10 ou superior e sabe que existe uma ferramenta nativa que permite cumprir o 
objetivo.

O aplicativo que vai auxiliar nessa etapa de produção do clippingeletrônico é conhecido como:

Com o propósito de hierarquizar dados para posterior montagem de espelho de programação, foram estabelecidos quatro indexadores, elencados a seguir em ordem alfabética: editoria; lead flash; retranca; tags (5 palavras). 

Quanto ao nível de detalhamento de informações, os indexadores são organizados em ordem crescente, a saber:

Se aceitarmos a hipótese de que o repórter capta realidades selecionadas na apuração do acontecimento, o texto final apresentará fragmentos do real. A objetividade e a imparcialidade são diretrizes da atividade jornalística, mas, ainda que o repórter traga o registro objetivo, o fato veiculado será uma versão do real. 


De acordo com a premissa da fragmentação informativa, a notícia é:

Imagine que determinada assessoria de instituição pública brasileira resolveu veicular peças de comunicação única e exclusivamente em redes sociais. A decisão foi tomada partindo-se do pressuposto de que os usuários de mercados emergentes têm no aparelho celular sua primeira e única fonte de acesso (mobile first e mobile-only). No entanto, a proposta sofreu críticas e não foi adiante. 

Daí se infere que tais críticas se justificam na medida em que:

Em um trecho da comédia romântica “Um lugar chamado Notting Hill”, a personagem Anna Scott, interpretada por Julia Roberts, concede entrevistas à imprensa. Com o objetivo de atender ao maior número possível de solicitações bem como satisfazer o interesse do público-alvo de cada veículo, é estabelecido um tempo máximo de cinco minutos para cada um dos profissionais credenciados conversar a sós com a fonte. A prática, como demonstrada na cena do longa-metragem, possibilita aos repórteres a realização de modalidade de entrevista jornalística conhecida como:

Uma coletiva de imprensa havia sido convocada por uma associação esportiva, com o objetivo de apresentar resultados positivos em ações de marketing esportivo no ano anterior. No decorrer da prática, indagado a respeito de uma polêmica decisão, o dirigente daquela associação esportiva demonstrou desequilíbrio emocional e agiu de forma considerada rude pelos jornalistas presentes na coletiva de imprensa. Em um programa de media training, a escolha e capacitação de porta-vozes se desenvolve para que os assessorados possam compreender as demandas da imprensa e melhor interagir com jornalistas. Os requisitos básicos para que um profissional seja designado como porta-voz devem abarcar:

A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.

Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois:

Em um evento organizacional, será realizada uma sessão com três convidados. A sessão será transmitida em tempo real pelo canal da empresa organizadora via plataforma de rede social. Os convidados estarão sentados em sofás alinhados horizontalmente, a três metros de distância cada um. Objetiva-se uma captação com qualidade, ou seja, que as vozes dos três fiquem em primeiro plano, niveladas, com mínimo ruído de fundo e perfeitamente audíveis. 

Nesse caso, para atender ao objetivo traçado, a organização do evento deverá providenciar, de mesma marca e modelo, microfone:

A assessoria de comunicação do Ministério Público estadual decidiu emitir nota oficial a respeito de uma determinada questão. Tal decisão foi tomada para evitar desgaste da imagem institucional. O fato é que o caso repercutiu na imprensa e um posicionamento público se faz necessário. 

Esse tipo de nota caracteriza-se por:

O Decreto-Lei nº 83.284, de 13 de março de 1979, dispõe sobre o exercício da profissão de jornalista. O artigo 11 classifica as funções desempenhadas pelos jornalistas como:

“I - Redator: aquele que, além das incumbências de redação comum, tem o encargo de redigir editoriais, crônicas ou 
comentários;

II - Noticiarista: aquele que tem o encargo de redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação”

A partir do exposto acima, compreende-se o ofício do noticiarista como uma atividade de natureza técnica em que prevalece a enunciação “fiel” dos fatos nas “matérias de caráter informativo”. 

Já o redator se encarrega de gêneros jornalísticos que apresentam juízos de valor e que se notabilizam pelo uso de 
adjetivos, tópicos frasais e argumentação. Imaginemos que um jornal diário vai abordar um assunto de repercussão nacional e há a premente necessidade de expressar opinião própria a respeito.

Assim, o público-alvo da referida empresa jornalística poderá encontrar, em seção editorial específica, uma estrutura narrativa provida de apreciações ou comentários denominada:

A assessoria de comunicação de um órgão público decidiu realizar cobertura especial de uma efeméride institucional. Dessa forma, será impressa uma edição com matérias concernentes ao tema central.

Na primeira página da publicação, o recurso utilizado para coordenar várias matérias de um mesmo tema e que em geral tem de 10 a 15 linhas é conhecido como:

A preparação prévia para o enfrentamento de crises é condição sine qua non para evitar danos à imagem corporativa. Dessa maneira, o gabinete de Gerência de Crise precisa se planejar a fimde rastrear possíveis problemas em todas as fases de produção de um produto, por exemplo. Isso significa que, desde a cadeia de insumos até o consumidor final, tudo será checado. Apesar disso, crises de naturezas distintas possam surgir, e é necessário saber como proceder. Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois

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