Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 79 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

O livro “Como escrever bem", de William Zinsser, aponta como problemas de escritura: “Toda palavra que não tenha uma função, toda palavra longa que poderia ser substituída por uma palavra curta, todo advérbio que contenha o mesmo significado que já está contido no verbo, toda construção em voz passiva que deixe o leitor inseguro a respeito de quem está fazendo o quê...". (p. 19)

No pensamento do escritor inglês Hazlitt – Aqueles para quem a roupa é a parte mais importante da pessoa acabam, geralmente, por valer tanto quanto sua roupa – ocorre uma inadequação da escritura, que é:

Carregando...

Numa entrevista, (Veja, 7/3/2018), o ex-ministro da Justiça no governo FHC, Milton Seligman, respondeu à seguinte pergunta:

- Por que o termo “lobby" é associado a uma imagem negativa, uma atividade nebulosa?

- Ninguém gosta do termo “lobby", sobretudo quem atua na área. Nos Estados Unidos, por exemplo, havia uma poderosa organização chamada “Associação dos lobistas americanos", que trocou de nome para “Associação americana de relações governamentais".

O aspecto ausente desse pequeno texto é:

Carregando...

Todos os itens abaixo são períodos compostos por duas orações, separadas por um sinal de pontuação; o item em que a inclusão de um conectivo entre essas duas orações foi feita de forma adequada ao sentido original é:

Carregando...

Na Lei Orgânica da Saúde (LOS), a Saúde do Trabalhador é definida como “um conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como visa à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho".

Esse conjunto abrange a:

Carregando...

Gabriela é assistente social da Gerência de Recursos Humanos (RH) de uma empresa. Esta semana, o Gerente do setor convocou uma reunião com toda a equipe multiprofissional do setor, a fim de expor a seguinte situação: a funcionária Cláudia acabou de submeter-se a uma cirurgia de transgenitalização, requerendo a mudança de seu nome social para Cláudio nos seus documentos como empregado da empresa. A Gerência de RH opõe-se fortemente a esse procedimento, pois entende que uma mudança cirúrgica em nada altera o sexo de nascimento da funcionária.

Diante dessa situação, Gabriela deve:

Carregando...

Fernando trabalha em uma empresa como assistente social, participando de uma equipe multiprofissional. Na semana passada, essa equipe atendeu Simone, uma funcionária que se encontra com graves sequelas físicas decorrentes de um acidente de trabalho. A gerência do setor solicita um parecer social, que é escrito pelo médico da equipe.

Nessa situação, Fernando deve:

Carregando...

Para os autores vinculados à Teoria Crítico-Dialética, o trabalho possui uma contradição, posto que possibilita criar, mas também subordinar; libertar e escravizar; proporcionar qualidade de vida e adoecer. Assim, a Saúde do Trabalhador é a expressão concreta da exploração do capital sobre o trabalho. Nesse processo, o assistente social sempre foi requisitado para compor políticas e programas para a manutenção da força de trabalho, como, por exemplo:

I. Avaliação e monitoramento de acidentes de trabalho;

II. Educação e desenvolvimento de recursos humanos em saúde;

III. Higiene industrial.

Está correto o que está contido em:

Carregando...

Devido ao seu grande conhecimento sobre o ambiente empresarial, Rita é convidada a assessorar uma equipe de Serviço Social.

Ao interagir com a equipe assessorada, Rita explicita que trabalha a partir de uma visão horizontal do conhecimento produzido, ou seja, a:

Carregando...

Considerando a assertiva do texto 1, dentre os fenômenos que podem indicar o exaurimento das possibilidades civilizatórias da ordem capitalista, dois remetem à forma do enfrentamento da questão social.

São eles:

Carregando...

De acordo com Baptista (2015), o planejamento de projetos e programas sociais decorre da necessidade de uma ação sistemática sobre um objeto de intervenção, a fim de responder a pressões ou estímulos mais complexos que aqueles decorrentes do imediato da prática.

A partir dessa concepção, o planejamento é uma decisão:

Carregando...

O chamado “mundo do trabalho”, na atualidade, apresenta as seguintes configurações:

Carregando...

Observe a charge abaixo, publicada no momento da intervenção nas atividades de segurança do Rio de Janeiro, em março de 2018.

Há uma série de informações implícitas na charge; NÃO pode, no entanto, ser inferida da imagem e das frases a seguinte informação:

Carregando...

O texto 1 recebe o nome de Erros do passado; esse título se refere exclusivamente a:

Carregando...

Manuel contou um segredo para seis amigos. Cada um desses seis amigos ou repassou o segredo para outros seis amigos ou guardou o segredo e não contou para ninguém. Agora, além de Manuel, 18 pessoas sabem o segredo dele.

Dos seis amigos iniciais de Manuel, o número daqueles que guardaram o segredo é:

Carregando...

A média dos quatro maiores salários de uma determinada empresa é R$ 14.700,00. A média dos cinco maiores salários dessa mesma empresa é R$ 14.250,00.

O quinto maior salário dessa empresa é:

Carregando...
GABARITO:

  • 46) A
  • 47) A
  • 48) B
  • 49) B
  • 50) A
  • 51) C
  • 52) D
  • 53) B
  • 54) E
  • 55) A
  • 56) C
  • 57) D
  • 58) E
  • 59) D
  • 60) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282