Mariza e Cláudia, recém-concursadas, estão ansiosas em saber
como será a organização curricular da escola em que vão atuar e
querem saber o que deve ser ensinado aos seus futuros alunos.
Sobre o tema abordado no exemplo acima, analise as afirmativas
a seguir.
I.A previsão do que deve ser ensinado está previsto na base
comum nacional, uma vez que todas as escolas no país
devem ensinar os mesmos conteúdos.
II.A definição curricular deve levar em conta a definição da
escola como ambiente voltado ao conhecimento acadêmico.
III.A definição do que deve ser ensinado vai além da questão “o
que ensinar?", abrangendo também “para quem, como, com
quem e por que ensinar?".
Está correto o que se afirma em
Sobre o ensino religioso na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, de acordo com a legislação vigente, assinale a afirmativa correta.
Observe a imagem a seguir
A partir da imagem, é correto afirmar que a chamada “educação
bancária"
Nas unidades escolares da rede municipal de São Paulo, o atendimento aos educandos portadores de deficiência, com Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD ou com Altas Habilidades / Superdotação – AH/SD, deverá seguir a Portaria nº 1.185. A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) Deve ser estruturado um plano de Atendimento Educacional Especializado básico para atender a todos os alunos que necessitam de atendimento especial. ( ) Deve ser elaborado um Plano de Atendimento Educacional Especializado individual, que deverá ter um orientador de atendimento, independentemente da forma ofertada. ( ) Deve ser preparada uma versão reduzida do planejamento curricular da escola com o objetivo de atender esses educandos. As afirmativas são, respectivamente,
O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos. Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente os pressupostos das pesquisas contemporâneas em cultura visual.
As obras reproduzidas acima são representativas de um
importante movimento que mobilizou as artes plásticas no Rio de
Janeiro, em meados do século XX.
Esse movimento é identificado como
Paisagem sonora - corredor é uma instalação de Pedro Palhares
Fernandes, realizada na Cidade Universitária de São Paulo (2005-
2007), inspirada no conceito de paisagem sonora de R. M.
Schafer. O corredor sonoro é formado por canos de PVC
alinhados e suspensos em uma sequência determinada, de modo
a formar uma frase musical.
A respeito desta instalação, de acordo com as propostas do
musicólogo Schafer, assinale V para a afirmativa correta e F para
a falsa.
( ) O objeto dessa instalação sonora é o som do ambiente
expositivo, que resulta das diferentes combinações dos tubos
de PVC.
( ) A música é produzida pelo caminhar do ouvinte e somente
será ouvida se ele passar pelo corredor.
( ) O ritmo da música depende da velocidade com que o fruidor
atravessa o corredor.
As afirmativas são, respectivamente,
Para M. Schafer, “a música é uma organização de sons - ritmo, intensidade, melodia e timbre - com a intenção de ser ouvida”. As afirmativas a seguir indicam ações pedagógicas derivadas desse pressuposto, à exceção de uma. Assinale-a.
Em um exercício de percepção e análise de obras de arte, o
docente apresenta as imagens acima e orienta sua apreciação e
contextualização histórica.
Assinale a opção que identifica corretamente a linguagem da arte
brasileira que essas obras exemplificam.
Leia a manchete a seguir
Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte
princípio legal:
Felipe é professor de Física do 2º ano do Ensino Médio. Ele costuma acompanhar a aprendizagem de seus alunos por meio da participação nas aulas, dos exercícios realizados individual e coletivamente e dos trabalhos e provas que compõem a avaliação institucional da escola. O professor reconhece que a avaliação da aprendizagem no Ensino Médio, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, envolve, ainda, a seguinte dimensão:
Os estudos sobre a avaliação da educação básica no Brasil identificam três fases nas políticas de avaliação em larga escala. Sobre estas três fases, analise as afirmativas a seguir. I.A primeira fase enfatiza a avaliação com caráter diagnóstico da qualidade da educação ofertada no Brasil, sem atribuição de consequências diretas para as escolas e para o currículo. II.As avaliações de segunda fase geraram consequências simbólicas decorrentes da divulgação e da apropriação dos resultados das escolas pelos pais e pela sociedade. III.As avaliações de terceira fase servem de referência para políticas de responsabilização que contemplam sanções ou recompensas em decorrência dos resultados de alunos e escolas e envolvem mecanismos de remuneração em função de metas estabelecidas. Está correto que se afirma em
“O conhecimento do tema Atmosfera, por exemplo, na aula de determinado ano ou série, lecionado por meio de um método, registrado em um texto, desenvolvido rapidamente e avaliado com uma prova objetiva, por exemplo, não é um conhecimento que os estudantes têm sobre a Terra”. (Sacristan, 2013, p. 20) A esse respeito assinale a opção que apresenta um argumento do autor para a afirmativa em destaque.