A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma
técnica narrativa pautada na comunicação visual.
Com base na tira “Calvin e Haroldo", de Bill Watterson, assinale a
opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.
A avaliação da aprendizagem dos alunos é um processo complexo, sua prática no contexto escolar está relacionada às experiências, à fundamentação teórica, aos valores e às representações dos educadores. Fernandes e Freitas, no texto “Currículo e Avaliação”, apresentam alguns equívocos comuns entre os professores sobre o tema. Com base no fragmento acima, analise as afirmativas a seguir. I.Para evitar maiores índices de reprovação, o professor não deve atribuir nota ou conceito que reflitam o processo de ensino-aprendizagem. II.A avaliação da aprendizagem é inerente ao processo escolar e deve acontecer independentemente da organização da escola. III.O maior índice de reprovação, como resultado de avaliações mais rigorosas do processo ensino-aprendizagem, garante a qualidade do ensino. Segundo os autores citados, assinale a opção que apresenta os equívocos comuns entre os professores sobre o tema avaliação.
Observe a figura a seguir
O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",
organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,
apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de
currículo construída na Rede.
A partir da análise desse esquema é possível identificar três
conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.
Assinale a afirmativa que os apresenta.
Observe a imagem a seguir
A partir da imagem, registro de uma atividade realizada no Ensino
Fundamental, é correto afirmar
Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas.... A professora organiza a discussão, levando os alunos a levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto. Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o tema. De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de escolaridade em que se dá importância à participação dos alunos em seu processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no processo de aprendizagem. ( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em grupo. As afirmativas são, respectivamente,
As leis 11.645 e 10.639 incluíram no currículo oficial escolar a obrigatoriedade do estudo das Histórias e Culturas Indígenas. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir. I.Essas leis proporcionam às comunidades e povos indígenas a possibilidade de recuperar suas memórias históricas, reafirmar suas identidades étnicas e valorizar suas línguas e conhecimentos. II.Essas leis garantem às comunidades e povos indígenas o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas. III.Essas leis marcam a segregação dos povos indígenas que devem receber tratamento especial quanto à adaptação dos saberes da sociedade atual. Está correto o que se afirma em
A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi
Perspectivas contemporâneas em educação da cultura visual
incluem a moralidade cultural como um assunto importante para
a teoria e a prática da arte educação, especialmente as questões
ligadas às representações de gênero e sexualidades normativas e
não normativas, pois tais perspectivas permitem compreender e
reconhecer a construção, manutenção, circulação e inclusão de
gêneros e sexualidades.
À luz dessas perspectivas, o docente apresenta aos alunos a
imagem publicitária acima, informando-lhes que o anúncio
causou polêmica e foi alvo de crítica por seu caráter machista.
Em relação aos elementos visuais que podem ser destacados pela
análise da imagem para compreender a crítica por ela suscitada,
assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.
( ) O uso do photoshop para alongar exageradamente as pernas
da s consumidora s é uma modificação do corpo feminino que
provoca desconforto, por sugerir um modelo de corpo esguio
e magro univocamente repetido na mídia.
( ) O fato de se tratar de uma mulher que vai ao supermercado
foi recebido com muitas críticas, uma vez que essa é uma
atividade realizada pelas pessoas em geral, e sua
exclusividade reservada à população feminina é uma
discriminação de gênero.
( ) A ideia transmitida pela propaganda é a de que as lojas da
rede do supermercado s são próximas o suficiente para
serem alcançadas em poucos passos, de modo que qualquer
um pode fazê-lo.
As afirmativas são, respectivamente,
Um professor organiza um concurso fotográfico para incentivar
os alunos a reconhecerem as manifestações artísticas presentes
na cidade em que moram.
A imagem a seguir é uma das fotos trazidas pelos alunos.
As alternativas a seguir descrevem corretamente o debate
suscitado pela imagem a respeito das manifestações da arte
contemporânea e os espaços onde ela se realiza, à exceção de
uma. Assinale-a.
Relacione os elementos da paisagem sonoro-musical às suas
respectivas definições.
1.Amplitude.
2.Melodia.
3.Ritmo.
4.Timbre.
( ) Característica de um som que distingue um instrumento de
outro, na mesma frequência e intensidade.
( ) Variação de intensidade do som usada em música como um
recurso expressivo.
( ) Mudança de altura obtida pelo movimento do som por
diferentes frequências.
( ) Divisão do som em partes, regulares ou irregulares, articulada
durante o transcorrer do tempo.
Assinale a opção que inidca a relação correta, de cima para baixo.
Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem. No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são
Arquitetos modernos, como Alvar Aalto, Le Corbusier, Frank O.
Gehry e Mies Van Der Rohe, também se dedicaram ao design de
cadeiras, influenciados pelas diretrizes da Escola Bauhaus.
Assinale a opção que identifica corretamente o princípio que
norteia sua concepção formal.