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Analise a tira a seguir

Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

Leia o fragmento a seguir. “O modernismo no Ensino da Arte se desenvolveu sob a influência de John Dewey. Suas ideias muitas vezes erroneamente interpretadas ao longo do tempo nos chegaram filosoficamente bem informadas através do educador brasileiro Anísio Teixeira, principal personagem do Movimento Escola Nova na década de 30.De Dewey a Escola Nova tomou principalmente a ideia de arte como experiência consumatória. Identificou este conceito com a ideia de experiência final, erro cometido não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos, nas Progressive Schools. A experiência consumatória para Dewey permeia, ilumina toda a experiência, não é apenas seu estágio final.” (BARBOSA, Ana Mae. “Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pósmodernismo”. In: Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003.) Com base no fragmento, analise os trechos a seguir. I.“Uma experiência estética só pode compactar-se em um momento se chegar em um movimento excepcional que abarque em si todas as outras coisas (...). É a conversão da resistência e das tensões, de excitações que em si são tentações para a digressão, em direção a um desfecho inclusivo e gratificante”. II.“A arte pode desenvolver o eu como importante ingrediente da experiência. Como quase todos os distúrbios emocionais ou mentais estão vinculados à falta de autoconfiança, a estimulação da capacidade criadora da criança pode fornecer salvaguarda para tais distúrbios”. III.“Realizar e consumar são funções contínuas, e não meros fins localizados apenas em um lugar. O gravador, o pintor ou o escultor encontram-se no processo de completar algo a cada etapa de seu trabalho”. Assinale a opção que identifica corretamente os trechos que expressam a concepção deweyana de experiência em arte.

A visualidade no mundo contemporâneo é um processo

extremamente complexo, que mostra, cada vez mais, a

intertextualidade de diversas manifestações artísticas, ocupando

espaços que, há muito, extrapolam a moldura tradicional do que

se entende por “obra de arte" e invadem a cultura visual urbana.

imagem

O docente apresenta aos alunos as imagens acima para que eles

reflitam sobre o uso, na cultura visual do nosso século, de

referências artísticas brasileiras de meados do século XX. Com

relação ao tema da intertextualidade e da cultura visual

contemporânea presente nas imagens, analise as afirmativas a

seguir.

I.No poema e na propaganda, a semelhança entre os objetos

do campo visual viabiliza a transmissão da mensagem.

II.A imagem da propaganda evoca a tradição brasileira da

poesia concretista, na medida em que explora os recursos de

comunicação visual.

III.Em ambas as imagens, são explorados aspectos sonoros e

semânticos, mediante a analogia com o movimento.

Assinale:

A partir dos anos 1990, o espaço museológico, à luz da renovação teórico metodológica ocorrida na arte educação, passou a exercer uma nova função educativa. Assinale a opção que identifica corretamente essa função.

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Música

Assinale a afirmativa que descreve corretamente um dos objetivos pedagógicos da educação em arte musical, a partir das propostas de R. Murray Schafer e Marisa Fonterrada.

Provas: FGV - 2016 - SME - SP - Professor - Arte
Disciplina:

Arte

- Assuntos: Dança

"A criança humana não vive dentro do corpo como uma lesma em sua concha. O ser humano vive no mundo com seu corpo". Langeveld, apud MARQUES, Isabel, "Notas sobre o corpo e o ensino da dança". Caderno Pedagógico, Lajeado, 2011, p. 31. Isabel Marques lança um desafio para os professores de dança: educar “pessoas lesmas, corpos conchas” que eventualmente sabem dançar? Ou "educar cidadãos" que se apropriam da dança para fazer alguma diferença no corpo/mundo em que vivemos? Para a autora, a segunda opção pode ser realizada ao usarmos a dança/arte para educar corpos lúdicos, relacionais e críticos. A respeito da proposta de uma educação lúdica, relacional e crítica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A situação educacional lúdica está relacionada à capacidade de criar e transformar, pois brincar abre a possibilidade de desenvolver outro mundo e outro jeito de ser e de viver, de capacitar os corpos a criar suas danças. ( ) A dança é reflexo ou espelho da sociedade e, por isso, pode abrir espaços para que corpos se relacionem consigo mesmos, entre si e com o mundo, reproduzindo as relações estabelecidas em sociedade. ( ) Criticar é a possibilidade de se distanciar e, na dança, é a capacidade de criticar por meio de nossa expressão corporal, o que nos capacita a construir e desconstruir o mundo em que vivemos dançando. As afirmativas são, respectivamente,

Com o objetivo de desenvolver a capacidade de apreciação

artística, um docente organiza a visita ao Instituto Inhotim e leva

os alunos para o Pavilhão Sônico, obra que permite ouvir o som

do interior da Terra em tempo real. Localizado no topo de uma

colina, o pavilhão circular de vidro e aço funciona como caixa

acústica para os sons provenientes de um furo central de 202

metros de profundidade, ao longo do qual foram instalados

microfones que captam os sons internos da Terra.

Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que

escutamos é música? O que vimos é obra de arte?

A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale

V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua

fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a

emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo

uma reflexão sobre o que é música.

( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados

no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão,

criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma

vez iniciado, funciona por si mesma.

( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida

permite novas leituras do mundo, o que enriquece a

capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em

sociedade.

As afirmativas são, respectivamente,

O documento Programa Mais Educação propõe a ampliação e a qualificação da Educação de Jovens e Adultos. Sobre as reflexões do documento sobre o tema, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A EJA deve ser reconhecida nas suas especificidades, assumindo seu papel de atuar na transformação da realidade social e rompendo com a ideia de que seria uma reprodução do Ensino Fundamental. ( ) O público da EJA deve ser atendido em condições estruturais equivalentes a todos os demais educandos, promovendo a equidade. ( ) O currículo da EJA deve contemplar a diversidade, possibilitando a reorganização dos tempos e espaços, configurando um currículo significativo, ligado às práticas sociais. As afirmativas são, respectivamente,

Observe a imagem a seguir.

Sobre a Prova Brasil, assinale a afirmativa correta.

Relacione as Modalidades da Educação Básica à respectiva característica. 1.Educação de Jovens e Adultos 2.Educação Especial 3.Educação Profissional e Tecnológica 4.Educação do Campo ( ) Integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, e articula-se com o ensino regular e com outras modalidades educacionais. ( ) Destina-se aos que se situam em faixa etária superior à considerada própria para a conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. ( ) Está prevista para população específica, com adequações necessárias às peculiaridades contextuais de cada região. ( ) Modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no projeto político-pedagógico da unidade escolar. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Observe o gráfico a seguir:

Sobre o IDEB, analise as afirmativas a seguir.

I. É o principal indicador adotado pelo Governo Federal para

traçar metas educacionais a serem alcançadas por escolas e

redes estaduais e municipais.

II. A ideia central da adoção de metas pelo IDEB é a de obter um

maior comprometimento das redes e escolas com a melhoria

dos indicadores educacionais.

III. O indicador expressa exclusivamente uma medida da

aprendizagem dos alunos, a partir dos resultados da Prova

Brasil.

Está correto o que se afirma em

Sobre a presença de personagens negros em livros de literatura e didáticos, analise as afirmativas a seguir. I.A presença de personagens negros, tanto em livros de literatura quanto em textos didáticos, foi, muitas vezes, marcada pela estereotipia e pela caricatura. II. A invisibilidade e a reduzida representação do negro no livro didático constroem a ilusão da não existência e da condição de minoria do segmento negro. III.A presença do elemento negro nos livros didáticos deve ser valorizada pelo professor como instrumento crítico das situações de discriminação vividas no cotidiano. Está correto o que se afirma em

Observe a imagem a seguir.

O cartaz refere-se à

A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição. Essa abordagem

Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens,

o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a

percepção dos alunos e sensibilizá-los.

Ele apresenta as imagens da maternidade a seguir.

As opções a seguir apresentam características do processo de

análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.

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