Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o trabalho pedagógico e a relação com o conhecimento da Educação Física estão estruturados a partir de três eixos de organização.

Qual é o eixo que tem a tarefa de oportunizar, tanto à infância, juventude, adultos e idosos a ampliação do conhecimento do próprio corpo, sua capacidade de realizar e de relacionar-se corporalmente com as dimensões espaço-temporais do ambiente?

Apenas uma alternativa apresenta-se com acentuação e ortografia corretas. Assinale-a.

Leia o hipotético documento padrão ofício, endereçado ao Presidente da Assembleia Legislativa; nele há lacunas que precisam ser preenchidas.
________________________________,

Apresentamos a ______________________ o projeto para a ampliação de vagas nesta instituição para ser discutido na próxima reunião ordinária dessa Casa, conforme sua solicitação. Esperamos que, depois de uma crítica discussão, haja a aprovação do que foi proposto.

________________________,

Zeferino da Silva
Coordenador de Planejamento Institucional

Assinale a alternativa que apresenta correto preenchimento das lacunas.

De acordo com o artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

1. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

2. Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

3. Notificar ao Conselho Tutelar do Município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 40% do percentual permitido em lei. (Redação dada pela Lei no 13.803, de 2019).

4. Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas. (Incluído pela Lei no 13.663, de 2018).

5. Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas. (Incluído pela Lei no 13.663, de 2018).

6. Promover ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas. (Incluído pela Lei no 13.840, de 2019).

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Os estudos da Teoria Histórico-Cultural apontam que cada momento do desenvolvimento do psiquismo humano é caracterizado por uma relação explícita entre a criança e a realidade principal naquele momento e por um tipo preciso e dominante de atividade. De acordo com esse pressuposto, a passagem de um momento ao outro incide sobre a mudança do tipo principal de atividade na relação dominante da criança com a realidade.

Deste modo, pode-se dizer que a atividade principal da criança é caracterizada pelas seguintes particularidades:

1. Ela é a atividade em cuja forma surgem outros tipos de atividade e dentro da qual eles são diferenciados. Por exemplo, a instrução, no sentido mais estreito do termo, que se desenvolve em primeiro lugar já na infância pré-escolar, surge inicialmente no brinquedo, isto é, precisamente na atividade principal desse estágio do desenvolvimento. A criança começa a aprender de brincadeira.

2. A atividade principal é aquela na qual processos psíquicos particulares tomam forma ou são reorganizados. Os processos infantis da imaginação ativa, por exemplo, são inicialmente moldados no brinquedo e os processos de pensamento abstrato, nos estudos.

3. A atividade principal é a atividade da qual dependem, de forma íntima, as principais mudanças psicológicas na personalidade infantil, observadas em certo período de desenvolvimento.

4. A mudança da atividade principal ocorre somente nas crianças pequenas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“Nas décadas de 1970 e 1980 surgem movimentos renovadores na Educação Física” (CASTELLANI FILHO et al., 2009).

Qual é a “Concepção que privilegia o estímulo ao desenvolvimento psicomotor, especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o idealizador, melhoram através da prática do movimento”?

“O fornecimento de informação dada pelo professor para facilitar o processo de aquisição de habilidades pelo aprendiz é conhecido como feedback aumentado” (MAGILL, 2017).

Segundo o autor citado, quais são os dois papéis no processo de aprendizagem que o feedback aumentado desempenha?

Visando ampliar o foco de planejamento pedagógico em todas as suas instâncias, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) define três eixos transversais, estruturantes e articuladores da prática pedagógica que buscam orientar o processo de apropriação de conhecimentos para a formação humana integral.

Assinale a alternativa que contém os três eixos citados no documento.

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) apresenta três conceitos-chave para a Educação Física.

Quais são esses conceitos?

Leia o texto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) As aspas foram usadas para indicar a fala de um personagem.

( ) José Maria era o nome do padre que estava trêmulo e pálido.

( ) Na frase: “Não, miserável!”, a vírgula foi usada para separar um vocativo.

( ) A vírgula antes de “investindo” é optativa.

( ) José Maria estava de pé.

( ) Em “tu não me fugirás”, o emprego do tempo verbal indica uma ação certa a acontecer; é, pois, o futuro do presente do indicativo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa que está em conformidade com a norma culta

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), em seu artigo 59 expressa que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: (Redação dada pela Lei no 12.796, de 2013).

1. Currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

2. Terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.

3. Professores com especialização adequada em nível superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para realizar o atendimento domiciliar.

4. Educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

5. Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Para a Teoria Histórico-Cultural, para entender o processo de desenvolvimento humano, é preciso compreender como ocorrem as novas formações psíquicas.

De acordo com a referida teoria, a constituição de uma nova formação é determinada pelo(a):

Associe a coluna 1 com os conceitos da coluna 2, de acordo com os conhecimentos das concepções e tendências da Educação Física escolar.

Coluna 1 Concepções e Tendências

1. Desenvolvimentista

2. Ensino Aberto

3. Sistêmica

4. Educação Física Plural

5. Construtivista

Coluna 2 Conceitos

( ) Aponta a importância de a Educação Física na escola considerar o conhecimento motor e cultural que a criança já possui.

( ) Propõe uma interação entre o professor e o aluno em diferentes etapas de ensino que incluem a escolha dos conteúdos, o planejamento e a determinação dos objetivos.

( ) Educação Física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido através da interação entre a diversificação e a complexidade dos movimentos.

( ) Tem como eixo principal integrar o aluno nas práticas corporais, ressaltando o princípio da não exclusão e da diversidade de conteúdos, segundo o qual nenhuma atividade poderá excluir qualquer aluno das aulas da Educação Física.

( ) Entende o movimento como técnica corporal construída e definida culturalmente e que se caracteriza pelo seu meio social, propondo o atendimento à totalidade dos alunos sem exclusão durante todo o processo de ensino e aprendizagem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Assinale a alternativa correta com relação ao “educar e cuidar” na Educação Básica.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282