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Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Uma característica recorrente do gênero “crônica” que pode ser observada no texto é

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O verbo em negrito deve sua flexão ao termo sublinhado em:

O cérebro e a aprendizagem estão intimamente relacionados, de modo que é necessário ao professor entender que

A professora organiza o espaço da sala de aula conforme sua ação e intenção pedagógica. Durante as aulas acompanhadas percebemos a preferência pela disposição das mesas em forma de U, privilegiando, por um lado, o trabalho coletivo em grande grupo, mas também possibilitando a realização de intervenções individuais. Também houve o agrupamento dos alunos em duplas, trios ou quartetos, para motivar a interação e o auxílio mútuo entre eles [...]. Outra forma recorrente de organização do espaço, na prática pedagógica examinada, são as rodas para conversa ou para leitura.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    (Extraído do estudo de Piccoli, 2009)

 

Esse relato retrata diferentes formas de organização do espaço da classe e das interações que podem favorecer:

I. O controle da indisciplina evitando conversas paralelas que não estejam relacionadas à aula e a má conduta.
II. O desenvolvimento de habilidades para atuar em equipe (colaboração, conversação, diálogo, autonomia, corresponsabilidade etc.).
III. O atendimento aos alunos e grupos que mais necessitam de apoio tendo em vista garantir aprendizagens equitativas.

Está correto o que se afirma APENAS em

Uma prática pedagógica que cria oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo juvenil em sala de aula é

A Resolução CNE no 01/2021, que institui as Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, estabelece como uma de suas diretrizes a Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, que

Segundo o Plano Estadual de Educação (Lei no 10.382/2015), o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) devem ser utilizados como fonte de informação para a avaliação e o monitoramento da qualidade da educação básica. Esses sistemas de avaliação têm potencial para contribuir com o aprimoramento do trabalho desenvolvido nas escolas, na medida em que

Atenção: Para responder às questões de números 41 e 42, considere as informações abaixo.


As baleias são os maiores seres vivos do planeta e importantes recicladores de nutrientes dos oceanos. Elas consomem uma quantidade colossal de alimento e suas fezes fertilizam as águas próximas à superfície. Por exemplo, uma baleia azul come cerca de 16 toneladas de peixes, lulas e pequenos crustáceos por dia. Hoje, apenas no oceano Austral, as baleias reciclam por ano, 1 200 toneladas de ferro, nutriente essencial para a reprodução do plâncton, organismos microscópicos que estão na base da cadeia alimentar marinha e contribuem para captar gás carbônico da atmosfera.
                                                                                                                                                                                                                                                                          (Adaptado de: Revista Pesquisa Fapesp, dez. 2021)

Considerando que o ferro reciclado pelas baleias no oceano Austral anualmente esteja na forma de íons Fe3+  a massa de íons cloreto necessária para neutralizar toda sua carga elétrica é, em toneladas, de, aproximadamente:

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o esquema a seguir que mostra as estruturas da sacarose e da sucralose.

As funções orgânicas comuns à sacarose e à sucralose são

O pó branco usado pelos palhaços para deixar o rosto bem branco é o óxido de zinco, um óxido anfótero que também pode ser usado como protetor da pele, evitando queimaduras solares e assaduras. Além da água, os produtos obtidos na reação desse óxido com o ácido clorídrico e com o hidróxido de sódio, são, respectivamente,

Considere o diagrama de energia para a reação X + Y → Z.

Os intervalos I, II e III representam, correta e respectivamente,

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O cronista refere-se de forma irônica a um eventual desinteresse de seus leitores no seguinte trecho:

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada em:

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

Boaventura de Souza Santos (2003, p. 56) afirma que [...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. Tendo em vista que esta afirmação ratifica os fundamentos de uma educação inclusiva,