Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 60 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

ComCom base nos valores de eletronegatividade da escala de Pauling, prevê-se que a ligação química com maior caráter iônico é encontrada na molécula base nos valores de eletronegatividade da escala de Pauling, prevê-se que a ligação química com maior caráter iônico é encontrada na molécula

Considere as soluções aquosas a seguir, todas de concentração 0,1 mol/L.

O menor pH e a menor condutibilidade elétrica são observados, respectivamente, nas soluções de:

Murilo é um adolescente de 15 anos que cursa o 1o ano do Ensino Médio. Ele é um aluno que participa muito das aulas, realizando perguntas aos professores e trazendo experiências de seu cotidiano com a intenção de exemplificar sua compreensão sobre o que está sendo estudado. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei no 8.069/1990), a escola e seus profissionais devem

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

“Metalinguagem” pode ser definida como linguagem sobre linguagem, discurso sobre um sistema de signos por meio desse próprio sistema. Por exemplo: a língua falando sobre si mesma (a gramática, a linguística), um poema falando sobre si mesmo, uma narrativa falando sobre si mesma, um filme falando sobre si mesmo etc.
                                                                                                                                                                                                                              (Adaptado de: LUFT, Celso Pedro. ABC da língua culta. São Paulo: Globo, 2010)

Considerando-se a definição acima, ocorre metalinguagem no seguinte trecho:

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O termo que qualifica o substantivo na expressão “sorte geral” (4o parágrafo) tem sentido oposto ao termo que qualifica o substantivo em:

Atenção: Para responder às questões de números 11 e 12, examine a tirinha do cartunista André Dahmer.

Na tirinha, está empregado em sentido figurado o seguinte termo:

Quando se cria uma sala de aula no Google Sala de Aula, no Google Drive aparecerá uma pasta chamada Classroom e dentro dela uma pasta com o nome da turma criada. Ao selecionar essa pasta, ficará disponível na tela uma opção para compartilhá-la. Ao clicar nessa opção, aparecerá uma janela onde será possível indicar com quem se deseja compartilhar, se o compartilhamento será feito somente para leitura, se será permitido alteração na pasta etc. Com relação ao tipo de compartilhamento do link que será gerado, estarão disponíveis a partir dessa janela as opções:

O Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por oito princípios fundamentais e essenciais, que visam garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Dentre eles, encontra-se o princípio do “desenvolvimento de competências”, que

Em uma situação hipotética, a professora Luciana entrou, nervosa, na sala dos professores. Havia discutido com a coordenadora pedagógica, que pediu seus diários de classe para verificar a frequência de um estudante e lhe chamou a atenção, pois não havia nenhuma anotação das últimas três semanas, nem da frequência e nem dos conteúdos, atividades e avaliações realizadas. Após conversar com alguns colegas, Luciana refletiu e foi falar com a coordenadora, reconhecendo que havia cometido um erro e, então, tomando por base, exclusivamente, o Estatuto do Magistério do Espírito Santo, dentre os deveres do docente, para reparar essas falhas, Luciana deverá

A matriz de saberes do currículo do ensino fundamental do Espírito Santo revela-se por meio do desenvolvimento, junto aos estudantes, dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser, que, respectivamente, dizem respeito, dentre outros aspectos,

Atenção: Para responder às questões de números 41 e 42, considere as informações abaixo.


As baleias são os maiores seres vivos do planeta e importantes recicladores de nutrientes dos oceanos. Elas consomem uma quantidade colossal de alimento e suas fezes fertilizam as águas próximas à superfície. Por exemplo, uma baleia azul come cerca de 16 toneladas de peixes, lulas e pequenos crustáceos por dia. Hoje, apenas no oceano Austral, as baleias reciclam por ano, 1 200 toneladas de ferro, nutriente essencial para a reprodução do plâncton, organismos microscópicos que estão na base da cadeia alimentar marinha e contribuem para captar gás carbônico da atmosfera.
                                                                                                                                                                                                                                                                          (Adaptado de: Revista Pesquisa Fapesp, dez. 2021)

A reação global de captura de gás carbônico pelo plâncton é representada corretamente por:

Um professor demonstrou aos seus alunos o experimento para identificar a natureza das ligações de algumas substâncias. Submeteu a um teste de condução de corrente elétrica alguns materiais no estado sólido e após dissolvê-los em água destilada, como segue.

Frasco I: sal de cozinha.
Frasco II: açúcar.
Frasco III: solução aquosa obtida com o material do frasco I.
Frasco IV: solução aquosa obtida com o material do frasco II.
Frasco V: água destilada com a qual preparou as soluções III e IV.

A condução de corrente elétrica capaz de acender a lâmpada é observada somente no frasco

Na teoria da ligação pela valência, o átomo central em um complexo forma uma ligação covalente coordenada com cada ligante no complexo, sendo os dois elétrons do par envolvido na ligação doados pelo ligante. Nesse caso, o átomo central utiliza um conjunto apropriado de orbitais híbridos formados pela combinação de alguns de seus orbitais (n – 1)d, seu orbital ns, e alguns de seus np. De acordo com essa teoria, a hibridização dos orbitais do íon Fe3+ (Z = 26) que recebem os elétrons dos ligantes, no complexo   é

O estudo dos elementos químicos teve grande avanço com a espectroscopia. A invenção do espectroscópio nos anos 1850 garantiu a imortalidade desse químico, porém é mais conhecido por ter seu nome associado a um equipamento de laboratório. Esse personagem da História da Química, de nacionalidade alemã, é

Pesquisas sobre o processo de ensino aprendizagem mostram que o fato de o professor avaliar os alunos frequentemente e por meio de estratégias variadas favorece o aprendizado. Ressaltam o valor de se aplicar instrumentos de avaliação com regularidade, inclusive em forma de tarefas, brincadeiras, pois eles têm o potencial de estimular o aprendizado dos alunos na medida em que exige deles um esforço. Há também evidências de que quando o professor fornece feedbacks frequentes e específicos relacionados aos objetivos de aprendizagem, indicando aos alunos o que devem fazer para melhorar, influencia positivamente no desempenho dos estudantes.

Logo, a função básica da avaliação é