Um professor utilizou o infográfico a seguir para trabalhar a Química dos combustíveis no contexto CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade).
Essa abordagem mostrou que a projeção para 2030 da matriz energética brasileira terá a diminuição do uso dos derivados de petróleo e o maior crescimento em gigawatts para a fonte renovável, que é
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48, considere o esquema a seguir que mostra as estruturas da sacarose e da sucralose.
Comparando essas estruturas, na obtenção da sucralose a partir da sacarose observa-se que ocorreu reação de
O etanol a 70% (v/v) pode ser preparado a partir do etanol a 96% (v/v) pelo processo de diluição. Assim, o preparo de 1,0 L de etanol a 70% requer um volume de etanol a 96% de
Um professor utilizou o tema “Etanol combustível” para o ensino de Química na abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Isso é possível uma vez que o tema permite trabalhar:
I. o conceito de mistura e separação de misturas.
II. a sustentabilidade dos combustíveis renováveis.
III. as metodologias de obtenção do etanol de primeira e de segunda geração.
Está correto o que consta de
A Lei Federal no 13.146/2015, em seu Artigo 27, estabelece que A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem. Considerando o estabelecido nesse artigo, a escola e seus profissionais devem
O trabalho interdisciplinar só é possível a partir do domínio das áreas do conhecimento escolar. É a partir delas que se constrói a investigação de problemas complexos que exigem relacionar diversos conceitos, ir além da fragmentação das estruturas curriculares e propiciar a busca de respostas que fazem avançar o conhecimento específico em cada uma das disciplinas.
Descreve um verdadeiro trabalho interdisciplinar:
Boaventura de Souza Santos (2003, p. 56) afirma que [...] temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. Tendo em vista que esta afirmação ratifica os fundamentos de uma educação inclusiva,
O documento curricular para o ensino médio capixaba foi elaborado em duas partes: 1. Formação Geral Básica (FGB), construída à luz da BNCC e composta por componentes curriculares obrigatórios para todos os estudantes, e 2. Itinerários Formativos (IF), composto por unidades curriculares que aprofundam os conhecimentos aprendidos na FGB e permitem aos estudantes fazer escolhas de acordo com seus interesses, em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.
(Novo Ensino Médio Capixaba: plano de implementação)
Considerando a nova estrutura do Ensino Médio Capixaba, que visa implementar o estabelecido pelo arcabouço legal brasileiro, nesta etapa de escolarização
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

Em relação ao assunto da própria crônica, o cronista ressalta seu caráter
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 10, leia a crônica abaixo.

O cronista relata uma série de eventos ocorridos no passado. Um evento anterior a esse tempo passado está indicado pela forma verbal sublinhada em:
Para encorajar a autonomia em crianças frequentando a pré-escola, os professores devem
Considere a planilha a seguir, digitada no Google Planilhas.
Na célula B9 foi digitada uma fórmula que retornou a nota do aluno Paulo. A fórmula correta utilizada foi
Além de um pigmento mineral (cinábrio – mineral contendo mercúrio), sangue humano e clara de ovo de aves compunham uma tinta que recobria a máscara de ouro de um líder da cultura Sicán, encontrada há três décadas em uma tumba no Peru. A clara de ovo servia de aglutinante para a tinta por conter basicamente a albumina, que é
O disseleneto de tungstênio, WSe2, é classificado como um dicalcogeneto de metal de transição, uma classe de materiais formada por átomos de um metal de transição (no caso o tungstênio) e um calcogênio (selênio). Nesse composto, a carga do íon tungstênio é:
Considere as curvas de solubilidade abaixo.
Em 100 g de água, a 20 °C, apresentará corpo de fundo uma mistura preparada com