Ao terminar de realizar um atendimento telefônico, o auxiliar operacional de uma Assembleia Legislativa precisou anotar alguns dados, dentre eles o nome completo do cidadão-usuário, para posteriormente entrar em contato. Todavia, defrontou-se com um sobrenome de ortografia complexa, o que tornou necessária a confirmação ortográfica. Diante dessa situação, a técnica recomendada consiste em aplicar
Dos “10 papéis administrativos” desempenhados pelos gestores, “organizar estratégias e rever as sessões para desenvolver novos programas” refere-se às atividades identificáveis da função de
Durante o atendimento a um cidadão-usuário, o servidor de uma Assembleia Legislativa está claramente demonstrando estar entediado. Nesse contexto, o servidor apresenta sentimento de
As políticas públicas dizem respeito ao conjunto de atividades que proporcionam sustentação para que o Estado, por meio da Administração pública, consolide um conjunto de objetivos relacionados ao desenvolvimento. Políticas Públicas inerentes à democracia e à participação social são consideradas do tipo:
Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
a fim de melhorar a situação do mundo em que operam. (8º parágrafo)
O segmento sublinhado acima pode ser corretamente substituído por:
Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.
Está gramaticalmente correta a redação do livre comentário que se encontra em:
Uma lanchonete vende suco de uva e suco de laranja. O suco é servido em copos de dois tamanhos: pequeno ou grande. Foram vendidos 152 copos de suco, dos quais 56 eram grandes e 68 eram de suco de uva. Sabendo que 55 copos pequenos de suco de laranja foram vendidos, o número de copos grandes de suco de uva vendidos foi de
Atenção: A questão refere-se à História do Amapá.
A Fortaleza de São José do Macapá teve um importante papel
De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Resolução n° 91, de 26.04.2006), a coordenação e direção da Sessão Plenária caberá
A ética associa cultura e sociedade para definir o que seja mal ou bem, vício ou virtude, que são antagônicos. Com base nessa definição, a virtude da “gentileza”, muito importante para o atendimento ao cidadão-usuário, correlaciona-se ao vício de
O departamento de operações da Assembleia Legislativa de uma cidade encontra-se em uma fase acentuada de conflitos interpessoais, devido às mudanças na estrutura organizacional. Algumas ações são necessárias para controlar ou até mesmo reduzir estes conflitos, em que a tática escolhida pela liderança foi a de “reconhecer o conflito e engajar-se na luta aberta contra o adversário”. Essa tática é conhecida como de:
A estrutura organizacional que combina as vantagens da especialização funcional com o foco e responsabilidades da departamentalização do produto, ou divisional, é conhecida como estrutura
O gestor de pessoas de uma Assembleia Legislativa solicitou ao seu auxiliar um relatório com informações relativas à idade, sexo, raça e tempo de serviço de todos os servidores do departamento, com a finalidade de montar uma equipe para um novo projeto. Tal solicitação sugere uma composição da equipe nos critérios de
As Agências Reguladoras têm por finalidade regular a prestação de serviços públicos com o intuito de garantirem o direito do cidadão-usuário à qualidade desses serviços. Elas diferem das agências executivas no que tange, principalmente, à autonomia. NÃO é considerada uma Agência Reguladora: