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Considere a análise a seguir, a respeito de um recente fato que gerou repercussões nas relações internacionais, e marque a alternativa que indica o nome do país que preenche CORRETAMENTE a lacuna.

“Naquele que talvez tenha sido o ataque mais significativo dos Estados Unidos no Oriente Médio em décadas, a ordem do presidente Donald Trump de bombardear
o veículo em que viajava o general Qasem Soleimani pegou todos de surpresa. Embora as consequências do ataque ainda sejam incertas, essa ação pode facilmente desencadear um conflito militar na região, visto que aquele general estava, de fato, no comando da política externa do _________, e era uma personalidade política popular tanto no país dele quanto no exterior”.

(BBC Mundo, 07/01/2020, com adaptações).

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) traz para o adolescente o direito à profissionalização e à proteção no trabalho. Em seu art. 63  estabelece que a formação técnico-profissional obedecerá aos seguintes
princípios:

I. Exautorar o acesso e frequência ao ensino médio.
II. Atividade incongruente com o desenvolvimento do adolescente.
III. Horário especial para o exercício das atividades.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

De acordo com Vygotsky (2007), as crianças nascem com poucas funções mentais básicas: atenção, sensação, percepção e memória que são eventualmente transformadas pela cultura em novas e mais sofisticadas funções mentais superiores. A _____________ é uma das funções psíquicas que pos-suem uma contribuição significativa para o processo de aprendizado.

Assinale a alternativa correta, conforme a palavra que preencha  ADEQUADAMENTE a frase:

A avaliação escolar é uma ideia qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo LIBÂNEO (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções:

I. A função formativa, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento do

II. A função de diagnóstico, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos.

III. A função controle, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos.

“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar
inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.

Analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO contém uma palavra que pode ser classificada foneticamente como proparoxítona.

O esquadro é uma ferramenta utilizada tanto para realização de desenhos quanto em obras. É composta por um triângulo retângulo, geralmente com ângulos internos de 30º, 60º e 90º; ou dois de 45º e um de 90º. Considerando o esquadro isósceles, se este possuir hipotenusa de tamanho igual a 15cm, qual será o tamanho aproximado de cada cateto? (Considere )

De acordo com a Lei Orgânica do Município de Assis Chateaubriand, o exercício de determinadas medidas é da competência administrativa comum do Município, da União e do Estado. Marque a alternativa que NÃO indica uma dessas medidas.

O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos.

“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar
inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.

O trecho destacado se inicia com a afirmação de que “nunca tivemos censura prévia em obra de arte”.

Em relação ao sujeito dessa oração, pode-se afirmar que:

Sobre a função:

Assinale a alternativa CORRETA.

Em 1948, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas adotou a chamada ‘Declaração Universal dos Direitos Humanos’. Examine as opções a seguir e marque a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios que norteiam esse documento, conforme referidos em seu preâmbulo.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) em seu art. 18-B afirma para os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante
como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, a que medidas aplicadas de acordo com a gravidade do caso?

I. Encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.
II. Obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.
III. Encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.

Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

Analise essa citação, sobre a educação e inclusão social: “O sistema educacional, deve ter uma mudança estrutural no ensino regular, cujo objetivo é fazer com que a escola se torne inclusiva, um espaço democrático e competente para trabalhar com todos os educandos, sem distinção de raça, classe, gênero ou características pessoais”. (BRASIL, 2001, p. 40). Baseando-se no princípio de que a diversidade deve não só ser aceita, mas também:

A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem segundo LUCKESI (2002) “não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas”. Acerca desta citação, podemos concluir que a avaliação deve estar voltada ao:

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