Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Lei 8662/93, que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, define em seus artigos o que são competências e atribuições privativas do profissional. Assinale abaixo a assertiva que NÃO corresponde a uma atribuição privativa do assistente social.

Carregando...

Assinale a alternativa que contém um dos princípios que rege a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004.

Carregando...

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei 8.069 de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente):

Carregando...

Leia o poema a seguir e responda à questão.

A respeito do título do poema, “Seiscentos e sessenta e seis”, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...

Analise a seguinte explicação sobre uma relevante organização internacional da atualidade e assinale a alternativa que indica de qual instituição se trata.

Foi criada em 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial. Segundo o tratado constitutivo da organização, os seus propósitos são manter a paz e a segurança internacionais; desenvolver relações amistosas entre as nações; conseguir uma cooperação internacional para resolver problemas internacionais; promover e estimular o respeito aos direitos humanos; e ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns. Atualmente, a organização conta com quase duzentos países".

Carregando...

Leia o poema a seguir e responda à questão.

A respeito do termo “há”, presente na frase “há tempo”, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta. I. Trata-se do verbo “haver”, utilizado no sentido de “ter”, como em “tem tempo”. II. O verbo está conjugado no singular, por isso seu uso está incorreto. III. O objeto direto “tempo” deveria estar no plural, para ficar gramaticalmente certo. IV. Trata-se do verbo “haver”, utilizado no texto com o sentido de “fazer”, como em “faz tempo”.

Carregando...

Leia o poema a seguir e responda à questão.

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação mais adequada ao sentido central do poema.

Carregando...

“Nesses oitenta anos de profissão, a intervenção profissional se consolidou predominantemente no campo das políticas sociais, balizada pela perspectiva de materialização de direitos sociais, como saúde, educação, previdência social, assistência social, moradia, lazer, trabalho".

(Boschetti, 2017: 63)

Com base no trecho acima e seus conhecimentos a respeito da temática julgue as assertivas a seguir:

I - A permanente contradição entre as demandas e lutas por direitos da classe trabalhadora e as imposições da acumulação do capital, que requer a mercantilização de bens e serviços, coloca a profissão no “fio da navalha" dos antagonismos de classe e lhe atribui imenso desafio cotidiano.

II - Colocar-se eticamente em defesa dos direitos da classe trabalhadora é uma postura ético-política e teórica essencial e suficiente para assegurar tanto a emancipação política quanto assegurar a igualdade substantiva garantindo a satisfação das necessidades da classe trabalhadora.

III – Os(as) assistentes sociais são duramente tencionados com exigências institucionais para endurecer critérios de elegibilidade, estabelecer ou ampliar condicionalidades e contrapartidas, focalizar benefícios e prestações assistenciais e previdenciárias entre outras demandas que impõem intransponíveis limites à universalização das políticas e dos direitos.

Estão corretas as assertivas:

Carregando...

Com relação às normas para colocação em família substituta previstas na Lei 8.080/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta:

Carregando...

A respeito da Lei 11.340/2006, também conhecida como Lei Maria da Penha, assinale a afirmativa correta:

Carregando...

No Brasil, as políticas sociais da atualidade possuem uma orientação neoliberal e portanto são desenvolvidas a partir do princípio do Estado Mínimo. Assinale a alternativa que NÃO contempla uma característica das políticas sociais na perspectiva mencionada:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282