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As tendências pedagógicas são imprescindíveis para a educação, pois contribuem para a condução de uma prática docente consonantes com as demandas atuais e realmente significativa, com sentido para o aluno. Luckesi (1994), afirma que “a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado". Diante dessas questões, é relevante o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, visto que possibilitam ao educador compreender todos os elementos do processo de ensino-aprendizagem, apontando diversas possibilidades de ações educativas a partir de suas concepções pessoais, profissionais, políticas e sociais. Sendo assim, é possível afirmar que, as tendências pedagógicas se dividem em:

A lei nº 9394 de 1996, estabelece diretrizes e bases para a educação nacional ocorrer. Porém, na lei nº 12.796, de 2013, alguns artigos da LDB de 96 receberam uma nova redação dada a partir das demandas contemporâneas. Assinale com V para verdadeiro e F para falso, ou seja, V para aqueles itens que permanecem e F para aqueles que ganharam uma nova redação: Art. 4º: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de":

( ) I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

( ) I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.

( ) II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

( ) VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.

( ) VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde física e psicológica.

( ) IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

( ) X - vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

Grêmio Estudantil, APMF ou APP, Conselho escolar, existem para:

Assinale a alternativa cuja palavra destacada não expresse a mesma circunstância da palavra ainda no período: “Nos muros do centro e do Largo da Ordem, ainda estão plantadas as raízes profundas de sua arte marginal".

A necessária formação escolar contemporânea está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento de valores individuais e sociais. Por essa razão a produção do conhecimento na escola deve possibilitar ao aluno ser consciente, crítico e participativo. Dessa forma, ele poderá exercer seus direitos e deveres de forma mais responsável. Para isso, é preciso pensar a educação sob diferentes e novos pontos de vista, transformando as antigas práticas e buscando alternativas inovadoras. Assim, é correto afirmar que a escola deve preparar aluno para:

A meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, traz a importância de:

“Assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da ____________________ da Educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto".

Complete com a palavra correta ao que essa meta diz respeito:

Se o Projeto Político Pedagógico (P.P.P), é um projeto que busca um rumo, uma direção, um elencar de objetivos educativos a serem atingidos, porque em sua nomenclatura ele afirma que também é um projeto político:

O conhecimento das tendências pedagógicas servem para direcionar o trabalho educativo, ajudando a compreender questões sobre as quais deve se estruturar o processo de ensino. Relacione as colunas de acordo com as características de cada tendência:

A sequência correta de cima para baixo é:

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