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A Companhia de Jesus foi fundada no contexto da Reforma Católica (também chamada de Contra reforma). A Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris. Os padres jesuítas tiveram um importante papel na Reforma Católica. Foi deles a responsabilidade de catequisar e de recatequisar povos e nações inteiras. São expoentes dessa Companhia:

De acordo com Boff (2000, p.51) “cidadania é um processo histórico-social que capacita a massa humana a forjar condições de consciência, de organização e de elaboração de um projeto e de práticas no sentido de deixar de ser massa e de passar a ser povo, como sujeito histórico, plasmador de seu próprio destino".

Considerando essa premissa, depois de ler as alternativas, aponte abaixo qual das assertivas está incorreta:

I - Reafirmando a citação de Boff apud Martins (2000, p.53) diz que: “A construção da cidadania, envolve um processo ideológico, de formação de consciência pessoal e social, e de reconhecimento desse processo em termos de direitos e deveres. A realização se faz através de lutas contra as discriminações, da abolição de barreiras segregativas, entre indivíduos e contra as opressões e os tratamentos desiguais, ou seja, pela extensão das mesmas condições de acesso às políticas públicas e pela participação de todos, nas tomadas de decisões.

II - O grande desafio histórico é dar condições ao povo brasileiro de se tornar cidadãos conscientes; sujeitos de direitos e deveres; que respeitem e aceitem a diversidade e que participem do processo de construção político-social e cultural. “Por essa razão, a educação como um dos principais instrumentos de formação da cidadania, deve ser entendida como a concretização dos direitos que permitem inserir o indivíduo na sociedade".

III - “A realidade social e educacional atual de nosso país, não requer o enfrentamento e a superação da contradição da estrutura que existe entre a declaração constitucional dos direitos sociais (dentre eles, a educação) e a negação da prática desses direitos; da ideologia que associa a pobreza material à cultural; de colocar o problema da escola pública em termos de direito de todos, de acesso ao conhecimento elaborado; recolocar a questão do trabalho como atividade de produção/apropriação de conhecimento apenas como mera operação mecânica".

IV - Pode-se afirmar que “aquela relação entre cidadania e democracia explicita-se no fato de que ambas são processos". (MARTINS, 2008, p.54). O processo não se dá num vazio, a cidadania exige instituições, mediações e comportamentos próprios, constituindo-se na criação de espaços sociais de luta na definição de instituições permanentes para expressão política. A cidadania requer consciência sobre o papel da educação e as novas exigências colocadas para a escola que, como instituição para o ensino da educação formal deve ser um lócus para a construção da cidadania.

A valorização do professor da Educação Básica passa pela oferta e promoção de formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Também pela efetivação da existência de planos de carreira para os (as) profissionais da Educação Básica, tomando como referência o piso salarial nacional profissional, definido na Constituição Federal. Essas questões dizem respeito a quais metas do PNE:

De acordo com Oliveira (2016), a formação inicial dos professores da Educação Básica é um elemento „contraditório‟, pois ao mesmo tempo que ela é um fator primordial a qualidade do ensino, pode também ser um entrave no alcance de uma melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista esse pressuposto, indique a seguir o que está exarado na legislação educacional em vigor, em relação á formação de docentes:

Utilize V para verdadeiro e F para falso e marque a sequência correta. Sobre o Projeto Político Pedagógico pode-se afirmar que:

( ) O Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) é uma organização de caráter secundário do trabalho pedagógico escolar como um todo, em suas especificidades, níveis e modalidades.

( ) Supõe reflexão e discussão sobre problemas da sociedade e da educação para encontrar as possibilidades de intervenção na realidade. É interessante observar que o projeto exige e articula a participação de todos os sujeitos do processo educativo: professores, funcionários, pais, alunos e outros para construir uma visão global da realidade e dos compromissos coletivos.

( ) O P.P.P. vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades. Não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas.

( ) Ele é construído e vivenciado em momento exclusivo, pelos responsáveis da sua produção, como no caso do pedagogo.

Completa a sentença de acordo com as características marcantes das teorias de Piaget e Vygotsky e após aponte qual alternativa mostra a sequência correta das palavras:

Piaget é ______________, com ênfase no papel estruturante do sujeito, e também que Piaget reformou em bases funcionais as questões sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget interessava uma visão transformadora da _______________. Apesar de a teoria de Vygotsky também apresentar um aspecto construtivista, seria na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de _____________. Assim, Vygotsky enfatiza o aspecto _______________, pois considera que é no plano ______________, isto é, na troca entre as pessoas, que tem origem ás funções mentais superiores, que são mecanismos psicológicos complexos, que envolvem controle consciente de comportamento, ação intencional e liberdade do individuo em relação às características do presente momento.

Baseando-se em ideias progressistas de ensino e portanto, considerando principalmente, o conhecimento do aluno, a experiência de vida como fator elementar para o efetivo aprendizado, além de evidenciar severas críticas ao fatalismo, ao neoliberalismo e a globalização, Paulo Freire enfatizava que só é possível ensinar em processo que é obtido socialmente e, não se trata de um ato de transmissão de conteúdos, mas sim criação de oportunidades para a construção de novos saberes. Dessa maneira, os alunos vão ter capacidade de tecer críticas, serem autônomos e capazes de criar. As ideias progressistas pedagógicas não devem ser confundidas com um ato de espontaneidade e liberdade dos professores e alunos diante da construção desse conhecimento. Cabe aos educadores conduzirem de forma metodológica os conteúdos ensinados para que essa prática seja eficiente. Como eixo norteador de sua prática pedagógica, Freire defende que "formar" é muito mais que formar o ser humano em suas destrezas, atentando para a necessidade de formação ética dos educadores, conscientizando-os sobre a importância de estimular os educandos a uma reflexão crítica da realidade em que está inserido, para que ele possa se comportar como ser histórico e ativo de suas opiniões e atitudes.

O objetivo do trabalho pedagógico diante desse viés é para desenvolver no aluno a:

Assinale qual é a informação correta sobre o período colonial, da história da educação brasileira:

O art. 206 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, dispõe que o ensino será ministrado com base em 08 princípios. Sobre isso assinale a única alternativa que faz parte do artigo citado anteriormente:

Complete a sentença e diga qual é a sequência correta de palavras:

O exercício de prática de _____________ democrática e participativa a serviço de uma ___________________ da escola que melhor atenda à aprendizagem dos alunos requer determinadas ações bem como conhecimento, habilidades e_________________ práticos. As questões de organização e gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, _______________ organizacional, ações, procedimentos e condições concretas que garantam o bom funcionamento da escola e da sala de aula, tendo em vista a aprendizagem e o _________________ do aluno. Por isso a organização escolar necessária é aquela que oferece os meios mais seguros e eficazes para atender aos objetivos e funções da escola.

As tendências pedagógicas são imprescindíveis para a educação, pois contribuem para a condução de uma prática docente consonantes com as demandas atuais e realmente significativa, com sentido para o aluno. Luckesi (1994), afirma que “a Pedagogia não pode ser bem entendida e praticada na escola sem que se tenha alguma clareza do seu significado". Diante dessas questões, é relevante o conhecimento dessas correntes pedagógicas por parte dos professores, visto que possibilitam ao educador compreender todos os elementos do processo de ensino-aprendizagem, apontando diversas possibilidades de ações educativas a partir de suas concepções pessoais, profissionais, políticas e sociais. Sendo assim, é possível afirmar que, as tendências pedagógicas se dividem em:

A lei nº 9394 de 1996, estabelece diretrizes e bases para a educação nacional ocorrer. Porém, na lei nº 12.796, de 2013, alguns artigos da LDB de 96 receberam uma nova redação dada a partir das demandas contemporâneas. Assinale com V para verdadeiro e F para falso, ou seja, V para aqueles itens que permanecem e F para aqueles que ganharam uma nova redação: Art. 4º: “O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de":

( ) I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.

( ) I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.

( ) II - educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade.

( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

( ) IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

( ) VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.

( ) VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde física e psicológica.

( ) IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

( ) X - vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.

Grêmio Estudantil, APMF ou APP, Conselho escolar, existem para:

A necessária formação escolar contemporânea está intrinsicamente ligada ao desenvolvimento de valores individuais e sociais. Por essa razão a produção do conhecimento na escola deve possibilitar ao aluno ser consciente, crítico e participativo. Dessa forma, ele poderá exercer seus direitos e deveres de forma mais responsável. Para isso, é preciso pensar a educação sob diferentes e novos pontos de vista, transformando as antigas práticas e buscando alternativas inovadoras. Assim, é correto afirmar que a escola deve preparar aluno para:

A meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE) em vigor, traz a importância de:

“Assegurar condições, no prazo de dois anos, para a efetivação da ____________________ da Educação, associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar, no âmbito das escolas públicas, prevendo recursos e apoio técnico da União para tanto".

Complete com a palavra correta ao que essa meta diz respeito:

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