O MEC- Ministério da Educação apresenta como referência nacional de qualidade para a educação, na etapa básica, uma proposta flexível que configura um modelo curricular heterogêneo e democrático para atender à diversidade do país, a realidade das escolas e a autonomia político executiva dos Estados e Municípios. Designa-se como um modelo sugestivo de ações pedagógicas, de conteúdos e de atividades, onde o aluno é o centro do processo educativo, sendo composto por:
Segundo o art. 53, da Lei 8069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.
II - direito de ser respeitado por seus educadores.
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis e políticas.
V - acesso à escola pública e gratuita mais próxima de sua residência.
Estão corretas as afirmativas:
O processo de aprendizagem é um processo de crescimento e de desenvolvimento da pessoa na sua totalidade. A partir desta afirmação, assinale a alternativa incorreta:
Na atual visão de educação escolar, a relação professor aluno precisa ser revista, coloca Masetto (2010), segundo o qual:
I) a relação professor aluno deve passar por uma revisão metodológica, pois há necessidade de se buscar estratégias e técnicas que privilegiam os objetivos educacionais escolhidos e facilitem a participação do aluno, do grupo, da construção do conhecimento e da aprendizagem na prática.
II) o papel atual do professor deve ser o de mediador e estimulador do aluno a novas aprendizagens, à própria aprendizagem, trabalhando em equipe com os discentes e demais docentes.
III) o papel do aluno na atual concepção deve ser o de ser sujeito do processo de aprendizagem e sua participação é importante no processo de aprendizagem.
IV) o professor deve ser o mentor e o detentor do conhecimento e poder em sala para que a relação professor aluno atinja os resultados esperados.
As afirmativas corretas são:
A elaboração do projeto político pedagógico constitui em um processo:
De acordo a Constituição Federal de 1988, que estabelece a obrigatoriedade de educação como um direito do cidadão brasileiro, fica definido que:
"A função avaliativa que se harmoniza com a autonomia escolar preconiza pela construção coletiva do projeto político pedagógico é a formativa, por ser a que se destina a apoiar o desenvolvimento do trabalho pedagógico em todas as suas dimensões" (Veiga, 2008). Praticá-la significa:
A relação entre professor e aluno é complexa e a comunicação se faz relevante para o aproveitamento das situações didáticas. Isto motiva os alunos a aprenderem. Os objetivos da ação pedagógica são constituídos baseados em trocas e vínculos, portanto cabe ao professor:
Segundo o Art. 211, da atual Constituição Federal, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96, traz, em seu artigo 42, que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
Paulo Freire foi quem melhor definiu uma educação para e pela cidadania quando, nos Arquivos Paulo Freire, em São Paulo, dia 19 de março de 1997, numa entrevista à TV Educativa do Rio de Janeiro, falou de sua concepção da "escola cidadã":
I. a escola cidadã é aquela que se assume como um centro de direitos e de deveres.
II. a escola é cidadã na medida mesma em que se exercita na construção da cidadania de quem usa o seu espaço.
III. a escola cidadã é toda escola que, brigando para ser ela mesma, luta para que os educandos educadores também sejam eles mesmos.
IV. a escola cidadã é uma escola que vive a experiência tensa da democracia.
Estão corretos os itens:
Para Davis e Oliveira (2002) as diversas teorias de desenvolvimento se apoiam em diferentes concepções de homem e da visão de mundo existente em uma dada situação histórica. A partir desta concepção de desenvolvimento humano, é correto afirmar:
"O projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação de seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos com o processo educativo" (Veiga, 2008). Construir um projeto pedagógico na escola significa:
"O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social" (Ubâneo, 1994). A ação de planejar ajuda o professor na mediação aluno-conhecimento-realidade. Para a sua elaboração são estabelecidos os seguintes requisitos:
A afetividade desempenha uma função essencial na aprendizagem da criança. Para aprender, o aluno necessita querer, ou da mesma forma sentir necessidade. Uma pratica educativa é significativa quando articula situações didáticas em que os alunos: