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"A gestão democrática ocorre na medida em que as práticas escolares sejam orientadas por uma filosofia, valores, princípios e ideias consistentes, presentes na mente e no coração das pessoas, determinando o seu modo de ser e de fazer" (Lück 2006). A superação do paradigma autoritário na escola será possível quando:

"O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem" (Luckesi, 2004). São características da avaliação escolar:

Segundo Paulo Freire (1996), "Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção". A prática pedagógica em uma perspectiva progressista fundamenta-se:

No Brasil, a avaliação global do sistema educacional é feita pelo MEC - Ministério da Educação, por meio do INEP -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com os seguintes instrumentos de ação:

A construção do conhecimento do aluno será a partir do contato e de interação com a realidade. O professor assume nesta ação uma responsabilidade e um papel essencial, de articulador do processo de ensino-aprendizagem, por ser esta uma relação entre objetivo-conteúdo-método. Uma pratica pedagógica coerente com uma aprendizagem significativa utiliza uma metodologia em que considera:

É uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) (Fonte: http://portal.mec.gov.br).

Esta avaliação é denominada de:

Esta concepção pedagógica emerge na década de 80 como proposta contra-hegemônica (SAVIANI, 2003 e 2005). Nessa formulação a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse).

O texto refere-se à:

Com relação ao planejamento escolar, de acordo com Gadotti (2000):

I. mais do que uma atividade técnica, o planejamento escolar é um processo político que deve incluir o maior número possível de membros da comunidade escolar.

II. o processo de planejamento escolar é tão ou mais importante do que o plano de ação e as propostas que resultam desse processo.

III. o planejamento curricular é um dos níveis do planejamento escolar.

IV. planejar é um processo político-pedagógico que implica diagnosticar uma situação e tomar decisões em função de um determinado fim.

V. o planejamento na escola é um processo permanente que implica ainda a avaliação constante de seu desenvolvimento.

Estão corretos os itens:

Considerando as etapas básicas do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, segundo Gadotti (2000), a etapa que não faz parte desse processo é:

É necessário tomar medidas "para assegurar a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional dos professores: articulação da formação inicial, indução e formação em serviço numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; atenção aos primeiros anos de exercício profissional e à inserção dos jovens professores nas escolas; etc.", afirma Nóvoa (2009, p. 14). Para este autor, é incorreto afirmar:

A gestão democrática faz parte dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, artigo 206, inciso VI, com base nos quais o ensino será ministrado. São características da gestão democrática:

A Lei Estadual 8385/07 organiza as funções dos funcionários que integram o quadro do Poder Judiciário do Estado da Paraíba e firma as obrigações do analista judiciário em atividades de praticas educativas constitutivas de gestão como:

Traduzindo para a sala de aula, o professor ao avaliar necessita de atividades que verifiquem o desempenho do aluno por meio de princípios avaliativos de:

"O planejamento, mais especificamente, o pedagógico, diz respeito ao trabalho em sala de aula, baseado no relacionamento interpessoal, na organização da coletividade e na construção do conhecimento" (Gandin, 1990). Um planejamento que visa à participação dos sujeitos pressupõe um "conhecer" e um "situar" da realidade para atuar na construção do conhecimento e na inserção social. Nesta situação cabe ao ato de planejar:

"O professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. A sua profissionalização refere-se a condições ideais que venham garantir o exercício profissional de qualidade" (Libâneo, 2000). Essas condições são:

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