A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta,
Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos
sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro)
ou F (Falso).
( ) A educação escolar compõe–se de Educação Básica e
ducação Superior.
( ) A Educação Básica é constituída pela educação
infantil, ensino fundamental e ensino médio.
( ) No Brasil, devido à existência de comunidades
indígenas em algumas regiões, há a oferta de
educação escolar bilíngue e intercultural aos povos
indígenas.
( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,
Educação Profissional, Educação a Distância são
modalidades de ensino.
( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos
diversos campos do saber, cursos de graduação, de
pós–graduação e de extensão.
Assinale a sequência correta.
Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.
Analise as afi rmativas sobre o Programa Universidade
para Todos – Prouni, assinalando V (Verdadeiro) ou F
(Falso).
( ) Tem como finalidade a concessão de bolsas de
estudo integrais e parciais em cursos de graduação
e sequenciais de formação específica, em instituições
privadas de educação superior.
( ) Oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos
às instituições de ensino que aderem ao Programa.
( ) É dirigido aos estudantes provenientes da rede pública,
independentemente da renda, e aos da rede privada
com renda familiar inferior a três salários mínimos.
( ) Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas
no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a
inscrição gratuita e feita exclusivamente pela internet.
( ) Para obter a bolsa do Prouni, o candidato necessita
fazer o vestibular e estar matriculado na instituição em
que pretende cursar.
Assinale a sequência correta.
Analise as afi rmativas sobre as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico–Raciais
e para o Ensino de História e Cultura Afro–Brasileira e
Africana.
I. As Instituições de Ensino Superior devem incluir
disciplinas em suas matrizes curriculares voltadas
para a Educação das Relações Étnico–Raciais.
II. Os sistemas de ensino devem tomar providências
para garantir professores competentes no domínio
de conteúdos de ensino e comprometidos com a
educação de negros e não negros, sendo capazes
de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem
desrespeito e discriminação.
III. Os casos que caracterizem racismo serão tratados
como crimes imprescritíveis e inafi ançáveis, conforme
prevê o art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.
IV. O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares,
por parte das instituições de ensino, será considerado
na avaliação das condições de funcionamento do
estabelecimento.
É correto apenas o que se afirma em
Com base no que dispõe a Lei n. 9.795, de 1999, são
objetivos da Educação Ambiental a serem concretizados
conforme cada fase, etapa, modalidade e nível de ensino:
I. desenvolver a compreensão integrada do meio
ambiente em suas múltiplas e complexas relações
para fomentar novas práticas sociais e de produção e
consumo.
II. estimular a mobilização social e filiação política
partidária para o fortalecimento da consciência crítica
sobre a dimensão socioambiental.
III. incentivar a participação individual e coletiva na
preservação do equilíbrio do meio ambiente.
IV. fomentar e fortalecer a integração entre ciência e
tecnologia, visando à produção de bens de consumo
que atendam às demandas de mercado.
Analise as afirmativas acima e, em seguida, assinale a
opção correta.
A respeito da Educação no contexto da Constituição Federal, assinale a opção incorreta.
A respeito do entendimento sobre participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, assinale a opção que determina o conceito.
Com relação ao uso dos computadores e da internet nas
escolas, tem–se que a existência de Professor Orientador
em Informática na Educação – Poie aparece em 28% das
escolas e esta impacta sensivelmente na quantidade de
professores que fazem uso pedagógico dos computadores,
com ou sem alunos. O gráfico mostra que, em 61% das
escolas, os professores fazem uso pedagógico com aluno.
Já se considerarmos apenas as escolas com a presença
do Poie, o uso com alunos sobe para 85%.
Em relação ao uso da Tecnologia da Informação e da
Comunicação no contexto educacional, tendo como
referência o trecho acima, assinale a opção incorreta.
Entre as afirmativas a seguir sobre a implementação da Educação Integral, assinale a incorreta.
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) se desenvolve por meio da(o):
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das
Relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e
Cultura Afro–Brasileira e Africanas constituem–se de orientações,
princípios e fundamentos para o planejamento,
execução e avaliação da Educação, para a formação de
cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e
pluriétnica do Brasil.
Nesse contexto, é correto afirmar:
Analise a tabela acima e julgue os itens a seguir. Ao final, assinale a opção correta.
I. considerando–se o número de crianças de 7 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, o índice de atendimento
dessa faixa etária (taxa de escolarização líquida) aumentou de 86% para cerca de 91% entre 1991 e 1996.
II. as diferenças regionais estão diminuindo, pois nas regiões Norte e Nordeste a taxa de escolarização líquida passou a
90%, portanto aproximando–se da média nacional.
III. se considerarmos o número de crianças de 7 a 14 anos efetivamente matriculadas, a taxa de atendimento está muito
próxima de uma universalização real do atendimento em todas as regiões brasileiras.
IV. o número total de matrículas no ensino fundamental, na maioria das situações, é superior à população de crianças de
7 a 14 anos.
A relação Currículo e Diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares, além de ser encontrado na regulação do setor educacional. Assinale a opção que melhor completa a sentença: Assumir a diversidade do currículo significa
Podemos considerar como instrumento de participação popular no planejamento e na organização da educação nacional a gestão democrática do ensino público, pois a Constituição Federal de 1988 coloca, em seu artigo 206, inciso VI, sua exigência. A participação popular, neste sentido, ocorre quando: