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A respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica, assinale a opção incorreta,

Analise as afirmativas sobre a organização e estrutura dos

sistemas de ensino brasileiro, assinalando V (Verdadeiro)

ou F (Falso).



( ) A educação escolar compõe–se de Educação Básica e

ducação Superior.

( ) A Educação Básica é constituída pela educação

infantil, ensino fundamental e ensino médio.

( ) No Brasil, devido à existência de comunidades

indígenas em algumas regiões, há a oferta de

educação escolar bilíngue e intercultural aos povos

indígenas.

( ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos,

Educação Profissional, Educação a Distância são

modalidades de ensino.

( ) A Educação Superior abrange cursos sequenciais nos

diversos campos do saber, cursos de graduação, de

pós–graduação e de extensão.



Assinale a sequência correta.

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, assinale a opção correta.

Analise as afi rmativas sobre o Programa Universidade

para Todos – Prouni, assinalando V (Verdadeiro) ou F

(Falso).



( ) Tem como finalidade a concessão de bolsas de

estudo integrais e parciais em cursos de graduação

e sequenciais de formação específica, em instituições

privadas de educação superior.

( ) Oferece, em contrapartida, isenção de alguns tributos

às instituições de ensino que aderem ao Programa.

( ) É dirigido aos estudantes provenientes da rede pública,

independentemente da renda, e aos da rede privada

com renda familiar inferior a três salários mínimos.

( ) Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas

no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a

inscrição gratuita e feita exclusivamente pela internet.

( ) Para obter a bolsa do Prouni, o candidato necessita

fazer o vestibular e estar matriculado na instituição em

que pretende cursar.



Assinale a sequência correta.

Analise as afi rmativas sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro–Brasileira e Africana.

I. As Instituições de Ensino Superior devem incluir disciplinas em suas matrizes curriculares voltadas para a Educação das Relações Étnico–Raciais.
II. Os sistemas de ensino devem tomar providências para garantir professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem desrespeito e discriminação.
III. Os casos que caracterizem racismo serão tratados como crimes imprescritíveis e inafi ançáveis, conforme prevê o art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.
IV. O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, será considerado na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.

É correto apenas o que se afirma em

Com base no que dispõe a Lei n. 9.795, de 1999, são

objetivos da Educação Ambiental a serem concretizados

conforme cada fase, etapa, modalidade e nível de ensino:



I. desenvolver a compreensão integrada do meio

ambiente em suas múltiplas e complexas relações

para fomentar novas práticas sociais e de produção e

consumo.

II. estimular a mobilização social e filiação política

partidária para o fortalecimento da consciência crítica

sobre a dimensão socioambiental.

III. incentivar a participação individual e coletiva na

preservação do equilíbrio do meio ambiente.

IV. fomentar e fortalecer a integração entre ciência e

tecnologia, visando à produção de bens de consumo

que atendam às demandas de mercado.



Analise as afirmativas acima e, em seguida, assinale a

opção correta.

A respeito da Educação no contexto da Constituição Federal, assinale a opção incorreta.

A respeito do entendimento sobre participação popular no planejamento e na organização da educação nacional, assinale a opção que determina o conceito.

Com relação ao uso dos computadores e da internet nas

escolas, tem–se que a existência de Professor Orientador

em Informática na Educação – Poie aparece em 28% das

escolas e esta impacta sensivelmente na quantidade de

professores que fazem uso pedagógico dos computadores,

com ou sem alunos. O gráfico mostra que, em 61% das

escolas, os professores fazem uso pedagógico com aluno.

Já se considerarmos apenas as escolas com a presença

do Poie, o uso com alunos sobe para 85%.

Em relação ao uso da Tecnologia da Informação e da

Comunicação no contexto educacional, tendo como

referência o trecho acima, assinale a opção incorreta.

Entre as afirmativas a seguir sobre a implementação da Educação Integral, assinale a incorreta.

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) se desenvolve por meio da(o):

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro–Brasileira e Africanas constituem–se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, para a formação de cidadãos conscientes e atuantes no contexto multicultural e pluriétnica do Brasil.
Nesse contexto, é correto afirmar:

Analise a tabela acima e julgue os itens a seguir. Ao final, assinale a opção correta.

I. considerando–se o número de crianças de 7 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, o índice de atendimento dessa faixa etária (taxa de escolarização líquida) aumentou de 86% para cerca de 91% entre 1991 e 1996.
II. as diferenças regionais estão diminuindo, pois nas regiões Norte e Nordeste a taxa de escolarização líquida passou a 90%, portanto aproximando–se da média nacional.
III. se considerarmos o número de crianças de 7 a 14 anos efetivamente matriculadas, a taxa de atendimento está muito próxima de uma universalização real do atendimento em todas as regiões brasileiras.
IV. o número total de matrículas no ensino fundamental, na maioria das situações, é superior à população de crianças de 7 a 14 anos.

A relação Currículo e Diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares, além de ser encontrado na regulação do setor educacional. Assinale a opção que melhor completa a sentença: Assumir a diversidade do currículo significa

Podemos considerar como instrumento de participação popular no planejamento e na organização da educação nacional a gestão democrática do ensino público, pois a Constituição Federal de 1988 coloca, em seu artigo 206, inciso VI, sua exigência. A participação popular, neste sentido, ocorre quando:

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