Analise as afi rmativas sobre as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação das Relações Étnico–Raciais
e para o Ensino de História e Cultura Afro–Brasileira e
Africana.
I. As Instituições de Ensino Superior devem incluir
disciplinas em suas matrizes curriculares voltadas
para a Educação das Relações Étnico–Raciais.
II. Os sistemas de ensino devem tomar providências
para garantir professores competentes no domínio
de conteúdos de ensino e comprometidos com a
educação de negros e não negros, sendo capazes
de corrigir posturas, atitudes, palavras que impliquem
desrespeito e discriminação.
III. Os casos que caracterizem racismo serão tratados
como crimes imprescritíveis e inafi ançáveis, conforme
prevê o art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988.
IV. O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares,
por parte das instituições de ensino, será considerado
na avaliação das condições de funcionamento do
estabelecimento.
É correto apenas o que se afirma em