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O texto I, ao tratar das relações de trabalho, no período que antecedeu à Primeira Revolução Industrial, classifica-as como essencialmente agrárias e constituídas dentro do âmbito familiar. Para justificar seus argumentos, no terceiro e no quarto parágrafos o autor se utiliza de uma sequência de enunciados nos quais a maioria dos verbos se classifica como

A textualidade é o resultado das características que fazem com que possamos diferenciar um amontoado de frases e/ou imagens sem sentido de um texto (COSTA VAL, 1991). Beaugrande e Dressler (1983) explicam que são sete os fatores responsáveis pela textualidade. Nesta compreensão, dentre tais fatores, há um, de natureza pragmática, segundo o qual há referência ao que tais autores chamam de “um já dito", ilustrado na charge acima através das expressões “Jaspion" e “Máquina de escrever". Trata-se da

Atente aos diálogos estabelecidos na charge: “FILHO IPAD, PRA VOCÊ” e “FIO, OCÊ VAI E PEDI...” e julgue as afirmações abaixo. I- Embora construída partir da variante coloquial da linguagem – marcada por falantes de estratos sociais de menor nível de letramento – a segunda fala apresenta rigor formal no tocante à pontuação. II- Há um flagrante desvio de pontuação na primeira fala. III- O efeito de sentido, responsável por gerar a atmosfera de humor na charge, está precisamente na semelhança do jogo fônico-gráfico entre E PEDI e IPAD. IV- Do ponto de vista temático, o texto ilustra a charge. Está CORRETO o que se afirma apenas em

Sobre a Lei 9394/96, marque a alternativa que julgar CORRETA:


Caracterizam-se como público alvo do Atendimento Educacional Especializado:

I- Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.

II- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

III- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

IV- Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

V- Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos definitivo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

De acordo com o Guia Prático do Cuidador são tarefas concernentes ao Cuidador: I- Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde. II- Estimular e ajudar na alimentação. III- Comunicar à família sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada. IV- Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada. V- Administrar as medicações, conforme orientação da equipe de saúde e da família. Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Sobre acessibilidade marque a alternativa CORRETA.


obrigatoriamente por rampas.

A redação da expressão “Parabéns trabalhador”, extraída da charge do texto II, da forma como se apresenta, de acordo com a norma culta da língua, apresenta erro(s)

Leia com cuidado as assertivas abaixo acerca da charge do texto III e, em seguida, responda o que se pede.

I- Pode-se deduzir, com base nas pistas semânticas, propostas na charge, que a categoria dos taxistas, principal concorrente do transporte urbano de passageiros, via aplicativo Uber, não vem reconhecendo as facilidades que os avanços tecnológicos que deste aplicativo decorrem, bem como o benefício para a população que se utiliza deste serviço.

II- É possível se afirmar, dentre muitas interpretações propostas, que uma das intenções comunicativas implícitas no discurso do chargista seja de provocar a categoria dos taxistas a buscar novos mecanismos de atualização, facilidades tecnológicas e/ou de competividade na sua área profissional.

III- Jamais se pode implicitar, na charge, o discurso das facilidades de acesso ao transporte de passageiros via Uber, através do avanço tecnológico presente no serviço e com objetivos benéficos a população.

É CORRETO o que se afirma apenas em

Com base na leitura dos textos IV e V, julgue cada uma das assertivas abaixo e, em seguida, responda o que se pede.

I- A constatação do autor do texto V de que, no Brasil, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) se reflete também em aumento da desigualdade social sugere a tese de que nem sempre o aumento da riqueza econômica tem se convertido em benefícios sociais.

II- A estratégia argumentativa utilizada para produção do texto V lança mão de dados estatísticos, aliados a causas e efeitos responsáveis pela desigualdade social em nosso país. Entretanto, a ausência de possíveis soluções para erradicar o problema, proveniente desses argumentos de autoridade, constitui uma das falhas do texto.

III- A temática denunciada na charge, texto IV, em nada se relaciona com a proposta argumentativa do texto.

IV- Os programas sociais no Brasil, dentre os quais inclui-se o Bolsa Família, embora tenham sido responsáveis pela diminuição da desigualdade social, desviaram-se radicalmente de suas funções sociais, ao se ligarem apenas a instrumentos de manipulação político-eleitoreira, conforme denuncia o texto V.

Está CORRETO o que se afirma apenas em

A partir da leitura do texto VII supracitado, que trata das implicações do uso indevido das redes sociais, é possível afirmar que

I- a palavra ágora, proveniente do grego, refere-se às praças públicas onde se realizavam assembleias, tendo seu significado se estendido a outros locais de reunião ou discussão. Por essa razão, no texto, o autor usou a expressão “essa ágora virtual" como um recurso de coesão referencial, para se referir ao Facebook, revelando também o mecanismo da metáfora.

II- no texto, palavras pertencentes a diferentes classes gramaticais, a exemplo de “primeiro" (numeral), “depois" (advérbio) e “por fim" (locução prepositiva) assumem uma função comum – a de sequenciadores textuais, papel normalmente exercido pelas conjunções.

III- a estrutura linguística “as empresas por trás delas (das redes) passaram a admitir os problemas do seu crescimento" (L. 14) deixa implícita a ideia de que não mais existirão problemas como os elencados, a exemplo da proliferação de notícias falsas, da intolerância ou do uso distorcidamente político que se prolifera nas plataformas.

É VERDADEIRO o que se afirma apenas na(s) proposição(ões):

Sobre a Educação Especial na Lei 9394/96 preencha os parênteses com V para verdadeiro e F para falso:

( ) Entende por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento.

( ) O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

( ) A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a quatro anos, durante a educação infantil.

( ) Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial.

A alternativa com preenchimento CORRETO é

Sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE) leia as questões a seguir e, em seguida, responda o que se pede.

I- A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional.

II- O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.

III- Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência. Caso o professor não a tenha, esta deverá ser realizada em serviço.

IV- O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE e prever a sua organização apenas no caso de a escola receber alunos que precisem dessa modalidade de ensino.

V- Serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto nº 6.571/2008, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.

Está CORRETO o que se afirma apenas em:

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