Atente aos enunciados abaixo, extraídos do texto I e, em seguida, responda o que se pede. I- “Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras”. II- “O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue”. III- “A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe...”. A partícula “que”, nas três situações propostas acima, exerce, respectivamente, a função sintática de estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.
As expressões “A volta da máquina de escrever, do seriado Jaspion” funcionam, do ponto de vista sintático, em relação a sentença “nós taxistas queremos o fim do Uber”, como
O parágrafo abaixo transcrito, retirado do artigo "Previdência será reformada?", embora seja constituído de um único período, apresenta diferentes mecanismos de articulação oracional. Ou seja, é um período composto, formado pelos processos de coordenação e de subordinação. Leia-o com atenção, de modo a responder ao que se pede.
“Num país em que um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza, custa crer que parcelas mais esclarecidas da sociedade ainda não se tenham convencido de que a reforma da previdência é indispensável, de que é preciso combater os benefícios de uma casta e de que é necessário evitar uma rejeição da reforma, que prejudicaria particularmente os pobres". (citação de Maílson da Nóbrega - Jornal Correio da Paraíba, 31/12/17)
As orações introduzidas pelos conectores: em que; de que e que se classificam, respectivamente, como orações subordinadas
No Microsoft Excel 2016, podemos adicionar proteção a uma planilha. Assinale a opção que NÃO aparece disponível quando clicamos em Arquivo > Informações > Proteger Pasta de Trabalho:
NÃO é uma característica comumente encontrada na maioria dos serviços na nuvem:
Com relação à Declaração de Salamanca, leia as afirmações seguintes:
I- Documento elaborado na Conferência Mundial sobre Educação Especial, em Salamanca, na Espanha, em 1990, com o objetivo de fornecer diretrizes básicas para a formulação e reforma de políticas e sistemas educacionais de acordo com o movimento de inclusão.
II- Acredita e proclama que toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas.
III- Demanda que todos os governos desenvolvam projetos de demonstração e encorajem intercâmbios em países que possuam experiências de escolarização inclusiva.
IV- Demanda que todos os governos garantam, no contexto de uma mudança sistêmica, programas de treinamento de professores durante a formação, incluam a provisão de educação especial dentro das escolas inclusivas.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Com relação às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) é CORRETO afirmar que
Sobre Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, leia as questões a seguir e marque a alternativa CORRETA.