O trabalho psicopedagógico perpassa pela instituição escolar, ao cumprir a sua função social, que é socializar os conhecimentos disponíveis, promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos e estabelecer a construção de regras e valores no seu contexto interno, assim construindo um projeto social mais amplo, estendendo-se para a sociedade.
Destaque com (c) as afirmativas corretas e (e) as alternativas erradas no que se refere ao papel da instituição escolar com base nas teorias da psicopedagogia:
( ) “Eu não acho que a aprendizagem esteja restrita à escola. Eu acho que esta é a melhor forma de se transmitir algumas aprendizagens, mas não é só na escola que se aprende. A aprendizagem acontece no sujeito (...). A cultura, o que faz é, de todos os objetos culturais, selecionar alguns e os transformar, então, em objetos pedagógicos, no sentido de que são geradores de conduta ou estimulantes para fazer este sujeito expressar na cultura". (VISCA, 1991)
( ) A adaptação na escola, para a psicanalista Dolton, é sinal de saúde da criança, que aceita a mentira mutiladora que a escolaridade a aprisiona. (1990)
( ) Mannoni e Dolton destacam que a escola pode ser geradora de neuroses. Afirma Mannoni: “A escola, depois da família, converteu- e hoje, no lugar escolhido para fabricar neuroses, que são tratadas, posteriormente, em escolas paralelas chamadas hospitais de dia". Dolton ressalta “É necessário dizer que a adaptação escolar é, agora, salvo com raras exceções, um sintoma de neurose".
( ) Pensar a escola à luz da psicopedagogia, significa considerar os aspectos metodológicos, relacionais e socioculturais englobando especificamente o ponto de vista de quem aprende. (VIGOTSKY, 1990)
( ) Weiss (1991) destaca: “ Existem diferentes enfoques em relação ao que se entende por psicopedagogia na escola. Adotarei a posição de considerá-la como um trabalho em que se busca a melhoria das relações com a aprendizagem, assim como a melhor qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e educadores".
Indique a opção que contém a sequência CORRETA:
Sobre a ética do psicopedagogo: “O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios, normas e valores ponderados à boa conduta profissional, estabelecendo diretrizes para o exercício da Psicopedagogia e para os relacionamentos internos e externos à ABPp – Associação Brasileira de Psicopedagogia".
Analise os itens abaixo, relacionados ao Capítulo 3 – Do exercício das atividades psicopedagógicas:
I- Artigo 6ª - Estarão em condições de exercício da Psicopedagogia os profissionais graduados e/ou pós-graduados em Psicopedagogia – especialização “lato sensu" - e os profissionais com direitos adquiridos anteriormente à exigência de titulação acadêmica e reconhecidos pela ABPp. É indispensável ao psicopedagogo submeter-se à supervisão psicopedagógica e recomendável processo terapêutico pessoal.
II- Parágrafo 1º O psicopedagogo, ao promover publicamente a divulgação de seus serviços, deverá fazê-lo de acordo com as normas do Estatuto da ABPp e os princípios deste Código de Ética.
III- Parágrafo 2º Os honorários deverão ser tratados previamente entre o cliente ou seus responsáveis legais e o profissional. IV- Artigo 7º O psicopedagogo está obrigado a respeitar o sigilo profissional, protegendo a confidencialidade dos dados obtidos em decorrência do exercício de sua atividade e não revelando fatos que possam comprometer a intimidade das pessoas, grupos e instituições sob seu atendimento. Não passar para o cliente, família e professores fato que tenha conhecimento para os envolvidos no atendimento, dando a conotação de quebra de sigilo profissional.
V- Parágrafo 2º O psicopedagogo se revelará como testemunha, fatos de que tenha conhecimento no exercício de seu trabalho e também depor perante a autoridade judicial.
Está (ão) CORRETO (s) apenas
Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:
Analise os períodos abaixo, com atenção para o processo de combinação das orações
I- É tentador atribuir esse fenômeno a fatores específicos ao Brasil.
II- Não chega a surpreender que a confiança nas instituições investigadoras, e nos que conduzem a Lava Jato, esteja começando a cair.
Nesses períodos, a oração subordinada em destaque assume a função sintática de
O título de um texto anuncia o tema a ser abordado, marca o posicionamento do autor e também o tom (se crítico, irônico, humorístico, objetivo) do texto; sendo, portanto, um fator de coerência textual. Observe os títulos a seguir, de modo a avaliar a sua adequação ao conteúdo do texto:
A respeito da combinação das palavras, deduz-se que
I- o vocábulo “valores", em Homem de valores, produz o efeito de ambiguidade; ao fazer tal escolha, o autor não só se refere diretamente à quantia paga por votos pelo deputado Eduardo Cunha; como, sutilmente, alude à desqualificação de caráter desse deputado.
II- o mesmo efeito irônico provocado pela anteposição do adjetivo em “Poderoso Paulo Rabelo!" é reproduzido na expressão que dá título à nota jornalística Fina Ironia; desta vez, por meio da anteposição do adjetivo, o autor denuncia o tom crítico do texto.
III- tendo em vista a função denotativa do texto jornalístico, o título Saúde Frágil, ao contrário dos títulos 1 e 2, anuncia, sem qualquer nuance de dubiedade semântica, o tema da matéria – as implicações aos envolvidos em ilícitos, ou seja, os malefícios à sua saúde, sequela provocada em virtude das delações divulgadas.
É(são) falsa(s) apenas a(s) afirmação(ões):
Maria, Júlia e Clara fizeram o mesmo concurso, porém para cargos distintos (cargo A, cargo B e cargo C, não necessariamente nessa ordem). No dia da prova, elas foram com vestidos de cores diferentes (cinza, laranja e rosa) e cada uma levou uma bebida para tomar enquanto fazia a prova (água, refrigerante e suco).
Sabe-se que:
- A menina que fez o concurso para o cargo B levou suco.
- O vestido de Clara não é laranja.
- A garota do vestido cinza levou água.
- Maria, que prestou concurso para o cargo A, não levou refrigerante.
- Júlia não prestou concurso para o cargo C.
É CORRETO afirmar que:
Em uma sala de aula há 95 alunos. Dentre esses alunos, sabe-se que o dobro do número de mulheres é igual ao triplo do número de homens. Quantas mulheres há a mais do que homens nessa sala de aula?
Com base em Oliveira (1993) o ato de ensinar e aprender, em algumas culturas é expresso por apenas uma palavra, então foi escolhida, a palavra aprendizado, em português, por ser a que mais se aproxima de uma palavra capaz de expressar as ações de ensinar e aprender, ao mesmo tempo.
De acordo com os estudos da psicopedagogia, assinale a afirmativa CORRETA:
De acordo com Terkesen (1980) “A família é um pequeno grupo social composto por indivíduos, relacionados uns aos outros em razão de fortes lealdades e afetos recíprocos, ocupando um lar ou conjunto de lares que persiste por anos e décadas. Entra-se na família através do nascimento, adoção ou casamento e deixa-se de fazer parte dela apenas pela morte".
Com base nos estudos realizados sobre a família e seu papel frente aos problemas de aprendizagem, assinale (v) para verdadeiro e (f) para falso.
( ) As mudanças sociais nas sociedades ocidentais exigem uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho, transformando os papéis parentais, consequentemente surgiu a necessidade de uma maior divisão das responsabilidades na educação dos filhos. Assim, a educação, algumas vezes, é deixada a cargo de sistemas extrafamiliares como creches e escolas, cujas crianças passam a frequentá-las mais cedo.
( ) Na atualidade, a escola acrescentou ao seu papel instrucional a função socializadora, pela falta de brincadeiras de ruas e vizinhança, além da preparação para a complexidade da sociedade contemporânea, que exige do sujeitos cada vez competências mais sofisticadas.
( ) A relação entre o sistema educacional e sistema familiar não tem relevância para os processos de aprendizagem, apenas interferem nas dificuldades e no estresse de alunos, professores e familiares.
( ) A criança suficientemente boa, de acordo com Terkelsen (1980), “é que está apta a se engajar mútua e reciprocamente com as figuras parentais aprendendo sequências de comportamentos que simultaneamente promovem o atingimento das suas necessidades de desenvolvimento tanto quanto aos seus pais".
( ) As crianças espertas, inteligentes, vivas ou quietas, dóceis, afetuosas não apresentam problemas. Dado que a maioria das dificuldades aparecem no domínio da escola porque se referem a habilidades específicas, é frequente que ao serem detectadas sejam vistas como “criação" da professora, má vontade da criança ou exigências em demasia.
Destaque a sequência CORRETA:
Existem nos estudos psicopedagógicos fatores, conceitos e terminologias que explicam o motivo pelo qual a criança não consegue
aprender e se desenvolver pedagogicamente conforme o esperado. Podem ser conceituados como: dificuldades de aprendizagem, distúrbios de aprendizagem e transtornos de aprendizagem. Cada um poderá se apresentar no aluno com problemas de aprendizagem na escola.
Associe as duas colunas abaixo:
(1) Dificuldades de aprendizagem
(2) Distúrbios de aprendizagem
(3) Transtornos de aprendizagem
( ) São problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.
( ) É um impedimento psicológico ou neurológico para a linguagem oral ou escrita ou para condutas preceituais, cognitivas ou motoras.
( ) São sintomas que decorrem de obstáculos que aparecem no mesmo momento histórico em que está ocorrendo a aprendizagem, por sua vez, resultam de histórias vividas nas dimensões afetivas, cognitivas, sociais, orgânicas e funcionais.
( ) Identificam-se quando uma criança não consegue aprender com os métodos com os quais outras crianças aprendem, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para aprendizagem.
( ) Estão relacionados(as) a um grupo de dificuldades específicas e pontuais que se caracteriza pela presença de uma disfunção neurológica ou algum problema de saúde que a criança apresente.
Assinale a sequência CORRETA