“No conjunto de dificuldades de aprendizagem incluem-se muitas vezes crianças com deficiências na área cognitiva. Diferentemente dos distúrbios específicos de aprendizagem, que excluem o déficit cognitivo, as dificuldades de caráter mais generalizado acabam incluindo um subgrupo de crianças com problemas na área cognitiva." (FUNAYAMA)
De acordo com Garcia (1998), sobre as conceituações das dificuldades de aprendizagem, identifique as afirmativas com C (Certo) ou E (Errado):
( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes da deficiência mental.
( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes da ausência de escolarização.
( ) As dificuldades de aprendizagem não são decorrentes de problemas emocionais.
( ) Não existe co-ocorrência de dificuldades de aprendizagem com outros transtornos de desenvolvimento, da personalidade ou conduta.
( ) As crianças com dificuldades de aprendizagem não podem ser classificadas com deficiência na área intelectual.
Identifique a ordem CORRETA:
Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica em embasamento teórico, pois os aspectos conceituais dão o suporte à prática do ensinar e aprender. A psicopedagogia recorre a outras áreas. Julgue, sobre o assunto, as proposições abaixo:
I- Para Paín (1987) “nesse lugar do processo de aprendizagem coincidem um momento histórico, um organismo, uma etapa genética da inteligência e um sujeito associado a tantas outras estruturas teóricas, de cujas engrenagens se ocupam e preocupam a epistemologia, referimo-nos ao materialismo histórico, à teoria piagetiana da inteligência e à teoria psicanalítica de Freud, enquanto instauram a ideologia, a operatividade e o inconsciente".
II- Para Fernández (1985) “La epistemologia genética, así como el psicanalisis, som necessários para la teoria psicopedagógica". Portanto, tais teorias se confundem e se misturam.
III- Para Visca (1987) “A psicopedagogia foi se perfilando como um conhecimento independente e complementar, por assimilação recíproca das contribuições das escolas psicanalíticas, piagetianas e da psicologia social de Pichón-Rivière".
IV- As áreas destacadas de conhecimento respondem especificamente à problemática da aprendizagem humana, porém não fornecem meios para refletir cientificamente e operar no campo psicopedagógico.
Estão CORRETAS apenas
Sobre a Educação Inclusiva destaca-se que: “o respeito a diversidade, efetivado no respeito às diferenças, impulsiona ações de cidadania voltadas ao reconhecimento de sujeitos de direitos, simplesmente por serem seres humanos. Suas especificidades não devem ser elemento para construção de desigualdades, discriminações ou exclusões, mas sim, devem ser norteadas de políticas afirmativas de respeito à diversidade, voltadas para a construção de contextos sociais inclusivos". (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO) O compromisso com a construção de sistemas educacionais inclusivos é norteado por documentos no âmbito internacional e na legislação brasileira através de dispositivos legais dando relevância para a construção de uma sociedade para todos.
Destaque com I os documentos internacionais e com N os documentos nacionais que garantem os sistemas educacionais inclusivos:
( ) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) e Declaração de Jomtien (1990).
( ) Constituição Federal (1988) e Convenção Interamericana para todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas com Deficiência (2001).
( ) Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
( ) Declaração de Salamanca (1994) e Convenção da Guatemala (1999).
( ) Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência (1999), o Plano Nacional de Educação (2001) e Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001).
Marque a ordem CORRETA:
Numa sala da Educação Infantil duas crianças com 3 anos dialogam. Num determinado momento uma criança brinca com um avião e pergunta para a outra:
- Maria, foi nesse avião que o seu pai aviou?
A professora interveio no mesmo momento:
- Não é aviou, é viajou.
Lucinha de imediato respondeu:
- Mas ele foi de avião tia!
Olhou para a Maria, que respondeu afirmativamente com a cabeça, Lucinha olha para a professora e fala:
- Tá vendo? Foi de avião.
Olhou para a amiga e falou:
- Maria foi nesse avião que seu pai aviajou?
(Texto adaptado SEBER, 1997)
Leia as hipóteses diagnósticas e destaque a alternativa CORRETA:
Um dos recursos de coesão textual responsáveis por retomar termos ou expressões precedentes é o emprego de pronomes relativos, alguns deles vindo antecedidos de preposição necessária. Tendo isso em vista, estabeleça a conexão entre as informações no texto a seguir, utilizando esse recurso.
A sequência CORRETA de preenchimento das lacunas com os pronomes relativos é:
Nos períodos abaixo estão em destaque orações que contribuem para a sequenciação lógica das ideias, promovendo, pois, a coerência textual:
I- Apesar de todos os participantes do estudo se mostrarem inicialmente saudáveis, os que estavam obesos apresentaram um risco de 96% maior de desenvolver “falência" cardíaca, 50% maior de apresentar doença nas coronárias e 7% maior de ter um acidente vascular cerebral. [...]
II- Para muitos especialistas, não adianta apenas monitorar diabetes, colesterol e hipertensão arterial sem buscar reduzir o peso de quem está obeso.
III- Para tentar controlar a obesidade, ainda não se inventou nada melhor que a combinação de uma alimentação adequada com o aumento da prática de atividades físicas.
IV- O médico pode optar por tratamentos complementares, mas a mudança de estilo de vida é central nessa história.
Marque a alternativa que apresenta o tipo de relação lógico-semântica inferido da combinação das orações:
No período abaixo exposto, que é o subtítulo do ensaio “A LUTA NAS EMPRESAS", uma estrutura se apresenta na voz passiva analítica:
Elisa e Carol vão promover juntas um evento de moda. As peças que comporão o desfile serão de duas lojas, uma de Elisa e outra de Carol. Elas observam que há 5 vestidos da loja de Elisa para cada 3 vestidos da loja de Carol. Sabendo que há 18 vestidos a mais da loja de Elisa, a quantidade total de vestidos que irão ser expostos nesse evento é
Devido às fortes tempestades que atingem Nova York, a equipe de meteorologistas de um aeroporto da cidade determinou:
“Se a tempestade não parar, então todos os voos deverão ser cancelados."
Sabendo que os controladores de voos seguem rigorosamente esta regulamentação, é CORRETO afirmar que
Diz a norma gramatical, em relação à concordância entre verbo e sujeito, que o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito da oração. Por outro lado, há usos variáveis da concordância, dentre os quais o do sujeito composto e o de expressões partitivas. Observe as regras abaixo e responda ao que se pede com relação aos exemplos que seguem:
- O sujeito composto leva o verbo para o plural, independentemente da posição em que apareça o sujeito; mas é possível a concordância com o núcleo mais próximo, se o sujeito vem após o verbo.
- Se o sujeito é representado por expressões partitivas, a concordância se dá com o núcleo, podendo também ser estabelecida com o substantivo que denota o conjunto.
I- A sustentação dos partidos, a exposição de suas ideias no rádio e na televisão e a atuação de seus parlamentares no Congresso vai/vão custar neste ano aos cofres públicos mais de 11 bilhões de reais. (Quanto custa a democracia -Veja, 04/10/17).
II- Na conta está / estão o fundo partidário, a renúncia de impostos para as emissoras que exibem as propagandas obrigatórias e os orçamentos da Câmara e do Senado. (Idem)
III- [...] Até os 5, 6 anos, a criança aprende em ritmo espantoso, e isso será valioso para toda a vida. Infelizmente, é uma fase que costuma ser negligenciada – famílias pobres não recebem orientação básica sobre como enfrentar o desafio de criar um bebê, falta/ faltam boas creches e pré-escolas e, sobretudo, o empurrão certo na hora certa. (Entrevista “Primeiro empurrão", Veja, 27/09/17).
IV- Cerca de 50% dos produtos oncológicos do mundo atualmente são consumidos pelos Estados Unidos. E metade deles especificamente pelo Medicare, o seguro de saúde gerido pelo governo para pessoas idosas. Quando há um novo produto para câncer no mundo, portanto, sabe-se de antemão que boa parte das vendas será / serão feita(s) para o governo dos Estados Unidos. (Entrev. “O médico que vale ouro", Veja, 04/10/17).
Após analisar como se concretizam as regras de concordância nos exemplos acima, NÃO admite (m) a variação da forma verbal apenas
Nos períodos abaixo listados, todas as orações em destaque são subordinadas. Mas em apenas um deles consta uma oração subordinada adjetiva, a saber:
A charge a seguir, publicada no período em que foi divulgado o preço cobrado nas clínicas particulares pela vacina da dengue, denuncia, através do diálogo entre os personagens, a dificuldade de quem precisa de tratamento, mas não tem condição de custeá-lo.
Com base na análise do segundo enunciado presente na charge, deduzimos que
I- existe uma falha estrutural no segundo enunciado, em virtude de a vírgula ter sido usada para separar o sujeito do predicado.
II- a vírgula presente no segundo enunciado é usada para marcar a supressão da forma verbal.
III- a opção pelo uso do verbo “cobrar" no subjuntivo sinaliza a possibilidade da existência de clínicas em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais, mesmo que ela não seja encontrada.
IV- o uso do verbo “cobrar" no presente do indicativo seria também adequado ao contexto, dada a existência de uma só clínica em que a vacina é vendida por um valor inferior a 300 reais.
Dentre as proposições acima podemos afirmar que está(ão) CORRETAS apenas as proposições:
Gabriel, Pedro e Marina são médicos e atendem ao todo 48 pacientes por dia. A quantidade de pacientes atendidos por Gabriel é a quarta parte da quantidade de pacientes atendidos por Marina. A partir dessas informações, classifique, logicamente, cada uma das afirmativas abaixo como verdadeira V ou falsa F.
( ) Gabriel atende menos de 10 pacientes por dia.
( ) Pedro atende pelo menos 2 pacientes por dia.
( ) Marina pode não atender pacientes.
( ) Pedro pode atender todos os pacientes.
( ) Gabriel e Pedro podem atender ao todo 15 pacientes por dia.
A sequência CORRETA dessa classificação, feita de cima para baixo, é
Em uma festa de casamento, o buffet era composto por entrada, prato principal e sobremesa. Após a festa, percebeu-se que todos os convidados comeram pelo menos um prato. Observou-se que 200 convidados comeram a entrada, 184 convidados comeram o prato principal e 192 comeram a sobremesa. Sabe-se ainda que 98 convidados comeram os três pratos, 119 convidados comeram entrada e prato principal, 152 convidados comeram entrada e sobremesa e 5 convidados comeram exclusivamente a sobremesa. Quantos convidados havia na festa?
Afirma Pain (1996): “Permitir a criança apropriar-se de um conhecimento é permitir-lhe fortificar seu ego, na medida em que ela pode se constituir em uma personalidade mais segura, mais dominante e mais responsável. " Portanto, aprender é apropriar-se de estruturas que se encontram no sujeito, estas capazes de absorver o sinal e apropriar-se para se transformar em um novo conhecimento.
Considerando as funções do psicopedagogo no Brasil, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Orientação de estudos
(2) Mediação dos conteúdos escolares
(3) Desenvolvimento do raciocínio lógico
(4) Estimulação da linguagem expressiva e compreensiva
(5) Desenvolvimento da capacidade psicomotora
( ) Através de jogos podemos promover um desenvolvimento cognitivo mais satisfatório do que a escola costuma ensinar, pois trabalha se com as estruturas de pensamento necessárias ao ato de aprender.
( ) Dá o suporte no domínio do esquema corporal, da estruturação espacial, da estruturação corporal, da coordenação motora grossa e fina e da lateralidade.
( ) Ajuda o aluno a aprender as condições necessárias para o seu próprio desenvolvimento cognitivo.
( ) Subsidia a organização da vida escolar da criança quando esta não sabe fazê-la espontaneamente.
( ) Fornece estratégias para o desenvolvimento da fala e a escrita, a linguagem gestual, a escuta e a leitura.
Assinale a sequência CORRETA: