Conhecer os fundamentos da Psicopedagogia implica em embasamento teórico, pois os aspectos conceituais dão o suporte à prática do ensinar e aprender. A psicopedagogia recorre a outras áreas. Julgue, sobre o assunto, as proposições abaixo:
I- Para Paín (1987) “nesse lugar do processo de aprendizagem coincidem um momento histórico, um organismo, uma etapa genética da inteligência e um sujeito associado a tantas outras estruturas teóricas, de cujas engrenagens se ocupam e preocupam a epistemologia, referimo-nos ao materialismo histórico, à teoria piagetiana da inteligência e à teoria psicanalítica de Freud, enquanto instauram a ideologia, a operatividade e o inconsciente".
II- Para Fernández (1985) “La epistemologia genética, así como el psicanalisis, som necessários para la teoria psicopedagógica". Portanto, tais teorias se confundem e se misturam.
III- Para Visca (1987) “A psicopedagogia foi se perfilando como um conhecimento independente e complementar, por assimilação recíproca das contribuições das escolas psicanalíticas, piagetianas e da psicologia social de Pichón-Rivière".
IV- As áreas destacadas de conhecimento respondem especificamente à problemática da aprendizagem humana, porém não fornecem meios para refletir cientificamente e operar no campo psicopedagógico.
Estão CORRETAS apenas