Dadas as afirmativas a respeito do que é estabelecido na Lei de
Diretrizes de Base da Educacional Nacional, Lei nº 9.394, de 20
de dezembro de 1996, a respeito da educação especial para
educandos com deficiência, transtornos globais do
desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação,
I. A oferta da educação especial tem início aos seis anos.
II. Para os superdotados, os sistemas de ensino assegurarão
aceleração para concluir o programa escolar em menor
tempo.
III. Não sendo possível a integração do educando com
deficiência nas classes comuns de ensino regular, o
atendimento educacional será feito em classes, escolas ou
serviços especializados.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Na escola, o Projeto Político-Pedagógico busca
Dadas as afirmativas sobre o Referencial Curricular Nacional para
a Educação Infantil,
I. Está organizado em três volumes.
II. Faz uma reflexão sobre creches e pré-escolas no Brasil.
III. Discute os processos de construção da identidade e
autonomia das crianças.
IV. Contém seis documentos referentes aos eixos de trabalho
orientados para a construção das diferentes linguagens pelas
crianças.
verifica-se que estão corretas
Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!
Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!
[...]
Disponível em:
É possível observar na letra da composição musical que o
enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito; para isso,
Dadas as afirmativas sobre o vocábulo saia no texto,
I. Pode ser classificado como “saia" = substantivo; “saia" = verbo.
II. É chamado de homônimo perfeito, pois apresenta uma
mesma grafia e uma mesma pronúncia.
III. Possui polissemia.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Os doze grandes olímpicos
Os doze grandes deuses do Olimpo eram deuses supremos
que sucederam aos Titãs. Primitivamente, o Olimpo designava o
cume de uma montanha, a maior montanha de maior altitude de
toda a Grécia, situado no Nordeste. Até mesmo na Ilíada,
essa ideia começa a desagregar-se para dar a noção de um outro
Olimpo, localizado algures num reino misterioso, em nível muito
superior ao de todas as outras montanhas da Terra. [...]
HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: M. Fontes, 1992, p. 22
O pronome demonstrativo presente na expressão essa ideia
funciona como elemento de substituição, uma vez que assegura a
cadeia referencial do texto. Assinale a alternativa cujo enunciado
representa a ideia retomada pela referida expressão.
Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou
desaparecemos. (Euclides da Cunha)
Disponível em:
Regras do jogo da Mega-Sena
Como jogar
São sorteados 6 números (dezenas) de um total de 60. O
apostador pode marcar de 6 a 15 dezenas em um volante. O valor
da aposta varia de acordo com o número de dezenas marcadas.
Disponível em:
Um volante da Mega-Sena com 10 dezenas assinaladas equivale
a quantos volantes com 6 dezenas assinaladas?
Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,
I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova
a melhoria da aprendizagem.
II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de
esclarecedor e de organizador de experiências significativas.
III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e
os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa
(2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de
saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas
narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo
I. envolve elementos culturais.
II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a
serem transmitidos aos educandos.
III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de
mundo de uma determinada sociedade.
Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos
fragmentos textuais,
I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função
sintática de adjunto adnominal.
II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das
desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de
cura por meio da energia das plantas estão presentes dois
apostos explicativos.
III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração
subordinada adverbial consecutiva.
IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de
coesão referencial catafórica.
verifica-se que está(ão) correta(s)
[...]
O professor amanheceu em Caratinga, vindo num ônibus São
Paulo – Salvador, que tinha tomado em Leopoldina. Demorara a
se decidir, e agora, quando estava prestes a concluir seu intento,
titubeava. Seria pecado matar a cobra que tinha se instalado sob
a cama? Não seria aquela a Serpente do Paraíso? Aquela cujo
veneno o asfixiava pouco a pouco? E se, não tendo coragem para
matar a cobra com suas próprias mãos, contrata-se alguém para
fazer, seria pecado? Estava ali, num restaurante à beira da
Rio-Bahia, um maço de notas no bolso esquerdo do paletó, pronto
para entregá-lo aquele que poria fim a seus infortúnios, àquele que
daria cabo à caninana. Estaria agindo errado? Quem pode saber?
Deus não nos manda mensagens se estamos ou não no caminho
justo. É o remorso que os indica. É a culpa que nos suplicia.
Quantas noites sem dormir passaram, tentando decifrar sinais que
nunca chegavam [...]
RUFFATO, Luiz. O segredo. in: Os sobreviventes. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000 p. 76
Dadas as afirmativas sobre as características do fragmento desse
conto, considerando que o escritor propõe uma espécie de
aproximação entre os dilemas das personagens e o leitor,
I. O narrador entremeia na sua fala os pensamentos da
personagem, de modo a compor um discurso único.
II. A presença de perguntas no fragmento, o chamado discurso
indireto livre, é considerada um aspecto que aproxima o leitor
dos dilemas da personagem.
III. O dilema vivido pela personagem remete a um embate entre
o desejo pessoal de vingança e os valores que cercaram sua
formação.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Aprenda a escolher o corte certo da carne
Coxão mole, patinho, alcatra... O boi se divide em 21 cortes e, na
hora do preparo, a escolha certa faz toda a diferença! Entenda
quais são as carnes de "primeira" e de "segunda" para seus
pratos.
Você vai ao açougue e encontra uma vitrine repleta de peças
de carne. À primeira vista, qualquer uma delas parece servir
perfeitamente para aquele suculento picadinho… Só que não!
O boi é dividido em 21 partes e seus cortes são classificados
como “de primeira” (macios e mais caros) e “de segunda” (mais
duros e baratos), e cada tipo é indicado para uma receita
específica. “O valor nutritivo dos diferentes tipos de carne é
praticamente o mesmo. A diferença está na maciez e na
quantidade de nervo e gordura”, afirma a nutricionista Clorisana
Abreu. O músculo, por exemplo, fica numa parte do corpo do
animal que exige mais esforço. Daí, as fibras enrijecem e
deixam o corte endurecido. Já o filé-mignon está localizado numa
parte menos usada do boi – por isso é o tipo mais macio. [...]
Disponível em:
No período destacado O músculo, por exemplo, fica numa parte
do corpo do animal que exige mais esforço, justifica-se o
emprego das vírgulas por
Dados os argumentos,
I. Premissas
p: Os coalas são mamíferos.
q: Nenhum mamífero nasce do ovo.
Conclusão
r: Nenhum coala nasce do ovo.
II. Premissas
p: No meu trabalho existem homens e mulheres.
q: Existem mulheres que gostam de futebol.
Conclusão
r: No meu trabalho há mulheres que gostam de futebol.
III. Premissas
p: Existem pessoas solidárias.
q: Pessoas solidárias são inteligentes.
Conclusão
r: Existem pessoas inteligentes.
verifica-se que é(são) válido(s)
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a
obrigatoriedade do estudo
I. da história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de
ensino fundamental;
II. da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino
médio;
III. de gênero nos estabelecimentos de ensino médio.
verifica-se que está(ão) correta(s)