Com relação à Lei de Improbidade Administrativa, Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, assinale a opção incorreta.
As declarações abaixo foram feitas sobre uma Universidade nos Estados Unidos. Qual delas apresenta um erro gramatical?
Qual das opções abaixo apresenta a forma gramatical correta?
As organizações possuem estruturas formais e informais. Dadas as afirmativas seguintes, I. A estrutura formal é representada pelo organograma. II. A comunicação na estrutura formal é feita por meio de linhas existentes no organograma. III. A estrutura linear é um tipo de estrutura formal baseada na organização dos antigos exércitos. IV. Enquanto a organização formal limita-se aos assuntos específicos da empresa, a informal amplia-se a todos os interesses comuns das partes envolvidas. V. A organização informal estimula a comunicação ativa, dinâmica e efetiva. verifica-se que estão corretas
O organograma visa desenhar as estruturas organizacionais de maneira simples e menos complexa. Dadas as afirmativas seguintes, I. O objetivo do organograma é representar a organização formal. II. Permite visualizar os órgãos de linha. III. Deve ser simples, conter o essencial e desejável para a compreensão da estrutura organizacional. IV. Precisa ser o mais atualizado possível. V. Demonstra a valência dos órgãos em termos hierárquicos. verifica-se que estão corretas
Arquivamento é o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. O método de arquivamento corresponderá à forma em que os documentos serão armazenados, visando sua localização futura. O método de arquivamento organizado de acordo com o setor ou local onde foram produzidos é o
Dadas as afirmativas seguintes sobre redação de documentos, I. Oficio – é um tipo de documento expedido para autoridades com a finalidade de tratar assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e com particulares. II. Aviso – é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. Trata de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. III. Quanto a sua forma, o aviso não acrescenta o vocativo, que invoca o destinatário. IV. No aviso não há cabeçalho ou rodapé. V. Memorando – quanto a sua forma, segue o modelo do padrão oficio, diferenciando o destinatário, que deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. verifica-se que estão corretas
Faz parte do trabalho do profissional Secretário Executivo receber toda a correspondência e prepará-la para ser recebida pelo executivo. Isto significa que este profissional deve I. verificar se todos os destinátarios daquela correspondência rubricaram-na dando ciência sobre o assunto; II. verificar e classificar toda a correspondência que chegar às suas mãos; III. assinalar pontos importantes na correspondência recebida; IV. organizar o controle de correspondência por ordem cronológica. Verifica-se que
Considera-se arquivo o conjunto de documentos independente da natureza, acumulado por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada. Dadas as afirmativas seguintes,
I. Arquivo permanente – conjunto de documentos preservados em definitivo em razão da sua valência.
II. Arquivo regional – arquivo encarregado de arquivos de uma região.
III. Arquivo setorial – arquivo acumulado por um determinado setor de uma administração. Não está tecnicamente subordinado a um arquivo central.
IV. Arquivo público – arquivo produzido por uma instituição pública no exercício de suas funções.
V. Arquivo privado – Arquivo produzido por pessoa física ou jurídica de direito privado.
Verifica-se que estão corretas
Mediante a complexidade do mundo das organizações, o profissional de secretariado precisa cada vez mais estar capacitado para a tomada de decisão, gerenciamento, processos e assessorar com eficácia os administradores, porque I. a área secretarial tem ganhado maior importância e autonomia no interior das organizações, em razão da atuação dos seus profissionais no gerenciamento das informações que interfere diretamente no processo decisório; II. o profissional secretário passou a exercer apenas a função de “executor de tarefas” e a desempenhar um papel de consultor, facilitador, assessor e empreendedor; III. o profissional secretário transformou-se em um assistente do negócio, assumindo responsabilidades sem supervisão e ampliando seu poder de decisão; IV. o profissional secretário que, além de ter habilidades de escritório, assume responsabilidades e é capaz de tomar decisões no seu campo de atuação. Verifica-se que
Dadas as proposições seguintes quanto ao relacionamento interpessoal, I. As divergências e as “brigas” internas podem ser resolvidas com um bom treinamento e atividades grupais. II. Quando a organização enfrenta problemas de relacionamento, compete à área de Recursos Humanos, juntamente com a gerência, sanar a dificuldade o quanto antes para não comprometer o clima de trabalho. III. O secretário executivo, quando se vê envolvido numa “briga” entre colegas, deve tomar partido da pessoa que acha ter razão. IV. A conduta isenta e imparcial da secretária executiva contribui para um melhor relacionamento interpessoal e clima de trabalho, mesmo que isso fira os sentimentos dos colegas que procuram o seu apoio quando estão em situação de divergência com outro colega. verifica-se que são corretas apenas
Qual a opção que apresenta um advérbio na oração?
Leia o e-mail e responda as questões 38 e 39.
November 26, 2010
Mr. James G. Webb
Delon Hampton & Associates
800 K Street, N.W., Suite 720
Washington, DC 20001-8000
webb@delon.com
Dear Mr. Webb:
Thank you so much for taking time from your busy
schedule to meet with me on Tuesday. It was very helpful to me
to learn so much about the current projects of Delon Hampton
& Associates and the career paths of several of your staff. I
appreciate your reviewing my portfolio and encouraging my
career plans. I also enjoyed meeting Beth Ormond, and am glad
to have her suggestions on how I can make the most productive
use of my last semester prior to graduation.
Based on what I learned from my visit to your firm and
other research I have done, I am very interested ____ being
considered for employment with DHA in the future. I will be
available to begin work after I graduate in May 2011. As you
saw from my portfolio, I have developed strong skills in the area
of historical documentation and this is a good match for the
types of projects in which your firm specializes. I have enclosed
a copy of my resume to serve as a reminder of my background,
some of _____ I discussed with you when we met.
During the next few months I will stay in contact with you
in hopes that there may be an opportunity to join your firm.
Thank you again for your generous help, and I hope you are
enjoying a pleasant holiday.
Sincerely,
Kristin Walker
23 Roanoke Street
Blacksburg, VA 24060
Fonte:www.career.vt.edu
De acordo com o e-mail, podemos afirmar:
Entre diversos conceitos atribuídos às empresas destacam-se o conjunto de diversos recursos: humanos, financeiros, materiais e tecnológicos, que visam através da produção e comercialização dos produtos ou serviços satisfazer as necessidades das pessoas e de outras empresas. Dadas as proposições seguintes quanto à classificação das empresas, I. Empresa mista – o Estado é majoritário, visando à prestação de serviços de utilidade pública. II. Empresa de porte pequena – possui pequeno volume de recursos e geralmente possui menos de 50 funcionários. III. Empresa secundária – produtora agrícola, mineração. IV. Empresa primária – produtora de bens industrializados ou manufaturados. V. Sociedade por quotas de responsabilidade limitada divide-se em: sociedade comercial e sociedade civil. verifica-se que estão corretas apenas
Na prática de assessoria nas empresas, percebe-se que há uma grande quantidade de solicitações feitas ao profissional secretário executivo, mas será que esse profissional conseguirá realizar tudo que lhe é solicitado? Nesse sentido, observa-se que não é preciso