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Além de textos ampliados, audiodescrição, linha Braille e modelos táteis, são considerados recursos pertinentes para o uso no Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com deficiência visual (cegos ou com baixa visão):

De acordo com os princípios básicos para a educação infantil expressos no Referencial Curricular do Estado do Paraná, por seu caráter educativo atrelado à exigência de formação mínima e específica dos profissionais e ao fato de estarem submetidas a legislações que regulam seu credenciamento e funcionamento, a educação infantil como primeira etapa da educação básica deve seguir os princípios estabelecidos nas suas diretrizes, definidos no Art. 6º, cujas propostas pedagógicas devem respeitar os princípios éticos, políticos e estéticos. Assinale, a seguir, a alternativa cujos conceitos se referem aos princípios éticos e políticos, respectivamente.

São consideradas ações que contribuem para a consolidação dos objetivos estabelecidos na Meta 4 do referido Plano, EXCETO:

Os conceitos de adaptação, diferenciação e adequação curricular para estudantes público-alvo da educação especial não são uma novidade no Brasil. De acordo com Pires e Mendes (2019), “as políticas construídas para esse fim, entre os anos de 1990 até os dias atuais, são decorrentes de acordos mundiais”. Mais recentemente, entre esses três conceitos, a adequação curricular tem se sobressaído nos estudos no sentido de se construir uma escola não segregadora. Diante do exposto, pode-se afirmar que o conceito de adequação curricular tem como objetivo prático a promoção do(a):

O desenho universal está previsto nas políticas nacionais como forma de garantir a inclusão na educação e em diversos outros espaços sociais, tendo como referência as normas de acessibilidade. A Lei Brasileira de Inclusão (Brasil, 2015) estabelece que caberá ao poder público, promover a inclusão de conteúdos referentes ao desenho universal nas Diretrizes Curriculares da educação profissional, tecnológica, do ensino superior e na formação das carreiras de Estado. A Cartilha Acessibilidade na Web (Brasil, 2013) explicita que “a ideia principal contida no desenho universal é que o mundo projetado deve se adaptar o melhor possível a todas as pessoas, ao invés de exigir destas um grande esforço de adaptação”. Considerando os referidos documentos, pode-se afirmar que são considerados princípios do desenho universal, EXCETO:

O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), criado 1999, constitui-se como um importante meio para a busca e afirmação dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil, incluindo os processos de escolarização, de acessibilidade e de participação social.

Considerando a sua caracterização e suas atribuições, pode-se afirmar que o Conade é um órgão:

As diferenças nos processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa por estudantes surdos são importantes aspectos a serem considerados para o planejamento didático dos professores. A Lei Brasileira de Inclusão demanda que a diferenciação na adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação considerem a singularidade linguística a ser observada na escrita da Língua Portuguesa por estudantes surdos. Considerando tais singularidades linguísticas, em relação ao ensino de Língua Portuguesa para surdos usuários da Libras, pode-se afirmar que:

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), de 2015, ratificou o que foi estabelecido no Decreto sobre o uso e a difusão da Libras para o acesso das pessoas surdas à educação e explicitou qual deve ser a formação de professores para os usos e ensino dessas duas línguas na escola. E, antes disso, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) já versava que o atendimento educacional especializado deve ser realizado mediante a atuação de profissionais com conhecimentos específicos no ensino dessa língua. Considerando esse contexto, observe o sinal da Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresentado na imagem a seguir e a sua representação em Escrita de Sinais (SignWriting).

Qual sinal da Libras está apresentado na imagem?

Considerando o disposto na legislação e nas políticas públicas de educação nacionais, quando a equipe de professores e outros profissionais não se sente suficientemente preparada para o atendimento de alunos, público-alvo da educação especial, em relação à sua matrícula, assinale, a seguir, a conduta adequada por parte da escola.

Qualidade na educação é um conceito complexo que pode se modificar conforme o contexto, os valores, a cultura e a identidade de cada local. O assunto está sempre presente nas discussões sobre as políticas públicas da educação no país. Isso ocorre porque uma educação de qualidade é fundamental para promover mudanças significativas. Sabemos que sem ela não haverá condições de alcançar avanços fundamentais em nosso país. A educação de qualidade perpassa todos os âmbitos da escola, mas certamente é o professor o profissional de papel fundamental nesse ambiente, em razão de sua responsabilidade na disseminação, na mediação e na transmissão dos conteúdos historicamente construídos pela humanidade. Considerando os fatores relacionados à gestão da sala de aula com impacto no sucesso ou no fracasso escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) A interação do professor com seus alunos é fundamental para a aprendizagem, uma vez que ela torna possível estabelecer novas ações que influenciem no desenvolvimento, agindo na zona de desenvolvimento potencial. Essa interação possibilita ao aluno a apropriação dos instrumentos cognitivos/culturais para desenvolver os processos psicológicos cognitivos superiores.

(   ) Para que as estratégias de aprendizagem modifiquem as estruturas cognitivas, é preciso cuidar tanto do planejamento quanto da execução das situações de ensino-aprendizagem.

(   ) A organização didática docente confere clareza aos conteúdos, mas torna a sala de aula rígida, em alguns momentos impedindo o estabelecimento de objetivos e a organização de procedimentos que garantam a aprendizagem, inclusive para os alunos com maior risco de fracasso escolar, que devem ter experiência de êxito escolar.

(   ) O estabelecimento de rotinas dificulta a aprendizagem, pois impede que o aluno ouse e se lance em direção ao desconhecido, além disso, a configuração de uma rotina dificulta que o professor escute seus alunos sobre as eventuais dificuldades individuais observadas no cotidiano.

(   ) A tensão entre a prática pedagógica e as necessidades dos alunos é um dos fatores para a ocorrência das dificuldades de aprendizagem.

(   ) Na prática pedagógica e no atendimento das necessidades dos alunos, destaca-se a importância do professor como mediador que privilegia mais a forma e menos o conteúdo, estabelecendo vínculos de amizade com seus alunos.

A sequência está correta em

A Tecnologia Assistiva, seja mais elaborada ou de baixo custo, tem sido uma importante forma de promoção da acessibilidade e inclusão de alunos público-alvo da educação especial nos espaços escolares. Seu uso pode ocorrer tanto em sala de aula quanto na sala de recursos multifuncional ou em outros espaços escolares. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, a tecnologia assistiva se caracteriza por:

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015), a educação se constitui como direito das pessoas com deficiência, a ser assegurado em um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino.

De acordo com essa Lei e considerando o que cabe ao poder público assegurar para garantir a inclusão escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Planejamento de estudo de caso, de elaboração de plano de atendimento educacional especializado, de organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de tecnologia assistiva.

(   ) Aprimoramento dos sistemas educacionais, visando garantir que a escola possa recusar a matrícula de alunos público-alvo da educação especial, desde que recomende a sua matrícula em uma escola especializada que esteja mais bem preparada para o atendimento de suas especificidades.

(   ) Adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.

(   ) Oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

A sequência está correta em

Para atuar na educação especial, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008), os professores devem ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. De acordo com tal Política, essa formação deve possibilitar a sua atuação, para a oferta dos serviços e recursos da educação especial, em diversos espaços, EXCETO:

A avaliação, por muitos anos, foi caracterizada como um dos principais desafios em relação aos trabalhos com estudantes com deficiência, principalmente quanto aos critérios a serem adotados em relação aos alunos com deficiência intelectual. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996) prevê a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Com enfoque na avaliação, diversos estudos foram elaborados nos últimos anos para desenvolver estratégias e instrumentos para apoiar os professores nos processos de avaliação e planejamento pedagógico para os alunos, público-alvo da educação especial. Nesse contexto, são considerados instrumentos do campo da educação especial para o apoio aos professores da sala de aula regular nos processos avaliativos desses estudantes, EXCETO:

De acordo com a instrução nº 15/2018 – SEED/SUED do Estado do Paraná, a oferta do Atendimento Educacional Especializado por meio da Sala de Recursos Multifuncionais e/ou do Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil deverá, obrigatoriamente, estar autorizada, com os atos regulatórios em vigência e contemplada no Projeto Político-Pedagógico e Regimento Escolar da Instituição de Ensino. Sobre a atuação dos professores da educação especial que devem compor esse atendimento, analise as afirmavas a seguir.

I. Os estudantes serão atendidos por meio de cronograma de forma individual ou em grupos, possibilitando a oferta de suporte necessário às suas especificidades consonantes à área específica, favorecendo, assim, seu acesso ao conhecimento.

II. A oferta do Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil terá uma carga horária destinada ao atendimento dos estudantes em sala de recursos multifuncionais e uma carga horária destinada ao trabalho colaborativo, com profissionais do ensino comum, familiares e especialistas; elaboração de materiais; formação continuada; e, planejamento.

III. Os materiais pedagógicos que compõem a Sala de Recursos Multifuncionais e/ou Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil devem ser compostos por materiais didáticos de acessibilidade; recursos pedagógicos específicos adaptados; brinquedos; equipamentos tecnológicos; e, mobiliários adequados à faixa etária atendida.

Está correto o que se afirma em

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