Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

O Referencial Curricular do Estado do Paraná define-se pelos aspectos legal e normativo e apresenta caráter obrigatório para a elaboração das propostas pedagógicas das instituições que ofertam educação infantil e ensino fundamental, bem como assegura os direitos e objetivos de aprendizagem nessas etapas, em cada ano de estudo, nas redes públicas e privadas, tendo em vista os contextos sociais, econômicos e culturais de cada região do Estado. São considerados princípios orientadores do Referencial Curricular do Estado do Paraná:

I. Educação inclusiva que identifique as necessidades dos estudantes para organizar os recursos de acessibilidade e realizar atividades pedagógicas específicas que promovam o acesso do estudante aos espaços escolares e a valorização da diversidade, compreendendo o estudante em seu contexto relacional.

II. Educação como direito subjetivo de todos os cidadãos, sendo premissa para o exercício pleno da cidadania; prática fundamentada na realidade dos sujeitos da escola, compreendendo a sociedade atual e seus processos de relação, além da valorização da experiência social do aluno.

III. Transição entre as etapas da educação básica, respeitando as fases do desenvolvimento dos estudantes e a ressignificação dos tempos e espaços da escola, no intuito de reorganizar o trabalho educativo.

IV. Igualdade e equidade, no intuito de assegurar os direitos de acesso, inclusão e permanência com qualidade no processo de ensino e aprendizagem, bem como superar as desigualdades existentes no âmbito escolar.

Está correto o que se afirma em

As altas habilidades – também chamada de superdotação – de acordo com Antipoff e Campos (2010), recebem muitas interpretações equivocadas, o que pode se configurar como um desafio na inclusão de estudantes que apresentam essa característica. Um dos objetivos do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), estabelecido na Meta 4.29, é: “garantir a oferta de educação inclusiva, vedada exclusão do ensino regular sob alegação de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, promovendo a articulação pedagógica entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado”.

Considerando as altas habilidades/superdotação, com o objetivo de evitar as interpretações equivocadas e promover a inclusão desses estudantes, assinale a afirmativa correta.

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado da Educação Básica Especializado (Brasil, 2009) estabelecem que a educação especial é uma modalidade de ensino, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que disponibiliza recursos, serviços e orientação para o processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. Assim, as Diretrizes preveem que o Projeto Pedagógico da escola deve institucionalizar a oferta do AEE e a sua organização, EXCETO:

De acordo com as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado (Brasil, 2009), os recursos de tecnologia assistiva estão previstos como forma de ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia, atividade e participação. Nesse sentido, o professor do atendimento educacional especializado tem como atribuição ensinar e/ou usar, EXCETO:

Considerando a demanda para que os professores da educação especial conheçam e possam usar o Braille durante a atuação profissional, assinale a afirmativa que o descreve corretamente.

O processo de desenvolvimento da comunicação das pessoas surdocegas, de acordo com Almeida (2008), pode ser fortemente influenciado pelo período no qual ocorreu a surdocegueira, ou seja: a surdocegueira congênita ou a surdocegueira adquirida. Em cada um desses modos pode-se ter diferentes percepções do mundo e, portanto, demanda diferentes abordagens. Nesse sentido, é importante que professores e profissionais do campo da educação especial conheçam as diferentes formas de comunicação catalogadas e disponíveis para serem adotadas pelas pessoas surdocegas. Considerando o desenvolvimento da linguagem e da comunicação das pessoas surdocegas, assinale a afirmativa INCORRETA.

A compreensão sobre a deficiência intelectual, segundo Milian et al. (2013), vem deixando um passado remoto mais atrelado ao senso comum e assumindo uma compreensão científica comprometida com avaliações mais cuidadosas e sistemas de atendimentos mais eficazes. Nesse sentido, Veltrone e Mendes (2011) explicam que a compressão da deficiência intelectual por parte dos educadores se faz importante para o planejamento de abordagens apropriadas na promoção da inclusão desses alunos. Com fundamentação em bases nacionais e internacionais, a deficiência intelectual vem sendo entendida como o funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, com manifestação antes dos 18 anos de idade e que seja associado a inabilidades em pelo menos duas áreas.

Nesse contexto, são consideradas inabilidades que podem ser associadas à deficiência intelectual, EXCETO

Diversas concepções e metodologias foram desenvolvidas, historicamente, em relação à educação de surdos. Essas abordagens, também conhecidas como “filosofias educacionais”, mudaram ao longo dos anos devido às pesquisas científicas, experiências educacionais e ao movimento da comunidade surda brasileira em busca de direitos. Assinale, a seguir, a abordagem prevista, atualmente, na Lei Brasileira de Inclusão para a educação de estudantes surdos.

A educação é contínua construção e reconstrução do real, o movimento intelectual que ela comporta, e do qual importa, não pode ser senão uma dupla mão de desintegração das ordens intuídas e percebidas e de uma recomposição dessas mesmas ordens, tendo, por horizonte, uma aventura mental e, por ambição, a comunicação. Em síntese, a conduta do espírito exige sempre o vaivém do todo à parte e da parte ao todo. Diante do exposto, e considerando que quando o professor se posiciona perante os objetivos de sua ação pedagógica ele apresenta seus limites, determina até onde vão seus conhecimentos sobre o assunto que pretende ensinar, assim como é sabedor do que se está trabalhando em cada situação, são considerados tipos de objetivos que devem estar presentes em seu planejamento:

I. Comportamentais: objetivos que possam ser previstos, observados, medidos e comparados sabendo que o conhecimento não é algo pronto e acabado, mas algo em constante movimento e transformação.

II. Abertos: descrevem um encontro educacional. Um encontro que pode ser uma situação criada para permitir que aflorem as características individuais dos alunos, um problema que os alunos devem enfrentar ou ainda uma tarefa a executar. Essa descrição não estipula o que os alunos devem aprender no encontro planejado. É um objetivo que apenas anuncia uma condição, não sendo o desempenho previsível ou programável.

III. Provocativos: consistem em oferecer ao aluno um problema bem determinado, mas com múltiplas possibilidades de solução. O indivíduo deve por em ação sua imaginação para resolver o problema. É um objetivo que especifica a condição e o critério, mas não o desempenho.

Está correto o que se afirma em

Nesse contexto, pode-se afirmar que o ensino colaborativo, no campo da educação especial, é o trabalho de:

A oferta do Atendimento Educacional Especializado na educação infantil, nas instituições de ensino vinculadas ao Sistema Estadual de Ensino do Paraná, foi regulamentada por meio da Instrução nº 15/2018 – SEED/SUED, que estabeleceu critérios para esses trabalhos no estado. No documento, dentre outras questões, estão os procedimentos a serem adotados para os processos de registro, o acompanhamento e a documentação dos estudantes da educação especial.

Sobre tais procedimentos, analise as afirmativas a seguir.

(  ) O estudante deve ter uma pasta individual com documentos necessários para o atendimento da educação especial, como relatórios de avaliação psicoeducacional e/ou pedagógica, avaliação clínica (audiometria, avaliação oftalmológica, psiquiátrica e/ou neurológica) e parecer semestral.

(  ) No histórico escolar não deverá constar que o estudante frequentou Sala de Recursos Multifuncionais e/ou Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil.

(  ) Cabe à secretaria da escola que mantém a Sala de Recursos Multifuncional e/ou o Centro de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil a responsabilidade sobre a documentação do estudante.

A sequência está correta em

O Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE) é um importante instrumento para o planejamento das intervenções pedagógicas a serem desenvolvidas com os alunos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Com base nas Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado          (Brasil, 2009), a elaboração do PAEE deve contemplar, EXCETO:

A educação especial no Brasil contou com a força estabelecida por políticas, tratados e outros documentos internacionais, dos quais o Estado brasileiro se tornou signatário. Um dos principais documentos internacionais que contribuíram para a difusão da defesa da inclusão escolar no país é oriundo da Conferência Mundial de Educação Especial, que reafirmou o
compromisso para com a educação direcionada a todos, reconhecendo a necessidade e urgência de se estabelecer a educação para as crianças, jovens e adultos com deficiência dentro do sistema regular de ensino. Diante do exposto, pode-se afirmar que o documento, oriundo da Conferência Mundial de Educação Especial, que se tornou um grande marco para a inclusão escolar no Brasil, foi a Declaração:

São consideradas especificidades que compõem as características do TEA, EXCETO:

O Braille constitui-se como importante meio para a comunicação, a expressão, a profissionalização, a independência e a inclusão de pessoas com deficiência visual. De acordo com as Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille (Brasil, 2018), a produção de textos didáticos de qualidade em Braille requer cuidados especiais e, para isso, são recomendadas algumas etapas de produção. Considerando tais Normas Técnicas, assinale, a seguir, os procedimentos apropriados para a produção de textos didáticos em Braille.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282