A partir da década de 2000, a educação brasileira passou a se constituir em um espaço mais inclusivo, conjugando igualdade
e diferença como valores indissociáveis. Esse é o cenário de elaboração e instituição da Política de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) em 2008. Acerca do PNEEPEI, analise as afirmativas a seguir.
I. Consideram-se alunos com deficiência aqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual
ou sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na
sociedade.
II. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações
sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo.
III. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas
ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes.
Está correto o que se afirma em
Em uma aula de ciências para o 9º ano do ensino fundamental, a professora propõe uma discussão sobre a evolução das
teorias científicas ao longo do tempo, com foco na compreensão de que o conhecimento científico é provisório e influenciado
pelo contexto cultural e histórico. Ela começa apresentando exemplos de teorias antigas, como o modelo geocêntrico de
Ptolomeu, e discute como o modelo heliocêntrico de Copérnico e as observações de Galileu mudaram essa visão. Em seguida,
incentiva os alunos a refletirem sobre como os avanços científicos e as mudanças culturais impactaram o conhecimento
científico, evidenciando que as Ciências da Natureza são construções humanas em constante revisão e aprimoramento. A
aula destaca o caráter humano do empreendimento científico, mostrando que as teorias e descobertas refletem o contexto
e os valores de cada época, uma das competências específicas de ciências previstas na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), que estabelece competências gerais e específicas para a educação básica. Considerando a relação entre essas duas
dimensões, analise as afirmativas a seguir.
I. As competências específicas são pré-requisitos para o desenvolvimento das competências gerais, uma vez que as primeiras
fornecem os conhecimentos e as habilidades básicas necessárias para a construção das segundas.
II. As competências gerais e específicas se desenvolvem de forma isolada, sendo a primeira mais abrangente e a segunda mais
específica ao conteúdo de cada área do conhecimento.
III. As competências gerais e específicas se complementam e se desenvolvem de forma inter-relacionada ao longo da escolaridade,
com as primeiras orientando o desenvolvimento das segundas e vice-versa.
IV. As competências gerais são desenvolvidas de forma isolada no currículo e não interferem nas competências específicas, que
são trabalhadas por disciplina, de acordo com os conteúdos estabelecidos pela BNCC.
V. O desenvolvimento das competências gerais no currículo escolar é integrado ao das competências específicas, de modo que
as competências gerais fornecem um fundamento transversal para os conteúdos disciplinares, promovendo uma formação
abrangente e contextualizada.
Expressa a dinâmica de desenvolvimento das competências ao longo da escolaridade o que se afirma em
A família de um jovem portador de autismo de 16 anos, cujo pai estava sempre sendo transferido de um ponto do país a outro por
questões de trabalho elegeu, junto com a equipe de professores, como habilidade necessária para o filho, aprender a comportarse em aeroportos e aviões. Para o jovem, “aprender a portar-se bem em aeroportos e aviões” representava uma habilidade
importante. Para outro jovem de 16 anos, de outra comunidade, que não necessita de tal habilidade de imediato ou a médio prazo,
ela não será relevante. Em qualquer momento da vida, o jovem da segunda hipótese poderia vir a aprender, se necessário, essa
habilidade que, neste momento, passaria a ser significativa para ele. Portanto, todas as habilidades necessárias para viver a vida
de uma forma exitosa, incluindo-se nesse conjunto desde as habilidades mais básicas até as acadêmicas, como ler e escrever,
podem ser eleitas como objetivos. Habilidades como, por exemplo, identificar cores, a princípio, não nos parecem cruciais, uma
vez que na vida dificilmente vamos dizer “aquele pote azul tem açúcar”. Diríamos tão somente “aquele pote tem açúcar”. Uma
habilidade como essa, entretanto, pode se tornar necessária à vida do aluno, pode passar a ter uma função para ele. Se esse aluno
vai trabalhar numa loja de roupas/confecção e passa a ter como tarefa organizar as roupas por cores ou etiquetá-las conforme as
cores, nesse momento identificar cores passará a ser essencial para o aprendiz. Tendo sido analisadas as informações ofertadas,
afirma-se que o conteúdo exposto relaciona-se com:
Board Builder, Global Symbols, Expressia e Mind Express 5 são exemplos de:
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI – 2008), o movimento
mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os
alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. Considerando PNEEPEI, assinale
a afirmativa que melhor representa uma ou mais características de uma rede ou escola que se orienta por essa perspectiva.
As mudanças na política educacional decorrem, muitas vezes, da atuação dos movimentos sociais representativos de diferentes
segmentos. Um exemplo dessa atuação foi o reconhecimento, pela Lei nº 14.191/2021, que trata da educação bilíngue de surdos
como modalidade de educação escolar, incluindo esse direito na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996).
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em
Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e em português escrito, como segunda língua, em escolas bilíngues
de surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos,
surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências
associadas, optantes pela modalidade de educação bilíngue de surdos.
II. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início na etapa do ensino fundamental, e se estenderá até a educação superior.
III. Entende-se por educação bilíngue de surdos, para os efeitos da Lei, a modalidade de educação escolar oferecida em Língua
Brasileira de Sinais (Libras), como segunda língua, e em português escrito, como primeira língua, em escolas bilíngues de
surdos, classes bilíngues de surdos, escolas comuns ou em polos de educação bilíngue de surdos, para educandos surdos,
surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante.
IV. A oferta de educação bilíngue de surdos terá início ao zero ano, na educação infantil, e se estenderá ao longo da vida.
Está correto o que se afirma apenas em
NOME: FV (feminino)
IDADE: 17
PROCEDÊNCIA: ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
QUADRO EVOLUTIVO: nasceu com cegueira congênita. Chegou ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) na
SEMED/MANAUS-AM para instrução no contraturno da escola regular com limitações e erros na escrita ortográfica das palavras
em língua portuguesa, bem como defasagem na gramática, possivelmente devido à questão da pandemia. As maiores
dificuldades encontradas foram na entrega dos exercícios e trabalhos para os professores que não dominavam o sistema Braille,
e, por esse motivo, não sabiam como avaliá-la.
(Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php. Acesso em: novembro de 2024.)
Tendo em vista a dificuldade preponderante no processo evolutivo dessa aprendiz, é objetivo viável e crucial do AEE:
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996) e suas emendas, a educação bilíngue de
surdos é entendida como:
A Sala de Recursos Multifuncionais (SEM) é um espaço que oferece o Atendimento Escolar Especializado (AEE) para os estudantes
Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Em relação à organização e uso desse espaço, assinale a afirmativa correta.
O exemplo a seguir ilustra a mediação de uma professora dando suporte a um aluno de 12 anos, com deficiência intelectual,
que estava escrevendo palavras com base em figuras.
Ednardo: Surfista começa com su?
Professora: Sim, começa com su.
Ednardo: escreve: AUAOO.
Professora: A palavra surfista termina com qual letra?
Ednardo: A. (acrescenta a letra A na pauta escrita que fica: AUAOOA)
Professora: Qual letra você escreveu no começo da palavra surfista?
Ednardo: S.
Professora: Procure a letra S na caixa de letras.
Ednardo: Compara a letra encontrada com a pauta escrita e acrescenta a letra S na pauta que fica: SAUAOOA
Na atividade apresentada, a professora:
No que se refere ao aprendiz surdocego em fase pós-linguística, existem várias formas de comunicação receptiva, as quais
podem ser empregadas nas atividades de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo que uma delas é um
método/sistema de comunicação que consiste na percepção tátil da língua oral emitida, por intermédio do uso de uma ou
das duas mãos do aprendiz surdocego. A recepção das mensagens orais ocorre, geralmente, mediante o posicionamento
suave do dedo polegar do aprendiz surdocego, sobre os lábios do interlocutor. Os demais dedos se mantêm sobre a bochecha,
a mandíbula e a garganta do interlocutor. Essa posição viabiliza o acesso do aprendiz surdocego à produção da fala pelos
seus interlocutores:

As informações e a imagem são concernentes à (ao):
Alguns recursos tecnológicos necessários para serem usados com os softwares de CAA são empregados com diversas finalidades, tais como as descritas na sequência, e tratam-se de:
• Ligados a um PlugMouse permitem comandar programas de computador que possuam função de varredura.
• Conectados a um brinquedo adaptado, proporcionarão mobilização ou desligamento, produzindo excelente resposta de
crianças pequenas às luzes, sons e movimentos, importantes na introdução de estratégias de percepção de causa/efeito,
incentivando a comunicação.
• Conectados a um cabo-moeda, proporcionarão os mesmos benefícios abordados, porém sem a necessidade de adaptação
do brinquedo.
Analise o comportamento de Maria, uma criança de 5 anos com deficiência intelectual, durante uma interação pedagógica
de leitura:
Professora: Onde você pensa que nós devemos ler a história?
A menina mostra a gravura de uma menina sobre a página.
Professora: Não é aqui que se lê a história? (mostrando o texto)
A menina aponta para o desenho.
É possível inferir que Maria:
Ao estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional, a Lei nº 9.394/1996 (LDB/1996) expressa a luta por direitos e as
tensões que marcam a educação brasileira. As alterações e as emendas incorporadas ao longo do tempo pretendem a sua
atualização frente às demandas sociais que se apresentam em momentos históricos distintos. É o caso da educação especial,
que, na referida Lei, é definida como:
Tendo como referência o exame das imagens a seguir e a observância do disposto na Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão
da Pessoa com Deficiência, afirma-se que os critérios de acessibilidade estão sendo desconsiderados porque apresentam-se
exemplos concretos de barreiras:
