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Em uma aula de ciências para o 9º ano do ensino fundamental, a professora propõe uma discussão sobre a evolução das 
teorias científicas ao longo do tempo, com foco na compreensão de que o conhecimento científico é provisório e influenciado 
pelo contexto cultural e histórico. Ela começa apresentando exemplos de teorias antigas, como o modelo geocêntrico de 
Ptolomeu, e discute como o modelo heliocêntrico de Copérnico e as observações de Galileu mudaram essa visão. Em seguida, 
incentiva os alunos a refletirem sobre como os avanços científicos e as mudanças culturais impactaram o conhecimento 
científico, evidenciando que as Ciências da Natureza são construções humanas em constante revisão e aprimoramento. A 
aula destaca o caráter humano do empreendimento científico, mostrando que as teorias e descobertas refletem o contexto 
e os valores de cada época, uma das competências específicas de ciências previstas na Base Nacional Comum Curricular 
(BNCC), que estabelece competências gerais e específicas para a educação básica. Considerando a relação entre essas duas 
dimensões, analise as afirmativas a seguir.

I. As competências específicas são pré-requisitos para o desenvolvimento das competências gerais, uma vez que as primeiras 
fornecem os conhecimentos e as habilidades básicas necessárias para a construção das segundas. 

II. As competências gerais e específicas se desenvolvem de forma isolada, sendo a primeira mais abrangente e a segunda mais 
específica ao conteúdo de cada área do conhecimento. 

III. As competências gerais e específicas se complementam e se desenvolvem de forma inter-relacionada ao longo da escolaridade, 
com as primeiras orientando o desenvolvimento das segundas e vice-versa. 

IV. As competências gerais são desenvolvidas de forma isolada no currículo e não interferem nas competências específicas, que 
são trabalhadas por disciplina, de acordo com os conteúdos estabelecidos pela BNCC.

V. O desenvolvimento das competências gerais no currículo escolar é integrado ao das competências específicas, de modo que 
as competências gerais fornecem um fundamento transversal para os conteúdos disciplinares, promovendo uma formação 
abrangente e contextualizada.

Expressa a dinâmica de desenvolvimento das competências ao longo da escolaridade o que se afirma em

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