Dado o sistema
, pode-se afirmar que xyz é igual a:
Em uma progressão aritmética de dez termos, a razão é –2 e o último termo é igual a 15. Dessa forma, é correto afirmar que a soma de todos os termos desta progressão é:
A consulta de enfermagem para pessoas com pressão arterial limítrofe tem como objetivo trabalhar o processo de educação em saúde para a prevenção primária da hipertensão arterial, por meio do estímulo à adoção de hábitos saudáveis de vida e também de avaliar e estratificar o risco para doenças cardiovasculares.
(Ministério da Saúde, 2013.)
Para a estratificação do risco para doenças cardiovasculares é recomendada a utilização do escore de Framingham. O objetivo desta estratificação é estimar o risco de um indivíduo sofrer uma doença arterial coronariana em:
“A sífilis adquirida é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de transmissão sexual, sendo sua evolução dividida nas formas recente e tardia. A forma tardia é considerada após os _________ primeiros meses de evolução.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
A candidíase é uma micose que tem a Candida albicans como o agente etiológico na maioria dos casos. A forma que se caracteriza por placas brancas removíveis na mucosa oral é conhecida como:
Em relação aos objetivos da atuação das Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite, analise as afirmativas a seguir.
Estão INCORRETAS as afirmativas
Texto para responder à questão.


A partir do tratamento dado à linguagem textual, pode-se afirmar que:
Sob o feitiço dos livros
Nietzsche estava certo: “De manhã cedo, quando o dia nasce, quando tudo está nascendo — ler um livro é simplesmente algo depravado”. É o que sinto ao andar pelas manhãs pelos maravilhosos caminhos da fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico de Campinas. Procuro esquecer-me de tudo que li nos livros. É preciso que a cabeça esteja vazia de pensamentos para que os olhos possam ver. Aprendi isso lendo Alberto Caeiro, especialista inigualável na difícil arte de ver. Dizia ele que “pensar é estar doente dos olhos”.
Mas meus esforços são frustrados. As coisas que vejo são como o beijo do príncipe: elas vão acordando os poemas que aprendi de cor e que agora estão adormecidos na minha memória. Assim, ao não pensar da visão, une-se o não-pensar da poesia. E penso que o meu mundo seria muito pobre se em mim não estivessem os livros que li e amei. Pois, se não sabem, somente as coisas amadas são guardadas na memória poética, lugar da beleza.
“Aquilo que a memória amou fica eterno”, tal como o disse a Adélia Prado, amiga querida. Os livros que amo não me deixam. Caminham comigo. Há os livros que moram na cabeça e vão se desgastando com o tempo. Esses, eu deixo em casa. Mas há os livros que moram no corpo. Esses são eternamente jovens. Como no amor, uma vez não chega. De novo, de novo, de novo...
Um amigo me telefonou. Tinha uma casa em Cabo Frio. Convidou-me. Gostei. Mas meu sorriso entortou quando disse: “Vão também cinco adolescentes...”. Adolescentes podem ser uma alegria. Mas podem ser também uma perturbação para o espírito. Assim, resolvi tomar minhas providências. Comprei
uma arma de amansar adolescentes. Um livro. Uma versão condensada da “Odisseia”, de Homero, as fantásticas viagens de Ulisses de volta à casa, por mares traiçoeiros...
Primeiro dia: praia; almoço; sono. Lá pelas cinco, os dorminhocos acordaram, sem ter o que fazer. E antes que tivessem ideias próprias eu tomei a iniciativa. Com voz autoritária, dirigi-me a eles, ainda sob o efeito do torpor: “Ei, vocês... Venham cá na sala. Quero lhes mostrar uma coisa”. Não consultei as bases. Teria sido terrível. Uma decisão democrática das bases optaria por ligar a televisão. Claro. Como poderiam decidir por uma coisa que ignoravam? Peguei
o livro e comecei a leitura. Ao espanto inicial seguiu-se silêncio e atenção. Vi, pelos seus olhos, que já estavam sob o domínio do encantamento. Daí para frente foi uma coisa só. Não me deixavam. Por onde quer que eu fosse, lá vinham eles com a “Odisseia” na mão, pedindo que eu lesse mais. Nem na praia me deram descanso.
Essa experiência me fez pensar que deve haver algo errado na afirmação que sempre se repete de que os adolescentes não gostam da leitura. Sei que, como regra, não gostam de ler. O que não é a mesma coisa que não gostar da leitura. Lembro-me da escola primária que frequentei. Havia uma aula
de leitura. Era a aula que mais amávamos. A professora lia para que nós ouvíssemos. Leu todo o Monteiro Lobato. E leu aqueles livros que se liam naqueles tempos: “Heidi”, “Poliana”, “A Ilha do Tesouro”.
Quando a aula terminava, era a tristeza. Mas o bom mesmo é que não havia provas ou avaliações. Era prazer puro. E estava certo. Porque esse é o objetivo da literatura: prazer. O que os exames vestibulares tentam fazer é transformar a literatura em informações que podem ser armazenadas na
cabeça. Mas o lugar da literatura não é a cabeça: é o coração. A literatura é feita com as palavras que desejam morar no corpo. Somente assim ela provoca as transformações alquímicas que deseja realizar. Se não concordam, que leiam João Guimarães Rosa, que dizia que literatura é feitiçaria que se faz com o
sangue do coração humano.
(ALVES, Rubem. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u727.shtml.)
No texto, observa-se o emprego da vírgula separando expressão que especifica termo a que se refere em:
Analise as afirmações sobre os funcionários de um determinado hospital:
Portanto, tem-se, necessariamente que:
Se M é uma matriz quadrada de ordem 2 e N uma matriz quadrada de ordem 3, tal que 2 ∙ det M + det N = –1, então o valor de det (4M) + det (2N) é:
Considerando a Resolução COFEN 564/2017, que aprovou o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, analise as afirmativas a seguir.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
No Brasil, a mamografia é uma estratégia preconizada para o rastreamento do câncer de mama na rotina da atenção integral à saúde da mulher na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade, devendo ser realizada a cada dois anos. Uma mamografia, cujo resultado mostre categoria BI-RADS 3 pode ser interpretada como exame:
Após a terceira dose, a vacina pentavalente confere a imunização ativa às crianças contra:
Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS), é a identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. São fatores condicionantes biológicos, EXCETO:
Texto para responder à questão.


Pode-se afirmar que, segundo o narrador do texto: