Delia Lerner, em seu livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, fala sobre as “dificuldades envolvidas na escolarização das práticas". Sobre esse assunto, é incorreto o que se afirma na alternativa:
“O processo de aprendizagem não responde necessariamente ao processo de ensino, como tantos imaginam. Ou seja, não existe um processo único de 'ensino-aprendizagem', como muitas vezes se diz, mas ______ processos distintos [...]." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
O texto a seguir se refere à questão.
Nos trechos “Perdera o emprego, chegara a passar fome, sem que ninguém soubesse [...]" e “[...] fingiu que não o via, que não era com ele", os verbos em destaque estão, respectivamente, no tempos:
Uma professora resolveu representar a nota da prova de seus alunos através da expressão algébrica:
Sendo a = 2, a nota desse aluno foi igual a:
“É equivocada a expectativa de que o aluno poderá receber qualquer ensinamento que o professor lhe transmita exatamente como ele lhe transmite. ______________ é que precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
Art. 3º - A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios:
I. Estado ligado à religião.
II. Dignidade humana.
III. Igualdade de direitos.
Com base na Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, indique qual das alternativas está correta:
As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:
I. Combate ao racismo e à discriminação.
II. A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra a forma de violência simbólica e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.
III. O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas e afro-brasileiras.
De acordo com as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, indique quais das assertivas estão corretas:
São exemplos de vício de linguagem, exceto:
“Pesquisas realizadas desde a década de _____ (HARDY; PLATONE; STAMBACK, 1991) enfatizam que todas as crianças podem aprender, mas não sob qualquer condição. Antes mesmo de se expressarem por meio da linguagem verbal, bebês e crianças são capazes de interagir a partir de outras linguagens (corporal, gestual, musical, plástica, faz-de-conta, entre outras) desde que acompanhadas por parceiros mais experientes [...]." (Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil – Volume 1).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
O texto a seguir se refere à questão.
Através do texto, o autor procura, principalmente:
“Quando _________ afirma que 'o interesse musical raramente cruzou o Atlântico', provavelmente se refere ao Atlântico Norte. Os escravos trazidos ao Brasil, mesmo separados por diferentes culturas, sempre revelaram uma fértil musicalidade, que se manifestava quer para exprimir a dolorosa saudade e o banzo insuperável, quer para expressar a euforia possível em seus raros momentos de alegria [...]."
(ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
O poema a seguir se refere à questão.
Pela leitura do poema, as palavras “cálida” e “nenúfar” significam, respectivamente:
Trata-se de estrangeirismos léxicos recentes assimilados pelos falantes da língua portuguesa as palavras da alternativa: