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Segundo o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “Nos anos 1920, chega ao Brasil a visão da criança não como um adulto em miniatura, mas como como um ser com características cognitivas distintas – uma visão do aprendiz como um ser ativo que constrói seu próprio conhecimento. Eram as ideias da Escola Ativa – aqui chamada de Escola Nova, nome que se deu aos vários movimentos dentro da educação [...]”. Esses movimentos tiveram pensadores importantes. Assinale a opção abaixo que não condiz com esses pensadores:

Art. 3º - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

( ) Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.

( ) Singularismo de ideias e de concepções pedagógicas.

( ) Garantia de padrão de qualidade.

( ) Gratuidade do ensino em estabelecimentos público e privados.

Com base na Lei nº 9.394/96, classifique as alternativas acima em verdadeiras “V" ou falsas “F":

“[...] é publicada a Política Nacional de Educação Especial, orientando o processo de 'integração instrucional' que condiciona o acesso às classes comuns do ensino regular àqueles que '(...) possuem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais'."
(Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).

Em qual ano foi publicado o documento especificado acima?

A questão refere-se ao texto abaixo.

“[...] induzi-a a desviar alguma cousa...". A palavra em destaque:

“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

No decorrer da década de 70, o Paradigma da Institucionalização, vigente no País desde o período imperial, começou a dividir o espaço com um novo conjunto de ideias. Nesse ponto da caminhada, o País, sob influências provenientes de diferentes direções, passou a assumir:

I. O Paradigma de Serviços.

II. O Princípio da normalização.

III. O Dilema institucional.

De acordo com o Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos, indique qual das alternativas acima está incorreta:

De acordo com os Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, em que ano foi implantado os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação – NAAH/S em todos os estados e no Distrito Federal?

A questão refere-se ao texto abaixo.

“[...] quando a credulidade não pôde resistir à evidência...". O acento da palavra em destaque:

Em primeiro lugar, no que se refere ao currículo, além de controlar – [...] – a transposição didática, de cuidar que o objeto apresentado na escola conserve as características essenciais que tem fora dela e de velar para que as atividades e as intervenções que eventualmente se sugerem ao professor tornem possível a formação de leitores e escritores competentes, em vez de atrapalhar, devem ser levadas em conta – entre outras – as seguintes questões:

I. Necessidade de estabelecer objetivos por semestre.

II. A importância de atribuir aos objetivos gerais prioridade absoluta sobre os objetivos específicos.

III. A necessidade de evitar o estabelecimento de uma correspondência termo a termo entre objetivos e atividades.

De acordo com Delia Lerner, assinale quais das alternativas acimas estão corretas:

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