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“Em 2006, a Organização das Nações Unidas – ONU aprova a _____________________________________, conceituando a deficiência como resultado da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras, nas atitudes e nos ambientes, que impedem a sua plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas."
(Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).

Assinale a alternativa abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

No artigo denominado Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, Cook e Polgar (2008) afirmam que um primeiro conceito a observar é que a tecnologia pode servir a dois grandes objetivos. Quais são esses dois objetivos?

Resolução nº 4 de 2009, art. 4º - Para fins destas Diretrizes (Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica), considera-se público-alvo do AEE (Atendimento Educacional Especializado):

I. Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de curto prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II. Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicose) e transtornos invasivos sem outra especificação.

III. Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano isoladas: intelectual, liderança, psicomotora, arte e criatividade.

Segundo os Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, está correto o que se afirma nas alternativas:

Sendo os conjuntos A = {0, 1, 2, 3} e B = {4, 5, 6, 7}, estão corretas as afirmações sobre as relações de A em B, apenas:

I - {(0,4); (1,5); (2,6); (3,7)} é uma função.

II - {(0,4); (1,7); (2,6); (0,7)} é uma função.

III - {(3,4); (2,5); (0,7); (1,6)} é uma função.

Com base no livro de Telma Weisz, O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, como foi a pedagogia desenvolvida por Montessori?

Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho:

I. Perigoso, insalubre ou penoso.

II. Realizado em horários e locais que não permitam a frequência à escola.

III. Noturno, realizado entre vinte e três horas de um dia e seis horas do dia seguinte.

De acordo com a Lei 8069/90, está correto o que se afirma

Art. 59 - “Preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos currículo, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências; e assegura a aceleração de estudos aos superdotados para a conclusão do programa escolar."
(Marcos Políticos Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva).

A qual Lei o documento se refere?

A questão refere-se ao texto abaixo.

No trecho, o personagem principal, Brás Cubas:

“Enfrentamos um grande desafio: construir uma nova versão fictícia da leitura, uma versão que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e permita a nossos alunos se apropriarem efetivamente dela. Articular a teoria _________________ da aprendizagem com as regras e exigências institucionais está longe de ser fácil: é preciso encontrar outra maneira de administrar o tempo, é preciso criar novos modos de controlar a aprendizagem, é preciso transformar a distribuição dos papéis do professor e do aluno em relação à leitura, é preciso conciliar os objetivos institucionais com os objetivos pessoais dos alunos...".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Qual é a teoria que o texto se refere e que falta à lacuna?

Os Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais, ao propor uma educação comprometida com a cidadania, elegeram, baseados no texto constitucional, princípios segundo os quais orientar a educação escolar: I. Igualdade de direitos. II. Dignidade da pessoa humana. III. Participação. IV. Proatividade. V. Corresponsabilidade pela vida social. Qual das alternativas acima não corresponde aos princípios segundo os quais a educação escolar deverá ser orientada?

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