Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 31 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário)

A tarefa descrita pela autora é difícil porque:

I. A escolarização das práticas de leitura e de escrita apresenta muitas facilidades e o professor, às vezes, se perde nas sequências.

II. A inevitável distribuição dos conteúdos no tempo pode levar a unificar o objeto de ensino.

III. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em segundo plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação.

Está correto o que se afirma em:

“Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade."
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil).

A definição refere à(ao):

Garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem:

I. Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade.

II. Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo.

III. Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças.

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, está correto o que se afirma em:

"Mauro é um rapaz bem robusto."

“Este aluno é um santo, só falta se pendurar no ventilador."

“Seu olhar aterrador estilhaçou o copo sobre a mesa."

“Meteu-se em camisa de onze varas."

As figuras de linguagem presentes nas orações acima correspondem respectivamente a :

Sobre o conjunto dos números Reais, estão corretas as afirmações:

I – O número raiz de sete é um número irracional, portanto é também um número real.

II – O número 3/5 é um número racional, portanto é também um número real.

III – Todo número natural é inteiro, todo número inteiro é também racional e todo número racional é também um número real.

Art. 7º - Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:

I. Possibilitando, especificamente, a convivência entre crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.

II. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

III. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.

De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5 de 2009, está incorreto o que se afirma em:

“Informação é tudo o que de fato ____________. Livros e outros materiais escritos informam, a intervenção do professor informa, a observação de como um colega resolve uma situação-problema informa, as dúvidas informam, as dificuldades informam, o próprio objeto que os alunos se debatem para aprender, informa." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à atenção individual":

De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à higiene e à saúde":

"Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição."

“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada."

"A reunião foi suspensa quando ele chegou."

"Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou."

O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a:

“Um projeto como o ______________ pode levar, desde que se criem as condições institucionais adequadas, a um intercâmbio fecundo entre alunos de séries diferentes. Realmente, quando se consegue – apesar dos obstáculos que invariavelmente existem – encontrar um tempo comum para a coordenação entre os docentes e fixar um horário num dia da semana em que todas as séries se dedicam a produzir notícias ou artigos, é possível oferecer aos alunos a oportunidade de se agrupar [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:

I. Dialógicos.

II. Estéticos.

III. Pedagógicos.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, está correto o que se afirma em:

Escolha a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:

______você não fez as compras que pedi? Esqueceu o dinheiro ou não entendeu o ______ de uma lista tão extensa? Acredito que é _____ você está sempre com a cabeça na lua. De fato, talvez esta seja a causa ____esperei em vão.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282