“O real é que levar à prática o necessário é uma tarefa difícil para a escola. Conhecer as dificuldades e compreender em que derivam (ou não) de necessidades legítimas da instituição escolar constituem passos indispensáveis para construir alternativas que permitam superá-las. É por isso que, antes de formular soluções – antes de desdobrar o possível -, é preciso enunciar e analisar as dificuldades."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário)
A tarefa descrita pela autora é difícil porque:
I. A escolarização das práticas de leitura e de escrita apresenta muitas facilidades e o professor, às vezes, se perde nas sequências.
II. A inevitável distribuição dos conteúdos no tempo pode levar a unificar o objeto de ensino.
III. A necessidade institucional de controlar a aprendizagem leva a pôr em segundo plano somente os aspectos mais acessíveis à avaliação.
Está correto o que se afirma em:
“Conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade."
(Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil).
A definição refere à(ao):
Garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem:
I. Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade.
II. Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo.
III. Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças.
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, está correto o que se afirma em:
"Mauro é um rapaz bem robusto."
“Este aluno é um santo, só falta se pendurar no ventilador."
“Seu olhar aterrador estilhaçou o copo sobre a mesa."
“Meteu-se em camisa de onze varas."
As figuras de linguagem presentes nas orações acima correspondem respectivamente a :
A alternativa que apresenta todas as palavras corretamente grafadas é:
Sobre o conjunto dos números Reais, estão corretas as afirmações:
I – O número raiz de sete é um número irracional, portanto é também um número real.
II – O número 3/5 é um número racional, portanto é também um número real.
III – Todo número natural é inteiro, todo número inteiro é também racional e todo número racional é também um número real.
Art. 7º - Na observância destas Diretrizes, a proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica:
I. Possibilitando, especificamente, a convivência entre crianças quanto à ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas.
II. Construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
III. Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.
De acordo com a Resolução CNE/CEB n.º 5 de 2009, está incorreto o que se afirma em:
“Informação é tudo o que de fato ____________. Livros e outros materiais escritos informam, a intervenção do professor informa, a observação de como um colega resolve uma situação-problema informa, as dúvidas informam, as dificuldades informam, o próprio objeto que os alunos se debatem para aprender, informa." (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à atenção individual":
De acordo com o documento Critérios para um atendimento em creches que respeite os direitos fundamentais das crianças, marque a alternativa incorreta quanto ao “direito à higiene e à saúde":
"Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição."
“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada."
"A reunião foi suspensa quando ele chegou."
"Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou."
O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a:
Dos números abaixo, NÃO pertence ao conjunto dos números reais apenas o número:
“Um projeto como o ______________ pode levar, desde que se criem as condições institucionais adequadas, a um intercâmbio fecundo entre alunos de séries diferentes. Realmente, quando se consegue – apesar dos obstáculos que invariavelmente existem – encontrar um tempo comum para a coordenação entre os docentes e fixar um horário num dia da semana em que todas as séries se dedicam a produzir notícias ou artigos, é possível oferecer aos alunos a oportunidade de se agrupar [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
I. Dialógicos.
II. Estéticos.
III. Pedagógicos.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, está correto o que se afirma em:
Escolha a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:
______você não fez as compras que pedi? Esqueceu o dinheiro ou não entendeu o ______ de uma lista tão extensa? Acredito que é _____ você está sempre com a cabeça na lua. De fato, talvez esta seja a causa ____esperei em vão.