Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 29 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A educação profissional técnica de nível médio deverá observar:

I. Os objetivos e definições contidos nos Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

II. As normas complementares dos respectivos sistemas de ensino.

III. As exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

Com base na Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:

Art. 18 - Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.

§ 1º - As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam:

I. A dimensão orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de cada sistema educativo, perdendo o que lhes é comum: as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes.

II. A dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da Educação Básica até o Ensino Médio, constituindo-se em diferentes e substituíveis momentos da vida dos educandos.

III. A articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e destas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto.

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais, que são:

I. Princípio ativo.

II. Princípio motor.

III. Princípio didático.

Está correto o que se afirma em:

Assinale a alternativa que contém as palavras adequadas para completar as lacunas:

____você vai agora?

Não saí no sábado ____estava sem dinheiro.

João está sempre ____-humorado.

____não tem nada para conversar.

O texto a seguir, de autoria de Lya Luft, refere-se à questão abaixo.

No penúltimo e último parágrafos, a autora faz uma crítica às cotas especiais nas escolas e universidades, pois acredita que:

Art. 69 - O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros:

I. Respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

II. Capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

III. Bolsa estudo, enquanto estiver no ensino básico, independente de condição socioeconômica.

De acordo com a Lei nº 8.069 de 1990, está correto o que se afirma em:

Considerando o título VI (Dos Profissionais da Educação) da Lei nº 9.394 de 1996, assinale a abaixo a alternativa correta.

“Cada concepção de aprendizagem produz sua própria linha de investigações. É ela que determina as pesquisas que se fazem e o ponto de vista do cientista que vai se preocupar com as questões estudadas. Na concepção de aprendizagem que se tem chamado de __________________________ [...] esse aprendiz é compreendido como alguém que, diante de novas informações que para ele fazem algum sentido, realiza um esforço para assimilá-las. Ao deparar-se com questões que a ele se colocam como problemas, depara-se também com a necessidade de superação. [...]". (WEISZ, Telma – O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 23).

A qual concepção de aprendizagem a autora se refere?

A única alternativa que apresenta palavras escritas com “x” é:

O texto a seguir, de autoria de Lya Luft, refere-se à questão abaixo.

A expressão “hostilidade irracional” pode ser entendida como:

Uma pesquisa de opinião perguntou a 124 mulheres qual o seu sabão preferido entre as marcas A, B, C, D e E. os resultados foram representados na tabela abaixo

A razão entre o número de mulheres que prefere o sabão A em relação ao total de pesquisados é igual a:

Celso Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias:

I. Conceituais. 1. Habilidades, hábitos, aptidões, etc.

II. Procedimentais. 2. Relativos a informações, fatos, imagens, etc.

III. Atitudinais. 3. Disposições, interesses, posturas, etc.

Relacione a categoria (coluna da esquerda em números romanos) com sua respectiva definição (coluna da direita em números cardinais):

Os Parâmetros Curriculares Nacionais afirmam que na década de 80 surgiu um determinado modelo que norteou as diretrizes políticas para a Educação Física: a Educação Física escolar e o desporto estudantil seriam a base; a melhoria da aptidão física da população urbana e o empreendimento da iniciativa privada na organização desportiva para a comunidade comporiam o desporto de massa, que seria o segundo nível desse modelo. Este se desenvolveria, tornando-se um desporto de elite, com a seleção de indivíduos aptos para competir dentro e fora do país.

Como era chamado o modelo especificado acima?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282