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Com base no documento Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, os direitos humanos e a educação em direitos humanos consagraram-se como tema global, reforçado a partir de qual Conferência?

Em conformidade com o documento Indagações sobre currículo: Currículo e Avaliação, indique a opção incorreta:

Observe:

I. Organização rígida, cada qual protege seu horário, seu território, sua especialização, seus direitos, sua agenda de encargos.

II. Organização flexível e negociável, recomposta em função das necessidades, das iniciativas, dos problemas.

III. Colegiatura e cooperação, trocas sobre os problemas profissionais, empreendimentos comuns.

Com base no livro Inovar no interior da escola, são características favoráveis à mudança na escola:

“O processo de globalização, entendido como novo e complexo momento das relações entre nações e povos, tem resultado na concentração da _________________, beneficiando apenas _______________ da humanidade, em prejuízo, especialmente, dos habitantes dos países do __________________, onde se aprofundam a desigualdade e a exclusão social, o que compromete a justiça distributiva e a paz". (Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, p. 21).

Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e na respectiva ordem:

Com base no documento Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, indique a alternativa incorreta acerca dos Conselhos Escolares:

Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 05/07/2000 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA), assinale a alternativa incorreta:

“A perspectiva _____________________________ propõe uma nova relação entre o professor, o aluno e o conhecimento. Ela parte do princípio de que o aluno não é um simples acumulador de informações, ou seja, um mero receptor-repetidor. [...]". (Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo, Não um Acerto de Contas, p. 118).

A qual perspectiva o texto se refere?

Art. 2º - São diretrizes do PNE (Plano Nacional de Educação):

I. Promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

II. Arraigamento do analfabetismo.

III. Formação para o trabalho e para a cidadania, com ênfase nos valores orais em que se fundamenta a sociedade.

De acordo com a Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014, assinale a alternativa correta:

“[...] quando têm um caráter de assessoramento, analisando as questões encaminhadas pelos diversos segmentos da escola e apresentando sugestões ou soluções, que poderão ou não ser acatadas pelas direções das unidades escolares". (Conselhos escolares: democratização da escola e construção da cidadania; caderno 1, parte II, p. 41).

Os Conselhos Escolares têm algumas funções. De qual função se trata a definição acima?

Art. 2º - A participação da União no Compromisso (Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação) será pautada pela realização direta, quando couber, ou, nos demais casos, pelo incentivo e apoio à implementação, por Municípios, Distrito Federal, Estados e respectivos sistemas de ensino, das seguintes diretrizes:

I. Alfabetizar as crianças até, no máximo, os seis anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico.

II. Zelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhos de controle social.

III. Organizar um comitê local do Compromisso, com representantes das associações de empresários, trabalhadores, sociedade civil, Ministério Público, Conselho Tutelar e dirigentes do sistema educacional público, encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas de evolução do IDEB.

Em consonância com o Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, é correto o que se afirma em:

As características dos atos de examinar e de avaliar serão configurados lado a lado, tendo por base comparativa as seguintes variáveis:

I. Função do exame e da avaliação.

II. Abrangência das variáveis consideradas.

III. Dimensão política do exame e da avaliação.

De acordo com o livro Avaliação da aprendizagem – componente do ato Pedagógico, está correto o que se afirma em:

Em consonância com o documento Caderno Grêmio em forma, indique a alternativa correta:

São princípios norteadores da educação em direitos humanos na educação básica:

I. A educação em direitos humanos deve estruturar-se na diversidade cultural e ambiental, garantindo a cidadania, o acesso ao ensino, permanência e conclusão, a equidade (étnico-racial, religiosa, cultural, territorial, físico-individual, geracional, de gênero, de orientação sexual, de opção política, de nacionalidade, dentre outras) e a qualidade da educação.

II. A educação deve ter a função de desenvolver uma cultura de direitos humanos em espaços sociais específicos.

III. A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter paralelo-linear e a relação ambivalente entre os diversos atores sociais.

IV. A educação em direitos humanos pode ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.

V. A escola, como espaço privilegiado para a construção e consolidação da cultura de direitos humanos, deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.

De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, está incorreto o que se afirma em:

“A teoria de _____________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]". (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30).

Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

“[...] o ___________________________ é uma reunião com as partes conflitantes, contando com a participação do facilitador e de outras pessoas da escola, da família ou da comunidade. [...] possui uma sequência integrada de fases: o pré-círculo, o círculo e o póscírculo. Através deste roteiro as pessoas podem discutir o conflito e construir soluções para o futuro. [...] é uma alternativa que confere o espaço-tempo para as partes envolvidas num conflito efetivarem consensos pacificadores através da Comunicação Não-Violenta". (Curso de introdução à justiça restaurativa para educadores: manual prático, p. 9).

A definição acima se refere à (ao):

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