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“O autor Kuhlmann Júnior afirma que as instituições de educação infantil surgiram da articulação de interesses jurídicos, empresariais, políticos, médicos, pedagógicos e religiosos, o que determinou três distintas influências na história das instituições infantis." (ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, p. 129, adaptado).

As três distintas influências citadas no texto são:

I. Jurídico-policial.

II. Médico-higienista.

III. Ativista.

Está correto o que se afirma em:

“De acordo com esses modelos, o reconhecimento de palavras é mediado pela fonologia. Um dos modelos [...] mais conhecidos foi proposto por Philip Gough (1972). Para esse autor, a informação visual é registrada como um ícone, que retém essa informação enquanto ela é processada. Um equipamento de reconhecimento de informação identifica os grafemas, os quais são convertidos em fonemas por um decodificador. A representação fonológica resultante serve de input para um bibliotecário, que compara essa representação com as disponíveis no dicionário mental. [...]" (CAPOVILLA, Fernando C. (org.). Os novos caminhos da alfabetização infantil, p. 25).

Como é denominado o modelo de reconhecimento de palavras definido acima?

Art. 18-B - Os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso: I. Encaminhamento a cursos ou programas de orientação. II. Multa no valor de dois a quatro salários mínimos. III. Prisão perpétua. Em consonância com a Lei 8.069/90, é incorreto o que se afirma em:

Com base na Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, observe as alternativas abaixo acerca dos alunos surdos e depois indique se são verdadeiras “V" ou falsas “F":

( ) O atendimento educacional especializado para estudantes surdos é ofertado tanto na modalidade oral e escrita quanto na língua de sinais.

( ) Devido à diferença linguística, orienta-se que o aluno surdo não esteja com outros surdos em turmas comuns na escola regular, para que ele possa se tornar independente mais rapidamente.

( ) Para o ingresso dos estudantes surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue – Língua Portuguesa/Libras desenvolve o ensino escolar na Língua Portuguesa e na língua de sinais, o ensino da Língua Portuguesa como primeira língua na modalidade escrita para estudantes surdos.

De acordo com o art. 24 da Lei 9.394/96, é correto o que se afirma na alternativa:

Leia com atenção:

I. O conceito de aprender a aprender continua, na essência, sendo o mesmo proposto pela Escola Nova, nos anos 1920.

II. Uma situação-problema se define sempre em relação ao aprendiz.

III. O professor que pretenda qualificar-se melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa estudar e desenvolver uma postura investigativa.

Em consonância com o livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, está correto o que se afirma em:

Leia o texto abaixo e responda à questão.

"(...) atitude esta que deve ser combatida para que possamos formar uma sociedade que esteja baseada na tolerância e respeito ao próximo (...)".Os termos grifados, no texto, possuem o valor semântico de:

Qual o nome do atual governador do Estado de São Paulo?

De acordo com o livro Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais, como o estudioso Kuhlmann Júnior designa o silêncio, a obediência, a fila e os ensinamentos morais ressaltados na educação das crianças?

Observe:

( ) Na antiguidade grega acreditava-se em amuletos destinados a proteger as crianças dos males, sendo objetos ligados aos deuses.

( ) No Paleolítico já existiam vários tipos de brinquedos, como os de locomoção e de transporte, de destreza, além de bonecas.

( ) Platão (427/28 a.C. – 347 a.C.) aborda em seus escritos a questão do jogo e a psicologia do jogo, estabelecendo uma relação com o justo e o injusto, demonstrando que a criança poderia perceber isso por meio do jogo.

( ) O brinquedo, inicialmente, surgiu sem a intenção inicial ou a preocupação com a pedagogia e a psicologia infantil.

Em consonância com o livro Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, indique se as alternativas acima são verdadeiras “V" ou falsas “F":

Leia com atenção e depois indique se as alternativas abaixo são verdadeiras “V" ou falsas “F", baseando-se no livro Os novos caminhos da alfabetização infantil, de Fernando C. Capovilla:

( ) Escrever consiste na capacidade de codificar graficamente os sons correspondentes a uma palavra.

( ) O propósito da leitura não é a compreensão.

( ) Não existe a possibilidade de ler sem compreender.

( ) Ler envolve, antes de qualquer coisa, a capacidade de identificar uma palavra.

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