Assinale a alternativa em que o vocábulo “que" possui valor morfológico de pronome relativo:
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas:
Nós saímos ___ pé ___ pretexto de economizarmos gasolina, mas na verdade estávamos ___ procura de aventuras, ___ concretizar sonhos.
As palavras abaixo estão corretamente acentuadas na alternativa:
Com base no livro Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário, indique a alternativa que não corresponde à ideia da autora Delia Lerner:
"Votou naquele candidato, embora pertencesse à oposição."
“Pesquisou muito para que a doença fosse solucionada."
"A reunião foi suspensa quando ele chegou."
"Ele chegou atrasado porque seu despertador não tocou."
O valor semântico das conjunções grifadas nas orações acima equivalem respectivamente a :
Assinale a alternativa que apresenta uma palavra com 7 letras e 6 fonemas:
Dos números abaixo, NÃO pertence ao conjunto dos números reais apenas o número:
De acordo com Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, “[...] Para terem valor pedagógico, serem boas situações de aprendizagem, as atividades propostas devem reunir algumas condições, respeitar alguns princípios." Para tanto, boas situações de aprendizagem são pautadas em quantos pressupostos pedagógicos?
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, sobre os números racionais, julgue as alternativas como verdadeiras V ou falsas F:
( ) Se o “tamanho" da escrita numérica, no caso dos naturais, é um bom indicador da ordem de grandeza (8345 > 83), a comparação entre 2,3 e 2,125 já não obedece ao mesmo critério.
( ) Cada número racional pode ser representado por diferentes, mas finitas, escritas fracionárias.
( ) Ao multiplicar um número natural por outro natural (sendo este diferente de 0 ou 1), a expectativa é a de encontrar um número menor que ambos.
( ) Se a sequência dos números naturais permite estabelecer sucessor e antecessor, para os racionais isso não faz sentido, uma vez que entre dois números
racionais quaisquer é sempre possível encontrar outro racional.
A alternativa que apresenta a separação correta das sílabas das palavras abaixo é:
Se a letra x representa um número natural, a expressão algébrica que representa a terça parte de x somado com o sucessor de x é:
Observando as raízes abaixo é correto afirmar que pertencem ao conjunto dos números racionais apenas:
√6, √15, √20, √25, √36, √40, √49
“Como sabemos, o funcionamento da língua não se dá em unidades isoladas como fonemas, morfemas ou palavras soltas, mas em unidades maiores: os textos. Estes se constituem como unidade de sentido e podem ser concebidos como 'um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas'" (BEAUGRANDE, 1997:10)." (SANTOS, C. F; MENDONÇA, M & CAVALCANTE, M.C.B. Diversidade textual: os gêneros na sala de aula).
Acerca dos “textos", destaque a alternativa incorreta:
"Mauro é um rapaz bem robusto."
“Este aluno é um santo, só falta se pendurar no ventilador."
“Seu olhar aterrador estilhaçou o copo sobre a mesa."
“Meteu-se em camisa de onze varas."
As figuras de linguagem presentes nas orações acima correspondem respectivamente a :
A alternativa que apresenta todas as palavras corretamente grafadas é: