“Morra comigo/ a estrela de meus cândidos amores". Observando esse verso, percebemos o uso da figura de linguagem conhecida por:
“O racismo é burrice, mas o burro não é o racista". A conjunção grifada expressa a ideia de:
“Esta [...] concepção está relacionada à tendência tradicional de educação, em que o planejamento era feito sem grande preocupação de formalização, basicamente pelo professor, e tendo como horizonte a tarefa de ser desenvolvida em sala de aula. Os planos eram apontamentos feitos em folhas, fichas, cadernos (tipo 'semanário', até hoje utilizado por professores de 1ª a 4ª série), a partir das leituras preparatórias para as aulas. Uma vez elaborados, eram retomados cada vez que ia dar aquela aula de novo, servindo por anos e anos". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).
A qual tipo de planejamento o autor se refere?
O artigo 4º da Resolução CNE/CP nº 1 de 2012, afirma que a Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se à algumas dimensões.
Das dimensões indicadas nas alternativas abaixo e com base no enunciado acima, assinale a incorreta:
Segundo o documento intitulado Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, o Instituto dos Surdos Mudos foi uma das primeiras instituições criadas no Brasil para atender pessoas com deficiências.
Hoje, esse Instituto é chamado de:
“[...] Prazer especifico em resolver problemas embutidos em palavras cruzadas, charadas ou problemas lógicos como os do tangrama, dos jogos de gamão e xadrez". (ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos, p. 111).
A descrição acima refere-se a qual tipo de inteligência?
“[...] da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais". (Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, p. 16).
As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar alguns princípios. A definição acima se trata de qual deles?
A frase que encerra a ideia de que o racismo passa de geração para geração corresponde a:
Na figura representada abaixo Se mede 25º e mede 36º. Então a medida de é:
“[...] aquele estado em que as pessoas tornam-se estranhas a si mesmas e ao mundo que as rodeia, não podendo interferir na sua organização, nem sabendo justificar os motivos últimos de suas ações, pensamentos, emoções. É a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, de falta de compreensão e de domínio de várias manifestações da existência". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).
Assinale a alternativa que corresponde à definição acima:
“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem _____________, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de ___________________. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores __________________, e que avança em relação à idéia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola". (Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, p. 01).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta e sequenciada:
Segundo as Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil, é considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quantas horas diárias?
A palavra de mesmo significado que pode substituir cândidos, sem comprometer o contexto, é:
Uma palavra que segue a mesma regra de acentuação da palavra “infância", no texto, corresponde a:
A figura abaixo representa duas circunferências concêntricas de centro A, cujos raios AB e AD medem, respectivamente, 9 e 2,5 cm. A área da coroa circular destacada abaixo, em cm2, é: