Os conteúdos propostos para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental estão organizados, segundo afirmam os Parâmetros Curriculares Nacionais, em quatro eixos. Assinale a alternativa que não corresponde a um desses eixos:
Dentre os critérios de avaliação que podem ser usados pelo professor de língua estrangeira e que estão descritos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, marque a opção abaixo que não compreende uma das capacidades que o aluno deverá desenvolver em relação à escrita:
Nas orações abaixo, a alternativa que não possui erro ortográfico é:
Dadas as orações:
I- Hoje é a estréia do Gran Circo Tubinho.
II- Sempre foram fiéis aos seus ideais.
III- Amei a trilogia “O Senhor dos Anéis".
Assinale a alternativa que apresenta erro de acentuação conforme o Novo Acordo Ortográfico:
Sabe-se que o valor de determinado produto é obtido pelo resultado da expressão numérica Y = a2 + 2.a, sendo a o código de cada produto. A diferença entre os preços dos produtos de código 20 e 12 é:
As afirmações abaixo referem-se aos Números Reais
I- Todo numero Natural é também um número Racional.
II- Todo número Natural é também um número Inteiro.
III- O número -1 é um número Racional.
IV- Todo número Racional é também um número Inteiro.
Classificando as afirmações com verdadeiro [V] ou falso [F], teremos:
No livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, Jussara Hoffmann diz que a realidade de nossas escolas está distante de ser considerada eficiente, já que enfrentamos quase que os mesmos problemas no ensino público, como muitas turmas, salas superlotadas e, ao final de cada ciclo:
Observe as afirmativas abaixo:
I- O programa social que tenha por base o trabalho educativo, sob responsabilidade de entidade governamental ou não-governamental sem fins lucrativos, deverá assegurar ao adolescente que dele participe em condições de capacitação para o exercício de atividade regular remunerada.
II- À família do adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa família.
III- Ao adolescente portador de deficiência é garantido trabalho e com privilégio.
IV- A remuneração que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho desfigura o caráter educativo.
V- Um dos princípios que a formação técnico-profissional obedecerá é a garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.
Considerando V, para verdadeiro, e F, para falso, assinale a alternativa correta com relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente:
Das palavras abaixo, a alternativa que apresenta erro ortográfico é:
Dadas as orações abaixo:
I - Minha filha começou a namorar, mas não gostei do meu jenro.
II - Proibi o namoro, mas ela fujiu com o namorado.
III - Só permiti o namoro com a condição de que eles estudassem.
Assinale a alternativa que indica a oração sem erros ortográficos:
O número 5,2121... pertence ao conjunto dos:
I- Números Naturais.
II- Números Inteiros.
III- Números Racionais.
Após caminhar 1500 metros em direção ao meu destino, tive que retornar a minha residência para pegar algo que havia esquecido. Partindo novamente de minha residência, caminhei 3800 metros até chegar ao meu destino. No total, caminhei, em quilômetros:
Jussara Hoffmann aponta, em seu livro Avaliação mediadora - uma prática em construção da pré-escola à universidade, alguns princípios importantes para uma ação avaliativa mediadora. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não está de acordo com as ideias da autora sobre o tema em questão:
No que concerne à Resolução CNE/CP nº 1 de 2004, assinale a alternativa correta:
Ao longo dos quatro anos do ensino fundamental, espera-se com o ensino de Língua Estrangeira que o aluno desenvolva algumas capacidades. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que não condiz com os Parâmetros Curriculares Nacionais: