É consensual a impossibilidade de estudar a História de todos os tempos e sociedades. Torna-se necessário fazer seleções baseadas em determinados critérios para estabelecer os conteúdos a serem ensinados. A seleção de conteúdos na história do ensino da área tem sido variada, sendo feita geralmente segundo uma tradição já consolidada, mas permanentemente rearticulada de acordo com temas relevantes a cada momento histórico. Os conteúdos expressam três grandes intenções:
I- Favorecer o conhecimento de diversas sociedades, por meio de estudos que considerem especificamente as temporalidades contemporâneas.
II- Propiciar a compreensão de que as histórias individuais e coletivas se integram e fazem parte da História.
III- Contribuir para a formação intelectual e cultural dos estudantes.
Indique a alternativa correta:
De acordo com o Currículo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa que não condiz com uma das habilidades que o aluno da 6ª série/7º ano deverá desenvolver no primeiro bimestre:
Dadas as orações:
I- Depois do almoço, sempre tomo um cafézinho.
II- Já me acostumei com a solidão. Até prefiro ficar sozinho.
III- É preciso saber a que horas ele vêm.
A alternativa que possui erro de acentuação é:
Em: “Zélia Gatai e Jorge Amado fizeram as pazes conosco", o termo em destaque tem função sintática de:
O resultado da expressão – (16x2y) ÷ (2xy2 ) é:
Segundo Délia Lerner, o que se põe como necessário é o enfrentamento do real no intuito de formar alunos praticantes da cultura escrita. Para isso, é necessário redimensionar o ensino das práticas de leitura e escrita como práticas sociais. Para esse redimensionamento é preciso olhar e analisar cinco questões presentes na escola que estão assinaladas abaixo, com exceção da alternativa:
Délia Lerner diz que na escola é necessário trabalhar a leitura com duplo propósito. Diante da afirmação acima, aponte a alternativa que mostra esse duplo propósito;
A escola de qualidade social, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe atendimento aos seguintes requisitos, exceto:
A alternativa incorreta quanto ao uso dos porquês é:
Nas orações:
I- É necessário a minha rubríca no documento.
II- Minha amiga e eu sempre saimos sozinhas.
III- Em casa, apreciamos música. Temos inclusive um alaúde.
A alternativa que possui erro de acentuação é:
Em: “Dom Quixote é meu herói preferido", o termo em destaque tem função sintática de:
As afirmações abaixo referem-se a conjuntos numéricos
I- A raiz quadrada de dois não pertence ao conjunto dos números Racionais.
II- {-1, 0, 1} pertence ao conjunto dos números Naturais.
III- Todo número que pertence ao conjunto dos números Naturais também pertence ao conjunto dos números Reais.
Estão corretas apenas as afirmações:
Assinale a alternativa incorreta em relação ao livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, de Telma Weisz:
Considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa incorreta quanto à Educação Infantil:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a História como área escolar obrigatória surgiu com a criação do(a):